Quais foram as doenças causadas pelo Césio 137?

Perguntado por: Irina Nádia Vaz Lourenço Morais  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

A exposição externa ao césio-137 pode causar queimaduras, doenças agudas em função da exposição à radiação, como câncer e problemas neurológicos, e morte. Os efeitos dependem da dimensão da exposição.

O que o césio-137 causa no corpo humano?

Assim, a denominação “césio-137” vem do seu número de massa (A), que corresponde à soma do número atômico com os nêutrons (55 + 82 = 137). Desse modo, sua representação é dada por: 55137Cs.

Quais foram os principais sintomas do césio-137?

Os sintomas mais comuns da exposição ao césio-137 são náuseas, vômitos, diarreia, tonturas, queimaduras e, infelizmente, a morte. Sem tratamento médico adequado, o césio-137 tem meia-vida de 70 dias no corpo humano.

Quem foi o culpado pelo acidente do césio-137?

A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia. Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.

Onde foram enterrados as vítimas do césio-137?

O acidente com Césio-137 produziu 3.500 m3 de lixo radioativo, depositados em contêineres que foram enterrados na cidade de Abadia de Goiás, a 23 km de Goiânia, sob uma parede de um metro de espessura de concreto e chumbo.

CÉSIO 137, O MAIOR ACIDENTE RADIOATIVO DO BRASIL

39 questões relacionadas encontradas

Quantas pessoas morreram no acidente do césio?

Dentro do cabeçote de chumbo do aparelho, os trabalhadores encontraram uma cápsula com 19 gramas de um pó que ficava esbranquiçado de dia e brilhante de noite. A substância radioativa, chamada Césio-137, espalhou-se pela cidade, ocasionou quatro mortes e deixou mais de mil pessoas afetadas pela radiação.

Como estão as vítimas do césio-137 hoje?

Cerca de 1,3 mil pessoas são monitoradas e estão divididas em três grupos, a depender da dose de exposição que tiveram. Os descendentes destas pessoas também estão entre os atendidos, assim como policiais e bombeiros, profissionais de saúde e garis.

Qual o lugar mais radioativo do Brasil?

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

Qual foi a origem do acidente do césio-137?

A obtenção do isótopo 137 do césio ocorre por meio da fissão nuclear espontânea ou induzida de vários radionuclídeos pesados, como o urânio-233, o urânio-235 e o plutônio-239.

Qual é a cor do césio-137?

O césio possui aparência prateada-dourada, é um metal macio, dúctil e apresenta ponto de fusão em aproximadamente 28 °C.

Por que o césio-137 brilha no escuro?

Para retornar ao estado de equilíbrio anterior, os elétrons têm que se livrar do excesso de energia. E fazem isso emitindo luz. Daí o brilho do césio 137. “Outros materiais muito radioativos, como o rádio, também têm a propriedade de brilhar no escuro”, acrescenta o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

Qual é o lugar que tem mais radiação no mundo?

O lugar mais radioativo do mundo. Se você algum dia for à Rússia, de preferência não chegue perto do Lago Karachay, que, embora seja muito bonito, emite 200 vezes mais radiação do que seria considerado normal, mais do que suficiente para matar alguém em menos de uma hora de exposição.

Onde se encontra o césio na natureza?

É encontrado natureza nos minerais pollucite e lepidolita, e obtido a partir do resíduo da purificação do lítio, suas reservas estão localizadas principalmente no Canadá.

O que poderia ter sido feito para evitar o acidente do césio-137?

Voltando ao caso, tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos.

Onde fica o ferro velho do césio-137?

Tudo que foi identificado com contaminação foi recolhido e armazenado em um depósito coberto por um aterro, localizado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia.

Qual é a pedra mais radioativa do mundo?

Pechblenda – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem é Leide das Neves?

Ali, no lote concretado, viveu Leide das Neves, a menina de 6 anos que morreu após ingerir o pó do Césio-137 misturado de forma despercebida a um ovo cozido. A garota se tornou símbolo do maior acidente radiológico do mundo, ocorrido em 1987 em Goiânia.

Como foi enterrada Leide das Neves?

Leide das Neves foi enterrada no dia 26 de outubro de 1987, no Cemitério Parque, no Setor Urias Magalhães. Os gritos e ofensas dos que não queria que fosse enterrada lá ainda ecoam no cérebro de Lourdes das Neves.

Qual foi o pior acidente nuclear do mundo?

Em 1986 houve Chernobyl, o maior acidente nuclear da História.

Onde estão localizados os rejeitos radioativos do césio-137?

Depósito dos rejeitos do césio-137 em Abadia de Goiás Controle, prevenção, educação e preservação da memória: conheça as atividades realizadas no complexo que abriga o depósito de rejeitos do césio-137, em Abadia de Goiás, que reúne rigoroso sistema de segurança.

Qual a pior radiação do mundo?

Chernobyl, União Soviética (atualmente Ucrânia) - 1986

Ocorrido em 26 de abril de 1986, o pior desastre nuclear do mundo foi classificado no nível 7 pelo INES. Sendo um acidente de erros humanos em testes pré-planejados, sua explosão do reator espalhou grande quantidade de material radioativo.

Qual produto mais radioativo do mundo?

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Artigo anterior
Para que serve um Macerador?
Artigo seguinte
O que a transcendência significa dentro da religião?