Quais foram os motivos que levaram Freud a abandonar a hipnose?
Perguntado por: Mara Costa Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)
Freud precisava emplacar uma teoria que não era bem vista no mundo acadêmico e que usava uma técnica com grande carga mística. Para ter mais credibilidade, Freud tinha que se desvincular da hipnose e do que ela representava no mundo científico.
Por que Freud parou de usar a hipnose?
O insucesso de Freud com o hipnotismo
Afirma Weissmann (1958) que “talvez Freud tivesse dificuldades para hipnotizar; é possível que lhe faltasse a qualidade de um bom hipnotista e, isso também teria contribuído para ele abandonar o método da hipnose”.
Quando Freud abandonou a hipnose?
Breuer utilizava a hipnose para provocar a 'catarse'. A partir do ano de 1892, Freud abandona a hipnose em proveito do que ele chamará de 'método da associação livre' (TRILLAT, 1991, p. 233-234).
Por que Freud abandonou a hipnose e criou o método da associação livre?
A associação livre para substituir a hipnose
O próprio Freud, em seus estudos e experiências de análise, achava que a hipnose era algo inútil, pois não servia para todos os pacientes, uma vez que alguns não eram hipnotizáveis, e mesmo que fossem as neuroses ainda voltavam.
O que Freud diz sobre hipnose?
Com a técnica da associação livre, o médico pedia ao paciente, agora consciente e deitado em um divã, para falar o que viesse à sua mente, permitindo ao analisado expor temores, desejos, pensamentos, sonhos e lembranças. Freud foi duro ao refletir sobre a hipnose em 1918.
Por que Freud Abandonou a hipnose?
O que está por trás da hipnose?
A hipnose é uma técnica que possibilita, através de um estado alterado de consciência e de indução, ativar algumas áreas do cérebro e criar um elo de comunicação com a mente inconsciente, proporcionando mudanças de estados emocionais.
Quais os limites da hipnose?
Os mais comuns são: Risco de o sujeito não sair do transe hipnótico. Completamente impossível, o sujeito pode emergir do transe sempre que desejar. Risco de ficar preso no passado, seja em uma vida passada ou na sua infância.
O que levou Freud a abandonar a teoria do trauma e a hipnose como método de tratamento e adotar a teoria da fantasia e o método da associação livre?
Freud foi substituindo progressivamente o método da hipnose e o método catártico – que utilizava no início – pela associação livre. Essa evolução foi motivada por um objetivo muito concreto: evitar que o paciente fosse sugestionado.
Em que consiste o método de associação livre desenvolvido por Freud?
A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos. ...
Quem foi o pai da hipnose?
A hipnose nasceu do trabalho de médicos que buscavam formas de entender a mente e curar pacientes. médico alemão Franz Mesmer pavimentou o caminho da hipnose ao submeter seus pacientes a sessões experimentais exaustivas.
Quem criou o método catártico?
Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre.
O que fundamenta a associação livre?
Como indicado acima, a justificativa do uso da associação livre baseia-se na suposição de que todo pensamento é guiado por representações-meta; assim, na verdade, não há um curso de pensamento sem meta e, como consequência, o fluxo do pensamento se encontra apenas aparentemente livre.
O que é associação livre e transferência?
A ideia é que o fluxo associativo seja livre de inibições. O sentido da técnica atende a diversas finalidades: as associações são formas de expressão subjetiva e, ao mesmo tempo, capturadas pelos complexos inconsciente, o que se evidencia por lapsos e repetições.
Qual a importância da associação livre no percurso analítico?
A associação livre tornou-se a regra fundamental da técnica psicanalítica e, ao passo que excluía um material rico em lembranças e imaginação e uma ampliação da consciência comum às sessões de hipnose, possibilitava, por outro lado, a descoberta de um importante material de investigação: as ocorrências involuntárias ...
O que é o método catártico?
Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
Quais foram as técnicas que Freud escolheu para lidar com os pacientes que tinham a mente doente?
Em 1886, Freud abriu seu consultório em Viena para atender pacientes com distúrbios nervosos. Ele tentou usar a hipnose de forma terapêutica, mas acabou desenvolvendo outra técnica: tratar pessoas com a chamada talking cure (tratamento pela palavra), que se tornou a base de toda psicoterapia.
Quais são os riscos da hipnose?
O uso da hipnose em si não oferece nenhum risco especial ou efeito colateral. O que pode acontecer é a pessoa ir buscar ajuda com um profissional despreparado, mas isso é um risco que todos estamos sujeitos a todo momento.
Quem não pode ser hipnotizado?
Em geral, todas as pessoas podem ser hipnotizadas, com exceção de pessoas com algumas doenças neurológicas e físicas, pois os níveis de consciência e concentração, bem como a percepção da realidade são diversas.
Quais os efeitos colaterais da hipnose?
Seja aplicado por um profissional ou pela auto hipnose, o processo de hipnose não possui nenhum efeito colateral. Diferente de outros tipos de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, que se utilizam de remédios que causam efeitos colaterais pelo uso, a hipnose é um processo totalmente natural.
É verdade a hipnose?
E a redação cheia de incrédulos foi obrigada a admitir o que a ciência está começando a aceitar: a hipnose realmente existe, não é mágica nem truque e vai além do simples ato de sugestionar os outros. É um fenômeno neurológico, que acontece bem no meio do cérebro e é capaz de alterar o estado normal das pessoas.
Como fazer uma pessoa entrar em hipnose?
Um exercício interessante é a pseudo-hipnose a partir da memória muscular: ao solicitar que a pessoa estique um de seus braços contraindo ao máximo a musculatura local. Quando o processo é interrompido, o braço reage por meio da memória muscular, o que pode criar uma percepção de hipnose na pessoa.
Como se tornar um hipnotizador?
Embora possa parecer mágica, a hipnose é, na verdade, uma técnica científica que exige muita prática. Um dos modos mais eficazes de hipnotizar alguém é usar os olhos — a porta de entrada para a psique. No entanto, use esse "truque" de modo consciente e somente com pessoas que deem consentimento de antemão.
O que é transferência para a psicanálise?
Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...
Como aplicar o teste de associação livre de palavras?
- O teste consiste em apresentar ao paciente 100 palavras de estímulo.
- Antes de cada palavra, a pessoa deve dizer em voz alta a primeira coisa que vem à mente de forma rápida e automática.
- O terapeuta escreve o termo evocado e também deve estar ciente de outros fatores.
Em quais premissas estão baseadas a técnica de associação livre?
Adriana Realce Adriana Realce 5) EM QUAIS PREMISSAS ESTÃO BASEADAS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE? a) Na ideia da relação analista-paciente que, juntos, associam-se livremente para o bom andamento da análise.
Quem pode fazer um testamento?
O que pode reprovar no exame de audiometria?