De quem é a responsabilidade dos geradores de resíduos industriais?

Perguntado por: Benedita Sara de Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

A preocupação com o descarte correto dos resíduos industriais é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente e da saúde pública. Mas, além disso, quando não for feito o descarte correto à empresa poderá sofrer implicações que afetarão seu negócio, como a perda de clientes ou punições legais.

De quem é a responsabilidade dos resíduos?

O titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é responsável pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços, observados o respectivo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, bem como as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos.

Quem é responsável pela disposição final dos resíduos industriais?

Conselho Regional de Química (CRQ).

Quem é responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos?

Quem é Responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos? A gestão de resíduos sólidos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população. Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento.

Qual a responsabilidade de um gerador?

Coleta, Armazenamento, Tratamento e Destinação Final

O gerador de resíduos sólidos domiciliares tem cessada sua responsabilidade pelos resíduos com a disponibilização adequada para a coleta ou, nos casos abrangidos pelo art. 33 da Lei 12.305/2010 com a devolução.

RESPONSABILIDADES DOS GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS

38 questões relacionadas encontradas

De quem é a responsabilidade pela coleta e tratamento do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

Qual é o objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Conheça os 5 Principais Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
  • Proteção da saúde pública. ...
  • Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ...
  • Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo. ...
  • Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas. ...
  • Incentivo à indústria de reciclagem.

Como é feito o gerenciamento de resíduos sólidos?

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e ...

De quem é a responsabilidade do manejo dos resíduos produzidos durante o ciclo de vida dos produtos?

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, população e aos responsáveis pelos serviços de limpeza e manejo.

O que é disposição final dos resíduos?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a disposição final adequada é aquela em que os resíduos são dispostos em locais adequados e seguros, como os aterros, por exemplo.

O que é disposição final de resíduos?

Segundo a PNRS, a disposição final consiste em distribuir ordenadamente os rejeitos em aterros, observando as normas operacionais específicas que evitem danos ou riscos à saúde e à segurança pública, minimizando os impactos ambientais adversos.

Qual o destino final dos resíduos?

O aterro sanitário é o destino final dos resíduos sólidos coletados em cada cidade. Em geral, um aterro sanitário atende vários municípios. Com a maior parte das cidades brasileiras não possui um sistema de coleta seletiva, há muito lixo reciclável misturado aos resíduos que são levados para aterros sanitários.

Quem são os geradores de resíduos?

3° Inciso IX – Geradores de Resíduos Sólidos.: pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo; De acordo com essa definição, todas as pessoas e empresas que geram resíduos são consideradas como Geradoras de Resíduos Sólidos.

Quem são os grandes geradores de resíduos?

Conforme definição é considerada grande geradores os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos de prestação de serviços, comerciais, industriais, instituições e promotores de evento, entre outros, que geram mais de 200 litros diários de resíduos.

O que a legislação diz sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos?

A lei 12.605 foi sancionada em 02 de agosto de 2010 e é um importante instrumento que traz muitos benefícios, principalmente para as empresas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com os resíduos gerados.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos sólidos?

Com o gerenciamento são evitadas contaminações de solo e água, disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental. Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.

Quais são os tipos de gerenciamento de resíduos?

Descubra o que são e como são realizados o gerenciamento dos resíduos sólidos do tipo domiciliar, comercial, público, de serviço de saúde e hospitalar, portos e aeroportos, agrícolas, industriais e de construção civil.

Como é feito o tratamento de resíduos sólidos?

Sendo assim, as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos mais utilizados são: o tratamento mecânico, bioquímico e térmico. Dentre eles a reciclagem, compostagem e incineração.

Quais as etapas de um Plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

Esses procedimentos contemplam etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos.

Como se faz um Pgrss?

Os passos para elaborar o PGRSS
  1. Diagnóstico dos resíduos gerados.
  2. Ações relativas ao manejo.
  3. Descrever as rotinas e processos de higienização e limpeza.
  4. Descrever ações preventivas e corretivas.
  5. Monitoramento e avaliação do PGRSS.
  6. Desenvolvimento e implantação de programas de capacitação.

Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade?

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) é responsável pela coleta, destinação e tratamento ambientalmente correto dos resíduos coletados.

Quem você acha que pode resolver o problema do lixo?

Soluções para o problema do lixo nas grandes cidades
  • Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
  • Biodigestão. ...
  • Crédito de carbono. ...
  • Incineração. ...
  • O lixo que vira asfalto.

Quem cuida dos lixões?

Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Quais as formas de disposição final dos resíduos sólidos?

Formas de disposição final de resíduos
  • Aterro comum ou lixão.
  • Aterro controlado.
  • Aterro Sanitário.
  • Sobre a Resíduo ALL.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para fazer uma tomografia de crânio?
Artigo seguinte
Como medir o desempenho de um colaborador?