É possível conviver com cisto pilonidal?

Perguntado por: Jaime Rodrigo Esteves Vieira Azevedo  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Não existe a possibilidade do cisto pilonidal se curar sozinho. Entretanto, cuidados de higiene pessoal auxiliam no controle do problema, impedindo que a inflamação piore. Lavar a região com água morna, além de retirar a secreção e os resíduos de pelo, ajuda na circulação sanguínea.

É possível viver com cisto pilonidal?

O cisto pilonidal é comum e não gera complicações graves, mas, é importante que ele seja tratado de forma adequada. Quando ele é ignorado, as chances de progredir para um câncer de pele, do tipo carcinoma, aumentam. Vale reforçar que isso é raro, mas existe uma possibilidade.

O que acontece se não tirar o cisto pilonidal?

Vale lembrar que, caso os devidos cuidados não sejam adotados, o cisto pilonidal pode evoluir para formas crônicas. Quando não tratadas, embora raras, essas condições podem gerar complicações ligadas ao carcinoma de células escamosas, que se caracteriza como um tipo de câncer de pele.

Como fazer o cisto pilonidal sumir?

Procedimentos com Laser. Pode ser realizado o tratamento da doença pilonidal com o laser de diodo, através da curetagem do tecido e cauterização com o laser, de dentro para forma, promovendo uma recuperação e cicatrização mais rápida. Também é realizado geralmente no hospital, com anestesia (raquianestesia e sedação).

Quanto tempo dura uma crise de cisto pilonidal?

Em alguns casos de cistos menores, ele pode durar apenas 10 dias. Os curativos também são mais simples, e podem ser feitos em casa.” – Dr.

Como tratar cisto pilonidal sem cirurgia? É possível evitar a cirurgia aberta?

21 questões relacionadas encontradas

Como Desinflamar cisto pilonidal em casa?

Para fazer um tratamento caseiro comece cuidando da higiene: mantenha a região limpa e seca para não acumular suor e resíduos. A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização.

Como eliminar cisto naturalmente?

Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.

O que piora o cisto pilonidal?

Uma higiene inadequada também pode aumentar o risco de desenvolver um cisto pilonidal. A falta de limpeza adequada da área afetada pode levar à acumulação de bactérias e sujeira, o que pode aumentar a probabilidade de infecção e/ou inflamação local, aumentando assim as chances de desenvolver o cisto sacrococcígeo.

O que pode ser confundido com cisto pilonidal?

O cisto pilonidal, frequentemente confundido com um furúnculo, é uma doença benigna que acomete a pele e o subcutâneo na região do famoso “cofrinho” ou, tecnicamente falando, região sacrococcígea. Existem diversas teorias que explicam o surgimento da doença pilonidal, entretanto não há nenhuma bem estabelecida.

Qual pomada é boa para cisto pilonidal?

Higiene local: Fazer banho de assento morno (contato direto da água com ânus), no minimo 3x/dia, podendo repetir mais vezes se assim desejar. Após, colocar pomada de neomicina (Nebacetin), com auxilio de uma ou duas folhas de gase. Após cada evacuação, repetir o curativo.

Tem como curar o cisto pilonidal sem cirurgia?

​Como eliminar o cisto pilonidal naturalmente? Não existe a possibilidade do cisto pilonidal se curar sozinho. Entretanto, cuidados de higiene pessoal auxiliam no controle do problema, impedindo que a inflamação piore.

Porque cisto pilonidal dói muito?

Sintomas do cisto pilonidal

Isso causa desconforto, principalmente quando existe pressão, como no uso de roupas apertadas ou quando o paciente permanece muito tempo sentado. Técnicas minimamente invasivas podem ser utilizadas no tratamento do cisto pilonidal com excelentes resultados.

O que acontece se eu não tirar o cisto?

Risco alto de infecção e abscesso.

O que fazer para evitar que o cisto pilonidal inflame?

Como é realizado o tratamento e como se prevenir do cisto pilonidal?
  1. Não permanecer longos períodos sentado;
  2. Tratar a obesidade e excesso de peso se for o caso;
  3. Manter a região sacrococcígea (cóccix) limpa e seca;
  4. Remover os pelos da região.

Quais os riscos de uma cirurgia de cisto pilonidal?

2) Complicações e Riscos: sangramentos de leves a profusos alguns com necessidade de transfusão sanguínea, hematoma, infecção, abscessos, cicatrizes com formação de queloides.

O que tem dentro do cisto pilonidal?

Cisto pilonidal em geral se desenvolve na região terminal da coluna. É constituído de pelos, fragmentos de pele, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. O cisto pilonidal é formado por uma bolsa revestida por células epiteliais que contém pelos, fragmentos de pele, glândulas sebáceas e sudoríparas em seu interior.

Como saber se o cisto pilonidal está inflamado?

O cisto pilonidal pode permanecer assintomático por muito tempo, mas em seu estado avançado, ele causa:
  1. Aparição de um nódulo entre a última vértebra da coluna e as nádegas, na região do cóccix;
  2. Saída de secreção por meio desse nódulo;
  3. Inflamação e inchaço na região;
  4. Dor no local;
  5. Febre;

Como é a dor de um cisto pilonidal?

Quais são os sintomas do cisto pilonidal? Cistos pilonidais pequenos e sem inflamação são assintomáticos. Quando estão inflamados, no entanto, podem causar dor na região lombar, logo acima do sulco interglúteo. Pode ser observado ainda um inchaço no local e ocorrência ou não de secreção purulenta.

Qual exame detecta o cisto pilonidal?

O diagnóstico do cisto pilonidal é feito por um médico especialista, através do exame clínico. Um ultrassom da região pode ser útil para avaliar o tamanho do cisto e se há infecção no local.

O que não comer quando está com cisto pilonidal?

Por outro lado, o paciente deve evitar fast food, frituras, doces e outros alimentos ricos em gordura trans e açúcar. Os embutidos também devem ficar fora do cardápio, assim como as bebidas alcoólicas. Adotando todas essas medidas, a chance de resolver de uma vez por todas o problema do cisto pilonidal é grande.

Como murchar um cisto?

O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.

Qual antibiótico é indicado para cisto pilonidal?

Atualmente a antibioticoterapia é feita utilizando-se de medicamentos que atinjam tanto gram-negativos quanto anaeróbios, os mais comuns agentes causadores de infecções de pele. É preconizado o uso de Ciprofloxacina (1g/dia) e Metronizadol (1,2g/dia) pelo período mínimo de 1 semana.

Como o cisto se desmancha?

Na maioria dos casos, o cisto no ovário desaparece por si só, não necessitando de tratamento e, por isso, o médico pode aconselhar apenas uma vigilância regular dos ovários, através de ultrassom e exame de sangue, para avaliar a evolução do cisto.

Pode furar o cisto pilonidal em casa?

Mas atenção: nunca fure o cisto pilonidal por conta própria! Muitas vezes a região, além do pus, tem tecidos necrosados que precisam ser retirados também. Sendo assim, furar esse tecido em casa pode levar a complicações do quadro.

Porque o cisto pilonidal volta?

Seja após uma drenagem ou uma cirurgia, alguns pacientes vão ter novamente quadros inflamatórios na região – é a temida recorrência e listamos as principais causas abaixo: Falha da depilação após a cirurgia (se os fios de cabelo caem na ferida operatória e se alojam no leito da ferida, a doença vai fatalmente voltar)

Artigo anterior
Como proteger minha logo?
Artigo seguinte
Porque a Caixa está tirando dinheiro da conta?