Quais foram as principais ideias de Hegel?

Perguntado por: Bárbara Anjos Morais  |  Última atualização: 7. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Georg Wilhelm Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.

Qual é a ideia central da filosofia de Hegel?

O pensamento filosófico de Hegel é um sistema complexo de unidades no qual a mesma estrutura processa-se em áreas diferentes do conhecimento. Hegel, como um grande filósofo sistemático, aplica as mesmas categorias aos mais variados problemas. Sua dialética tríade domina sua forma de apresentar e superar os mesmos.

Quais os princípios básicos da filosofia de Hegel?

O ponto de partida da filosofia de Hegel é a identidade do pensamento (consciência) e do ser, essa identidade é a unidade concreta substancial do mundo. O pensamento absoluto objetivo é a força motriz de todas as coisas e atua como uma ideia absoluta que está se desenvolvendo continuamente.

O que o filósofo Hegel defendia?

Principal representante do idealismo alemão, Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770. Ele se empenhou em reconsiderar a relação do pensamento com o mundo externo, buscando uma forma de superar a dicotomia posta pela subjetividade moderna entre o sujeito e o objeto, entre o homem e o mundo.

Quais as premissas do pensamento de Hegel?

Hegel sustenta a ideia de que um princípio não basta em si mesmo, pois carrega em si a contradição e a luta de opostos. Esse processo de superação-renovação é o que Hegel chama de processo de explicitação (Nóbrega, 2005).

Hegel (resumo) | FILOSOFIA.

38 questões relacionadas encontradas

O que é o idealismo hegeliano?

O idealismo Hegeliano é uma maneira de explicar que as coisas reais que existem são determinadas por uma ideia universal anterior. Hegel é reconhecido enquanto um idealista, mas não foi ele o primeiro e nem o único a tentar explicar que as ideias são anteriores às coisas, como fez Platão.

Qual a frase mais famosa de Hegel?

Frases de Hegel para refletir
  • “Tenha a coragem de estar errado.”
  • “Aquele que vence a raiva vence os seus inimigos.”
  • “Nada grande foi feito no mundo sem uma grande paixão.”
  • “O drama não é escolher entre o bem e o mal, mas entre o bem e o bem.”
  • “Quem quer tudo na realidade não quer nada, e não consegue nada.”

Qual foi a importância de Hegel para a filosofia?

No percurso do que Hegel chama de história filosófica, em virtude da concretização da Razão, ele percebe os grandes momentos em que o Espírito Absoluto, com sua qualidade intrínseca ou fim em si mesmo que é a liberdade, lutou para superar a si mesmo num movimento contínuo e progressivo (progresso da consciência humana) ...

Como funciona a dialética de Hegel?

Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.

O que a Fenomenologia de Hegel aborda?

Essa teoria quer explicar: 1) como a consciência experimenta que sabe; 2) como chega a saber que na verdade não sabia o que realmente pensava saber; e 3) como ela chega a saber que nada pode saber realmente enquanto não se descobrir como razão que é espírito autoconsciente, eliminando a dicotomia entre um saber interno ...

O que é a razão para Hegel?

Na perspectiva de Hegel, a razão é um processo e resultado de um percurso histórico ou temporal que ela própria realiza. Desse modo, os conflitos históricos são constituídos pela busca da razão em conhecer-se a si mesma.

Qual é visão de Hegel sobre a religião?

Para Hegel, a ideia religiosa não pode ficar mergulhada nos limbos do sentimento ou da mera representação; ela deve manifestar-se e, manifestando-se, tomar uma forma determinada, constituir um ensinamento definido sobre as origens das coisas, da natureza do mundo e do homem, etc.

Qual a diferença entre a filosofia de Marx e do Hegel?

Isso porque Hegel, grosso modo, era idealista, isto é, via a Razão como determinante da realidade objetiva, enquanto Marx era materialista e pensava justamente o contrário: que era o mundo material que condicionava a ideia que fazíamos dele.

O quê Hegel chamou de espírito absoluto em sua filosofia?

No espírito absoluto a consciência de si está junto a si no seu outro, ela se reconhece na natureza, na realidade e na história, tomando-os não como essências diferenciadas, mas como momentos seus.

Como o Estado é visto por Hegel?

Em Hegel (1980, 1997), Estado e política são superiores à ética e a lei só se objetiva se for cumprida, por ser apenas formal. O cumprimento da lei, formal, reside no poder do Estado. A Constituição resulta do espírito do povo – deve ser aceita e está em constante formação.

Quem inspirou Hegel?

Como Hegel afirma ao início de sua apresentação de Platão nas Preleções sobre a História da Filosofia, com este filósofo temos o início da “filosofia científica como ciência”.

Quem é o pai do idealismo?

Conceito de idealismo

O plano central do afresco Escola de Atenas apresenta Platão, o pai do idealismo, apontando para o “mundo das ideias”.

Qual a crítica de Marx ao idealismo de Hegel?

Marx critica Hegel empregando em itálico a palavra finitude para caracterizar a especulação mística de que a sociedade civil e a família é produto da ideia real de Estado dando a este a mediação empírica que segundo Marx “não é racional devido a sua própria razão” (MARX, 2005, p.

Como Hegel influenciou Karl Marx?

Hegel e Marx têm sido relacionados na História da Filosofia pela redução de um ao outro, pela exclusão de um em relação ao outro e ainda pela completitude entre eles. O que é investigado aqui é precisamente a relação que afirma a complementaridade entre eles.

Quem é Deus para Hegel?

Hegel diz que Deus é definido como criador e como aquele que se mantém distante do mundo.

Que crítica faz Hegel as concepções de?

Resumo. Nos escritos políticos de Hegel, chama-nos atenção a crítica que o autor faz ao contratualismo. Mais especificamente, a defesa de um suposto estado de natureza. Não por acaso que se associa, muitas vezes, contratualismo e direito natural na teoria jusnaturalista.

Qual é a diferença entre filosofia e religião?

As diferenças entre filosofia e religião são evidentes em suas abordagens distintas. Enquanto a filosofia utiliza métodos críticos e reflexivos para compreender a realidade, a religião busca orientação na crença em ensinamentos divinos, sem provas tangíveis.

Como Hegel explica a história?

Em Hegel a história é o topos no qual a humanidade e os seres humanos se constroem enquanto processo dialético em marcha. No entanto, afirma que a história universal, que é passível de racionalidade, pode ser apreendida de três maneiras: a história original, a história refletida e a história filosófica.

Artigo anterior
Foi prescrito soro glicosado 5% 1000ml para correr em 8 horas?
Artigo seguinte
Quais os objetivos da calibração?