Onde as auxinas atuam?
Perguntado por: Patrícia Matilde Pacheco Morais Miranda | Última atualização: 13. Februar 2022Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)
As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células.
Quais são as auxinas?
As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas.
Como a auxina atua no alongamento celular?
Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular. Essa função promove o crescimento das partes da planta. ... Quando o ápice caulinar é podado, elimina-se a produção de auxinas e as gemas laterais se desenvolvem formando novos ramos.
Como as auxinas são distribuídas?
As auxinas, principais hormônios das plantas, são produzidas principalmente na região apical do caule, nas folhas jovens e em sementes em desenvolvimento, sendo distribuídas por um transporte polarizado, isto é, do ápice para o resto do corpo da planta.
Quais as principais auxinas naturais e sintéticas?
- Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
- Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.
O que são Auxinas? - Extensivo Biologia | Descomplica
Quais os efeitos Fisiologicos das auxinas?
- Ativação de divisão celular.
- Indução de crescimento celular por alongamento e expansão.
- Indução de diferenciação celular.
- Diferenciação de tecidos vasculares.
- Desenvolvimento radicular e indução de enraizamento.
- Fototropismo e gravitropismo (ou geotropismo).
Qual a função do hormônio vegetal auxina?
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos. ... As plantas faziam um movimento de curvatura na presença de luz.
Como ocorre o transporte de AIA nos vegetais?
O transporte do AIA é polar, isto é, ocorre apenas nos locais de produção para os locais de ação por meio de células parenquimáticas especiais. O AIA age em pequeníssima quantidade, na ordem de milionésimos de mg, estimulando o crescimento.
Como a auxina e Citocinina agem na ramificação da parte aérea e no crescimento da raiz?
Enquanto a auxina produzida pelo ápice do caule inibe o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo a planta crescer para o alto; a citocinina produzida nas pontas das raízes estimula as gemas laterais a se desenvolverem.
Como ocorre o balanço hormonal entre Citocininas e auxinas?
As citocininas são um grupo de hormônios que atuam estimulando as células vegetais a se dividirem. ... Em altas concentrações de auxina, os calos originam raízes e com altas concentrações de citocininas, são formadas a parte área. Dessa forma, esses hormônios atuam juntos no crescimento e desenvolvimento in vitro.
Quais são os efeitos do Fitormônio auxina?
As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.
Qual é a ação que a auxina faz no movimento de tropismo?
O tropismo é controlado pelas auxinas, hormônios vegetais. A auxina estimula o alongamento celular, controlando a direção do crescimento.
Qual é a função do hormônio giberelina?
A giberelina também tem grande importância durante a germinação da semente, pois durante esse processo, assim que a semente começa a absorver água do meio para que consiga germinar, essa absorção induz o embrião a produzir giberelina, desencadeando sua germinação e consequentemente seu crescimento.
O que são Mimetizadores de auxinas?
Os herbicidas pertencentes ao grupo O possuem como mecanismo de ação a mimetização de auxinas, também são conhecidos por reguladores de crescimento, auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais, em função da similaridade estrutural com a auxina natural das plantas.
Qual a ação das auxinas giberelinas e Citocininas no enraizamento de estacas?
As citocininas e as auxinas interagem no controle de muitos processos de desenvolvimento dos tecidos vegetais, tais como a divisão e a diferenciação celulares, formação de órgãos na cultura de tecidos, dormência apical, senescência de folhas e amadurecimento de frutos.
Qual o efeito de auxinas no crescimento de caules e de raízes?
As auxinas agem no crescimento do caule e da raiz promovendo o alongamento das células, não sua divisão. Entretanto, a sensibilidade das células à auxina varia de acordo com o tecido, e o caule é menos sensível que a raiz. Logo, a concentração ideal para o crescimento do caule poderá inibir o crescimento da raiz.
Qual a relação existente entre a auxina e os movimentos vegetais?
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).
Onde o AIA é produzido?
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente.
Como ocorre o transporte de auxinas e quais proteínas auxiliam nesse processo?
O transporte de auxina é regulado pela transcrição gênica e mecanismos pós-transcricionais. Os programas de desenvolvimento e sinais ambientais resultam em aumento ou decréscimo da expressão de genes de transportadores de auxina e genes codificadores de proteínas que os regulam em células e tecidos específicos.
Como funciona o Gravitropismo?
Geotropismo ou gravitropismo é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores. A elevada concentração de auxinas favorece o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz.
Qual é a importância das Auxinas e Giberelinas nos frutos?
As giberelinas
Esses hormônios vegetais estimulam o alongamento das células e divisão celular, germinação das sementes, transição para o florescimento em algumas plantas e formação/maturação de frutos.
Quais são os hormônios vegetais e suas funções?
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. ...
Qual a principal função do ácido abscísico?
O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.
O que é transporte Acrópeto?
O principal local onde se dá o transporte basípeto em caules e folhas é o parênquima vascular. Esse transporte não depende da gravidade. O floema também pode transportar auxina (transporte acrópeto – da base para o ápice), para que seja redistribuída nas raízes via basípeto novamente.
Como a giberelina atua na germinação?
As giberelinas atuam na germinação das sementes promovendo a quebra da dormência por intermédio da produção de enzimas que permitem a utilização de substâncias de reserva. As enzimas hidrolíticas digerem as reservas nutritivas e deslocam os produtos para regiões de crescimento do embrião.
Quantos dias ficar na Praia da Pipa?
O que é o cubo?