Quais filósofos falam sobre o ser de Deus?

Perguntado por: Cristiana Cristiana Castro de Oliveira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos. Mais tarde, Epicuro formulou o problema do mal: se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, por que o mal existe?

O que Aristóteles pensa sobre Deus?

Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

O que era Deus para Sócrates?

Sócrates: Deus não poderia, de forma alguma, ficar desapontado, porque ele conhecia a natureza do homem e de tudo mais que ele criou. Se ele é todo-poderoso, ele pretendia que homem pecasse. De fato, ele o forçou a pecar, quando o criou com certos desejos e certas fraquezas. Jesus: Isso que você diz é blasfêmia.

O que é Deus segundo a filosofia?

No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé. No teísmo, Deus é o criador e sustentador do Universo, enquanto no deísmo, Deus é o criador, mas não o sustentador do Universo. No panteísmo, Deus é o próprio Universo.

O que é o Deus de Spinoza?

Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. Ele é a fonte única e Dele surgem todos os outros elementos. Deus existe em si e foi gerado por si, para existir ele não necessita de nenhuma outra realidade.

DEUS na visão de 12 GRANDES FILÓSOFOS

44 questões relacionadas encontradas

Qual a interpretação de Espinosa sobre a ordem divina?

De acordo com Spinoza, Deus era sinônimo de natureza o qual estaria refletido na harmonia e na existência de todas as coisas. Ou seja, ele acreditava num Deus transcendental e imanente. ... Nas palavras do Filósofo: “A mente humana é parte do intelecto infinito de Deus.”

Qual é a definição de Deus?

substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito.
  • [Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.
  • [Figurado] Aquilo que é alvo de veneração; ídolo.

O que é Deus para a Umbanda?

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

O que é o nome de Deus?

Yahweh, é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. Tetragrammaton de Yahweh.

Como Descartes comprova a existência de Deus?

166-169. Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.

O que Jesus e Sócrates tinham em comum?

Ambos vieram de famílias humildes. A mãe de Sócrates era parteira, o pai de Jesus Cristo um marceneiro. Ofícios que modelaram a atuação pública deles.

Qual era a filosofia de Jesus Cristo?

Filosofia cristã é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo do século II aos dias de hoje. Esta filosofia surgiu com o intuito de unir ciência e fé, partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação cristã.

Qual a principal ideia de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Qual é o nome de Deus segundo a Bíblia?

As várias versões da Bíblia em português representam YHWH de maneiras diferentes: como "o Senhor", como "Yahweh/Javé" e como "Jehovah/Jeová.

Qual é o nome de Deus na Bíblia?

Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o Tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová.

Por que Jeová não é o nome de Deus?

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Qual Orixa representa Deus?

Os umbandistas acreditam em um único deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).

Quem é o Deus dos orixás?

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Quem são os deuses da Umbanda?

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

O que a Bíblia diz que Deus é?

O próprio Cristo afirmou que “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24).

Qual é a origem da palavra Deus?

Deus é um termo latino que de início descrevia todas as deidades e que com o tempo passou a ser usado também para descrever o conceito de Deus como substantivo próprio, do mesmo modo que ocorreu ao termo germânico God.

Porque Deus é uma pessoa?

Um deus pessoal, é uma divindade que pode ser relacionada como uma pessoa, tem uma personalidade, ao contrário de do que seria uma divindade despersonalizada, tal como uma força impessoal, como o Absoluto , "o Todo" ou a "Base do Ser".

O que é a ordem divina?

Existe uma lei infinitamente justa e sempre presente que rege o Universo, que é a Lei da Ação e Reação. Embora pareça que vivemos num verdadeiro caos, tudo está na Divina Ordem, pois a Lei de Ação e Reação está se cumprindo, em cada pequeno ou grande acontecimento. ...

Qual a crítica que Espinosa faz a religião?

Espinosa realiza a crítica da teologia política sob três aspectos principais: a) mostrando que é inútil para a fé, pois os Livros Sagrados não contêm verdades teóricas ou especulativas sobre Deus, o homem e o mundo, mas preceitos práticos muito simples – adorar a Deus e amar o próximo –, que podem ser compreendidos por ...

Qual a relação entre substância é Deus em Spinoza?

Para Espinosa a realidade suprema é Deus e nada pode existir sem ele e fora dele; tudo reflete a sua natureza. O que Espinosa entende por substância o chama de Deus e, o que ele entende por modo a chama de coisas. Para chegar a essa compreensão aplica dedução matemática, ou seja, a partir do conceito de substância.

Artigo anterior
Onde era a antiga TV Tupi?
Artigo seguinte
Quem passa no Enem tem que fazer vestibular?