O que é propagação vegetativa de plantas?

Perguntado por: Matilde Luciana Vaz Nascimento  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

O que é propagação vegetativa Brainly?

O vegetal tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente, e a essa capacidade damos o nome de propagação vegetativa. Essa característica dos vegetais é utilizada pelo homem para a produção de diversas plantas.

Quais são os tipos de propagação de plantas?

Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.

O que é propagação vegetativa de exemplos de caules?

Morangueiro: seu caule se ramifica e dá origem a novas plantas. Essa estrutura se chama estolão. O caule se espalha pelo solo e dele surgem raízes onde será desenvolvido um novo morangueiro. Batata: a batata que comemos é uma estrutura, conforme observa-se abaixo, chamada tubérculo.

Qual a importância da propagação vegetativa de plantas?

De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...

Multiplicação Vegetativa ou Propagação Vegetativa - Reprodução Assexuada

30 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do material de propagação?

O objetivo é produzir mudas saudáveis, livres de doenças, especialmente aquelas causadas por vírus, mais pro- dutivas e com alta longevidade no campo, para serem distribuídas como matrizes a viveiristas e, dessa forma, reduzir ou eliminar o risco de disseminação de patógenos para áreas onde ainda não ocorrem.

Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

Quais plantas podem ser usadas na propagação vegetativa?

Algumas plantas propagadas dessa forma são: bromélia, grama, cebolinha, clorofito, helicônia, cimbidium, entre outras.

Quais plantas são assexuada?

Grama, batata, morangueiro e violeta são alguns exemplos de plantas que podem dar origem a novos indivíduos por meio desse tipo de reprodução assexuada. A partir desse princípio, podemos desenvolver algumas técnicas de propagação vegetativa que não ocorrem espontaneamente na natureza.

O que é enxertia e estaquia?

O enxerto é a planta responsável pela realização da fotossíntese para se manter. A técnica denominada estaquia consiste em retirar um caule, ramo ou folha de uma determinada planta que se quer propagar, cortando a haste em diagonal e fixando o ramo no solo.

Quais são os tipos de reprodução das plantas?

a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.

Quais as formas que as plantas podem se reproduzir?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie.

Qual é a forma de reprodução das plantas?

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes. Nas plantas, assim como nos animais, o resultado final da reprodução é a continuação de uma determinada espécie.

O que são reprodução assexuada das plantas?

Na reprodução assexuada algumas partes da planta original ou planta mãe originam um outro indivíduo em um processo chamado propagação vegetativa. Nesse caso, a nova planta é geneticamente igual à planta mãe. Esse tipo de reprodução pode ocorrer por esporos, brotamentos de caules, folhas ou tubérculos.

Quais são os seres vivos assexuados?

Espécies de animais que se reproduzem sozinhas
  • Bicho-pau australiano. O bicho-pau australiano é um perfeito exemplo de animais que se reproduzem sozinhos, por mais que exista uma grande quantidade de indivíduos de ambos os sexos em seu habitat. ...
  • Cobras. ...
  • Peixe-serra. ...
  • Lagartos.

Quais os tipos de reprodução assexuada das angiospermas?

Entre elas, podemos citar a estaquia, a mergulhia, a alporquia e a enxertia.

Como se faz melhoramento de plantas de propagação vegetativa?

A propagação vegetativa pode ser realizada através das técnicas de estaquia, alporquia e enxertia, que depende de sua adaptação e facilidade e formação de mudas em cada espécie. Por exemplo, a técnica de estaquia é utilizada largamente para espécies como a figueira.

Quais são as plantas que se reproduzem por meio de sementes?

As plantas que exibem flores (e se reproduzem por sementes protegidas no interior de frutos) são denominadas angiospermas.

Qual a parte da planta que é responsável pela reprodução?

A flor é uma folha diferente das outras, podendo ser de vários formatos, tipos e cores. Elas são responsáveis por realizar a reprodução das plantas por meio de duas partes: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina).

Qual é a finalidade da enxertia?

OBJETIVOS DA ENXERTIA

A enxertia, como método de controle de patógenos do solo, tem como fim evitar o contato da planta sensível com o agente patógeno. Enxerta-se a cultivar comercial sobre um porta-enxerto resistente, pertencente a outra cultivar, espécie ou gênero da mesma família botânica.

Quais são as desvantagens de enxertia?

As principais desvantagens são o tempo necessário para tornar o porta-enxerto apto para a enxertia de campo, maior risco de perdas de plantas ou falhas na enxertia, provocando a obtenção de vinhedo desuniforme, como também a emissão de ramos ladrões no porta-enxerto.

O que acontece no enxerto?

Em um enxerto cada planta conserva suas características e os tecidos não são unidos por completo. Porém, a condução de água e minerais pelo xilema e das substâncias orgânicas originadas pela fotossíntese e transportadas pelo floema acontecem normalmente.

O que é material propagativo?

material de propagação da cultivar. particularidades de cada espécie. somente poderá ser feito de uma propriedade para outra, com Autorização MAPA.

Qual o objetivo da utilização da técnica de propagação vegetativa visando a economia?

A propagação vegetativa, por sua vez, tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, e com idênticas necessidades climáticas, edáficas, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares comerciais.

Qual a importância do uso do cultivo protegido na obtenção de mudas propagadas vegetativamente?

O ambiente protegido apresenta as seguintes vantagens: proteção contra o excesso de chuva, de umidade e temperatura. diminuição de pragas e doenças; • menor tempo para a formação das mudas, • confere mudas mais uniformes.

Artigo anterior
O que é o que é que cai e não se machuca?
Artigo seguinte
Como podemos classificar os livros fiscais?