O que feitorias?

Perguntado por: Diana Fonseca  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

Feitoria eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.

O que seriam as feitorias?

- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ... O resto do pessoal era militar: artilheiros, infantes, armeiros.

Como funcionavam as feitorias?

As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino. Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega.

Qual era a outra Feitoria da costa africana?

A primeira dessas feitorias foi a Feitoria de Arguim na costa africana. No Golfo da Guiné foi fundada uma outra feitoria, a Feitoria da Mina, onde se desenvolvia o comércio de escravos, marfim, malagueta e ouro.

O que é escambo e Feitoria?

A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.

O Que São Feitorias? (em 1 minuto)

38 questões relacionadas encontradas

O que foi a prática do escambo?

Escambo é o termo utilizado para designar a prática da troca de serviços ou mercadorias, método de pagamento caracterizado pela permuta e que substitui o uso do dinheiro.

Como era feito o escambo entre os portugueses e os indígenas?

Os portugueses ofertavam ferro, quinquilharias e espelhos em troca de pau brasil da recém encontrada terra tupiniquim. Após o início e a intensificação da colonização o escambo se tornou uma forma de subsistência para os portugueses, quando os colonizadores conseguiram alimentos como farinhas e milho.

Quais eram as principais feitorias portuguesas em África?

A mais importante feitoria portuguesa em África foi a de S. Jorge da Mina, com uma grande fortaleza e um considerável volume de negócios. Foi fundada em 1482 e controlava todo o Golfo da Guiné até ao Congo. Escravos, ouro, especiarias e marfim eram os principais produtos ali comercializados.

Qual foi a primeira feitoria portuguesa na África?

Arguim, uma ilha da costa ocidental africana, que se diz ter sido descoberta por Nuno Tristão, mas talvez tenha sido visitada pela primeira vez por Valentim Fernandes, foi o primeiro entreposto comercial português na costa africana, a partir do qual se vão trocar ouro e escravos por tecidos, cavalos e trigo, produtos ...

Que podemos entender como feitorias e suas funções na ocupação portuguesa na África e depois na América?

No início, a Coroa instalou feitorias que consistiam em pontos no litoral africano onde os portugueses construíam fortes. As feitorias eram essenciais para o abastecimento das caravelas que iam rumo às Índias e, mais tarde, seriam ponto de embarque de pessoas que seriam escravizadas na América.

O que é um feitor?

1. Gestor, administrador de bens alheios. 2. Rendeiro.

Quem eram os feitores de escravos?

Os capatazes e feitores eram trabalhadores livres que trabalhavam para os senhores de engenho nas fazendas de açúcar na época do Brasil Colonial. ... Tinham a função de vigiar os escravos para evitar fugas ou a prática de qualquer coisa não autorizada pelos senhores de engenho.

O que os portugueses construíram no Brasil?

Os portugueses viram no pau-brasil, uma oportunidade para explorar a madeira para produção de objetos diversos e para extrair uma resina da madeira que permitia a produção de um corante utilizado no tingimento de tecidos.

O que foram as feitorias porque foram criadas?

As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).

Qual o conceito de Estanco?

Significado de Estanco

adjetivo Estanque; monopólio legal sobre determinado produto; poder comercial concedido pelo Estado a uma empresa ou companhia. [Por Extensão] Tabacaria; loja especializada na venda de tabaco, cigarro. Esvaziado; cujo conteúdo foi completamente esgotado. Etimologia (origem da palavra estanco).

O que eram as feitorias estabelecidas na Ásia a partir do século XV?

Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega. Eram governadas por um "feitor" encarregado de reger as trocas, negociar produtos e cobrar impostos (o quinto).

Onde foi instalada a primeira feitoria portuguesa na África e qual seu principal objetivo?

Já a primeira feitoria no continente africano foi a de Arguim, datada de 1448, atraindo os mercadores muçulmanos no norte da África, monopolizando o mercado daquela região.

O que a África oferecia aos portugueses?

O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.

Qual o objetivo da feitoria de arguim?

Nela localizou-se a primeira feitoria portuguesa na costa ocidental africana, a partir da qual os portugueses trocavam tecidos, cavalos e trigo, produtos essenciais para as populações locais, por goma-arábica, ouro e escravos, que traziam para a Europa.

O que são feitorias Brainly?

- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ... O resto do pessoal era militar: artilheiros, infantes, armeiros.

Qual é o país que contava com o maior número de feitorias na África no século XVI?

RESPOSTA: Portugal, com 21 feitorias concentradas no litoral africano do Atlântico e do Índico.

Qual era a função de um feitor?

O feitor, encarregado de receber as mercadorias vindas do Reino, servia de ligação entre a tripulação das naus e os indígenas da terra (Silva, 1992, p. 335).

Como funcionava o escambo entre portugueses e indígenas no Brasil colonial * sua resposta?

A extração do pau-brasil era feita com a mobilização do trabalho dos indígenas por meio do escambo. Os indígenas realizavam o corte e o transporte das toras da madeira até as feitorias e eram pagos por quinquilharias em geral, tais como espelhos, baús de metal, foices etc.

Como se deu o escambo?

O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos, durante o período Neolítico, e foi utilizado por milhares de anos, em todo o mundo. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, trocavam mercadorias com os índios.

Como acontecia o escambo?

Escambo é o termo usado para se referir à troca de bens e produtos entre duas pessoas. Ou seja, em um escambo, as duas partes trocam produtos sem a utilização de papel-moeda como intermediador. Para que ocorra o escambo, as duas partes precisam estar de acordo em relação aos bens trocados.

Artigo anterior
O que significa 60 Ah?
Artigo seguinte
Quais as pessoas impedidas de exercer a tutela?