Quais fatores podem estar causando a deterioração dos livros?

Perguntado por: Camila Íris de Torres  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)

Os fatores que fragilizam ou danificam a maioria dos acervos são: Temperatura; Umidade Relativa; Iluminação; Poluição Atmosférica; Agentes Biodeterioradores e Ação do Homem.

Quais fatores que podem deteriorar um documento?

Fatores de deterioração
  • umidade e temperatura;
  • radiações luminosas;
  • poeira e poluição atmosférica;
  • ataques biológicos (insetos e microorganismos);
  • catástrofes (enchentes, incêndios);
  • manuseio e acondicionamento inadequados.

Quais são os fatores externo de degradação dos documentos?

Os principais fatores externos de degradação são os seguintes: umidade, temperatura, luz, poluição atmosférica, insetos, roedores, fungos e bactérias.

O que são agentes de deterioração?

Forças físicas directas (choques, vibrações, abrasões e gravidade); roubo, desvios e vandalismo; fogo; água; pragas; contaminantes; radiações; temperatura incorrecta; humidade relativa incorrecta.

Como ocorre a deterioração do papel?

São os agentes físicos e biológicos, tais como: radiação ultravioleta, temperatura e umidade relativa, poluição, microorganismos, insetos, roedores, o homem, etc. Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva, do tipo infravermelho e ultravioleta, ambos causadores de danos ao papel.

Conservação e Restauro de Livros

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de deterioração em obras com suporte de papel?

Os agentes externos de deterioração podem ser divididos em físicos, químicos e biológicos. Entre os diversos fatores físicos da deterioração do papel, pode- mos citar a luz e as condições ambientais que, juntas, são considera- dos fortes fatores físicos da deterioração do papel.

Como fazer conservação de documentos?

– Não dobrar os documentos, pois o local no qual ele é dobrado resulta em uma área frágil que se rompe e rasga facilmente. – Evitar o uso de clipes de metal em contato direto com o papel. Utilizar de preferência clipes plásticos ou proteger os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.

O que são agentes físicos como eles prejudicam a conservação dos documentos?

Os agentes físicos são: -A luminosidade – a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos. -A temperatura – o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. O papel fica com sua cor original alterada (amarelada, etc.)

O que é um agente físico?

São considerados agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.

O que são agentes químicos como eles prejudicam a conservação dos documentos?

Os fatores físicos prejudicam o documento, a umidade, temperatura e a luminosidade, os fatores químicos que prejudicam a preservação é a poeira, sujeira e/ou fumaça que podem ajudar no envelhecimento do papel, a limpeza portanto é essencial não só com os documentos de arquivo, bem como do local aonde fica.

Por que os acervos documentais degradam?

A umidade relativa e a temperatura em índices inadequados são as principais causas de degradação de acervos, e a ação em conjunto destes fatores contribuem para desenca- dear ou acelerar o processo de degradação dos objetos.

Como preservar documentos antigos?

Para guardar sua documentação em papel, escolha um local com ambiente temperado e estável. Evite manter papéis perto de canos que possam vazar através das paredes ou do teto. Guarde seus documentos em pastas e caixas alcalinas, encontradas em catálogos de materiais de armazenamento.

Quais os critérios de intervenção para a estabilização de documentos?

É necessário implantar uma política de proteção, mesmo que seja através de um sistema de segurança simples. Critérios de intervenção para a estabilização de documentos Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que, progressivamente, vai levá-los a um estado de perda total.

Quando um documento pode ser descartado pela empresa?

Os comprovantes de pagamento de contas como água, luz, gás, aluguel e condomínio devem ser guardados apenas por 5 anos. Após esse tempo, você pode descartar esses documentos.

Quais os cuidados que devemos ter com os documentos de forma geral?

Veja algumas sugestões de ação: Avalie a situação atual dos documentos na sua empresa: Estude seus processos e as atividades de seus colaboradores. Esse mapeamento inicial vai apontar que tipo de documentos precisam de um cuidado maior – e vai definir inclusive quais deles podem ser guardados apenas digitalmente.

Quais devem ser os cuidados na instalação de um arquivo?

São eles:
  1. Cuidados com o ambiente de armazenamento;
  2. Triagem inicial;
  3. Gêneros na organização de arquivos físicos;
  4. Criação de um índice;
  5. Escolher um método de armazenamento;
  6. Atenção ao prazo de validade;
  7. Microfilmagem;
  8. De olho na recolha documental;

O que é um agente químico?

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

O que é um risco físico?

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

O que é um agente biológico?

Os agentes biológicos incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas, e podem causar problemas de saúde, diretamente ou através da exposição a alérgenos ou toxinas conexos.

O que é preservação dos documentos?

O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.

O que significa preservação de documentos?

Por "preservação de documentos entende-se “... toda ação que se destina a salvaguardar ou recuperar as condições físicas [dos documentos] e proporcionar a permanência aos materiais dos suportes...” (SILVA, S. C. de Albite, Algumas reflexões sobre preservação de acervos em arquivos e bibliotecas. (On line).

O que a higienização dos documentos busca conservar?

A higienização trata da eliminação mecânica de todas as sujidades que se encontram nos documentos e dos agentes considerados agressores, tais como os clipes oxidados ou não, os excrementos de insetos, os grampos metálicos, os elementos generalizados utilizados como marcadores de folhas, as poeiras, as partículas ...

Quais os tipos de preservação e conservação no arquivo?

Sendo assim, veja os principais fatores:
  • ambientais: raios solares, prédios mal-planejados e falta de manutenção.
  • físicos: temperatura, umidade e iluminação. ...
  • químicos: a poluição atmosférica danifica os arquivos documentais;
  • biológicos: ação de fungos, insetos e roedores;

Quais são os procedimentos de guarda e de conservação?

A guarda dos documentos poderá ser feita mediante digitalização, disponibilizando todo o material através de arquivo virtual, mas deverá ter o cuidado de verificar minuciosamente, se todos aqueles que foram digitalizados representam fielmente os originais, sendo que falhas poderão ocorrer no processo de digitalização.

Como fazer a higienização de documentos para o arquivo?

Coloca-se um mata-borrão e sobre este o documento a ser limpo, depois um punhado do pó de borracha sobre o documento e, com movimentos leves e circulares, partindo do centro para as bordas, executa-se a limpeza com o auxílio de uma boneca (espécie de chumaço feito com algodão e gaze).

Artigo anterior
Como as bactérias podem ser transmitidas?
Artigo seguinte
O que é uma oitava no piano?