Quais foram as principais guerras gregas?

Perguntado por: Débora Esteves de Neto  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

Guerras Médicas (499 - 479 a.C.) Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

O que foram as guerras gregas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas. ... À época os gregos estavam em processo de expansão e colonização.

Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

Quais foram as principais guerras que ocorreram durante o período da Grécia clássica?

Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.

Qual foi a maior Guerra da Grécia?

A Guerra do Peloponeso foi o conflito envolvendo Atenas e Esparta, as duas principais cidades-estados gregas. Atenienses e espartanos lutaram entre si com o objetivo de obter a hegemonia da Grécia Antiga, entre 431 a.C. e 404 a.C.

HISTÓRIA GERAL #6.2 AS GUERRAS GREGAS

27 questões relacionadas encontradas

Quando paravam as guerras na Grécia antiga?

Foi nesse período que se fortaleceram as principais cidades-estado gregas, como Tebas, Atenas e Esparta. ... Essas guerras aconteceram em um espaço de tempo de onze anos, indo desde 490 a.C até 479 a.C. Foi em uma das guerras que ocorreu o famoso cerco de Termópilas, liderado pelo rei espartano Leônidas.

Quais os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia?

Os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia foram as duas Gueras Médicas e a Guerra do Peloponeso. A primeira foi um conflito de persas contra gregos, em que estes se defenderam da tentativa de expansão persa, enquanto a segunda foi um conflito causado pelas rivalidades regionais entre Atenas e Esparta.

O que aconteceu na Grécia clássica?

Grécia Clássica foi um período de cerca de 200 anos (séculos V e IV antes de Cristo) na cultura grega. ... Grande parte da política moderna, pensamento artístico (arquitetura, escultura), pensamento científico, teatro, literatura e filosofia deriva deste período da história grega.

Quais as guerras travadas durante o período clássico?

Saiba por que no período clássico a Grécia chegou ao seu auge. ... Os principais inimigos externos dos gregos neste período foram os persas (também chamados de medos). Os conflitos entre as duas civilizações ficaram conhecidos como Guerras Médicas (nome derivado dos medos) e ocorreram entre os anos de 500 a.C. e 479 a.C.

Quais são os acontecimentos e características que marcaram o período clássico da Grécia Antiga?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.

Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história?

A importância da Guerra do Peloponeso está no conflito entre as duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga. As forças gregas que se uniram para atacar outros povos e expandir o domínio sobre o Mediterrâneo, no século V, atuaram dentro da própria Grécia.

O que foi a Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência para a cidade de Atenas?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

O que foi a Liga do Peloponeso e suas consequências?

A Liga do Peloponeso foi uma aliança formada entre várias cidades-estado gregas entre os séculos VI e V a.C. A disputa pelo poder na Grécia Antiga, especialmente entre Esparta e Atenas, ocasionou na formação da Liga do Peloponeso e culminou na Guerra do Peloponeso.

O que foram as Guerras Médicas e suas principais consequências?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia?

Em um primeiro momento, entre 500 e 494 a.C., algumas cidades jônias resolveram se rebelar contra as imposições persas com o apoio militar dos atenienses. Logo em seguida, Dario I decidiu organizar tropas que invadiram a Grécia Continental com o objetivo de rebater a ofensiva ateniense.

O que foram as Guerras Médicas Qual a motivação?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Quais as guerras da face clássica?

Liderados por Esparta, várias cidades da Grécia Antiga fundaram a Liga do Peloponeso. Tal associação visava combater a hegemonia de Atenas e da Liga de Delos. Entre 431 e 417 a.C., as várias cidades-Estado gregas se envolveram num penoso conflito que ficou conhecido como a Guerra do Peloponeso.

Quais as características da economia grega no período clássico?

A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas. Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo.

Como era a vida na Grécia clássica?

Como vivia o povo grego na Antiguidade. De modo geral, o homem grego passava o dia fora de casa. ... Mesmo um grande general, como Temístocles, vivia numa casa simples, igual à de seus vizinhos. Os homens ricos não eram respeitados pela ostentação, mas pelo que davam aos deuses e à cidade para custear os festivais públicos ...

Como era a vida e a sociedade na Grécia clássica?

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

Quais os principais fatos ocorridos no Período Clássico e arcaico?

Resposta: Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.

Onde fica a Grécia clássica?

Grécia Antiga é o nome dado à civilização que foi constituída na área que abrange o sul da península Balcânica, ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor.

Quais mares era banhada a Grécia antiga?

A península Balcânica, ou Grécia Continental, era composta por férteis terras banhadas pelos mares Mediterrâneo ao sul, Egeu ao leste e Jônico, a oeste. A região era cercada por cadeias de montanhas, o que exerceu bastante influência na navegação marítima em todo o território.

Que consequência a Guerra do Peloponeso teve para a Grécia?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Quem são os gregos segundo a Bíblia?

Originalmente, apenas uma pequena tribo na Tessália era chamada de helenos, mas a palavra logo se estendeu ao resto da península e passou a representar todo o povo grego. No começo da Era Cristã era às vezes usada com o significado de "pagãos".

Artigo anterior
Como se diferenciam os flagelos nas bactérias?
Artigo seguinte
O que é o sistema esquelético e suas funções?