Quais foram as principais mudanças do novo acordo ortográfico?

Perguntado por: Wilson Afonso Pinho Borges Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Novo acordo ortográfico: 7 mudanças que merecem sua atenção
  • Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes. ...
  • Acentuação dos ditongos abertos. ...
  • Acentuação de vogais dobradas. ...
  • Uso do trema. ...
  • Acento diferencial. ...
  • Uso do hífen. ...
  • Alfabeto com 26 letras.

O que mudou com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.

Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009 Dê exemplos?

Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.

Qual foi a mudança mais significativa no novo acordo ortográfico e por quê?

A perda do trema, que deixou de existir em todas as palavras da língua portuguesa, é uma mudança significativa na escrita. Palavras como conseqüencia, cinqüenta e freqüencia agora podem ser escritas sem os dois pontos em cima do u, na mesma forma de pinguim e linguiça.

Porque por quê ou porquê?

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: as principais mudanças! || Prof. Letícia Góes

45 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Qual a nova regra do hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Como ficou o uso do hífen na nova ortografia?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Quando separar por hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

Qual a importância da realização de um acordo ortográfico entre os países que falam língua portuguesa na sua opinião construída a partir do estudo anterior?

“O Novo Acordo unificará a ortografia dos países de Língua Portuguesa, e isso é muito enriquecedor para o intercâmbio entre esses países”. “O Novo Acordo possibilitará uma maior amplitude da Língua Portuguesa, ou seja, uma maior divulgação do que é produzido nos países que falam essa língua”.

Qual o objetivo da nova reforma ortográfica?

O objetivo da reforma é unificar o padrão escrito dos países que usam o português, uma idéia (ou melhor, ideia) que linguistas dos dois lados do Atlântico tentam pôr em prática desde 1975, quando surgiu o primeiro projeto de acordo ortográfico comum para brasileiros e portugueses.

O que mudou para o português brasileiro a partir do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que foi assinado em 1990?

De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal. Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y.

Quando as alterações provenientes desse novo Acordo passaram a vigorar no Brasil?

O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.

Qual o impacto das mudanças ortográficas no Brasil?

Os maiores impactos, entretanto, foram observados no mercado editorial, que precisou relançar livros didáticos e obras literárias. Nesse contexto, se por um lado o setor teve um boom econômico, os consumidores que precisaram adquirir materiais com as novas regras, por sua vez, tiveram que pôr a mão no bolso.

O que é a reforma ortográfica?

[ Ortografia ] Conjunto de alterações significativas a um sistema ortográfico ou às regras ortográficas de uma língua (ex.: em 1911 houve a primeira reforma ortográfica em Portugal).

Porque aconteceu o novo acordo ortográfico em 2009?

A implantação nos livros didáticos brasileiros começou em 2009. O objetivo do acordo é unificar a ortografia oficial e reduzir o peso cultural e político gerado pelas duas formas de escrita oficial do mesmo idioma. A ideia é aumentar o prestígio internacional e a difusão do Português.

Para que serve o acordo ortográfico da Língua Portuguesa?

Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é "unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal".

Qual é a importância da língua portuguesa no Brasil e no mundo?

Importância do português no dia a dia

Atualmente, em nosso dia a dia, ter conhecimento em língua portuguesa é fundamental para realizar atividades corriqueiras como ler e escrever e também fazer para outras mais complexas, como obter destaque e diferenciação no meio profissional.

Como o acordo foi recebido pela comunidade dos países de língua portuguesa?

Depois da assinatura, o acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional. O ministro Carlos França foi recebido na tarde desta segunda-feira (7), em Lisboa, pelo secretário executivo CPLP, Zacarias Albano da Costa, na cerimônia de depósito da carta de ratificação do acordo.

Quantos acordos Ortograficos da língua portuguesa já foram realizados?

No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

Quais são os países que fazem parte do novo acordo ortográfico?

Os países são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acordo foi aprovado em 1990 e substituiu sistemas ortográficos estabelecidos em 1940.

Qual é o nível de influência da língua portuguesa no mundo?

Com isso, a Língua Portuguesa é um dos mais importantes idiomas do mundo. Possui mais de 230 milhões de falantes, o que faz dessa língua a terceira mais falada no universo linguístico ocidental, ficando atrás apenas do Inglês e do Espanhol.

Qual a importância da língua para sociedade?

A língua também modifica a forma como nos expressamos e vemos as coisas, como captamos e enviamos mensagens, como interpretamos o mundo e as pessoas. É por meio da linguagem que o mundo perpetua sua cultura através da escrita, aliás, cultura e linguagem estão correlacionadas. Sem a linguagem o mundo seria vazio.

Qual a importância da língua portuguesa no mundo do trabalho?

Para que uma comunicação seja eficaz, independente de ser falada ou escrita, há que saber usar as palavras certas, construindo-se assim frases concisas, com princípio, meio e fim. No mundo corporativo, uma boa comunicação é, sem dúvida, a alma do negócio.

O que é o novo Acordo Ortográfico e por que ele foi criado?

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa. Entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006.

Artigo anterior
Quais são as revoluções liberais?
Artigo seguinte
Como calcular AV1 e AV2?