Quais etapas do Tribunal do Júri?

Perguntado por: Mia Cláudia Nunes Ramos Morais  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Começa com o trânsito em julgado da sentença de pronúncia e se encerra com a sentença do Juiz Presidente do Tribunal Popular.
  • Instalação. ...
  • Escolha dos jurados. ...
  • Anúncio do processo/pregão. ...
  • Chamada das testemunhas. ...
  • Condução do réu ao plenário. ...
  • Sorteio dos jurados. ...
  • Oitiva das testemunhas. ...
  • Eventual leitura de peças.

Quais são as fases de um Júri?

  • Oferecimento da Denúncia ou Queixa. A denúncia ou a queixa são as peças acusatórias inaugurais da ação penal. ...
  • Recebimento da Denúncia ou Queixa. ...
  • Citação do acusado e apresentação de resposta escrita. ...
  • Réplica da acusação. ...
  • Audiência de instrução. ...
  • Decisão.

Qual a ordem do Tribunal do Júri?

Será seguida a ordem legal: primeiro, testemunhas de acusação; segundo, testemunhas de defesa; e, por fim, interrogatório do réu.

Como é dividido o procedimento do Tribunal do Júri?

Breve resumo do procedimento do tribunal do júri
  1. Oferecimento da denúncia pelo MP art. ...
  2. Recebimento da denúncia- art. ...
  3. Citação do réu.
  4. Resposta do réu (10 dias)- DEFESA PRÉVIA.
  5. Oitiva do MP (5 dias)- art. ...
  6. Inquirição de testemunhas e realização de diligências- art. ...
  7. Audiência de instrução - art.

Como se organiza o Tribunal do Júri?

“O Tribunal do Júri é formado pelo Conselho de Sentença, composto por cidadãos maiores de 18 anos, que integram uma lista geral de jurados com cerca de 900 integrantes, os quais são sorteados em um número menor que 25 para participarem das reuniões ordinárias ou extraordinárias, dos quais sete formam o Conselho, que ...

TRIBUNAL DO JÚRI: Como funciona? | Aula 01 | PROCESSO PENAL

19 questões relacionadas encontradas

Qual é a primeira fase do Tribunal do Júri?

A primeira fase, chamado de iudicium accusationis (sumário da culpa), inicia com o recebimento da denúncia (ou queixa-crime, em caso de ação penal privada subsidiária da pública) contra o réu, e termina com uma decisão de pronúncia, impronúncia, absolvição sumária ou desclassificação.

Como funciona o processo de julgamento?

Resumidamente, o julgamento dos crimes previstos no Código Penal brasileiro segue o seguinte caminho: abre-se um inquérito policial, que gera um processo, no qual são reunidas evidências a favor e contra o réu, e, finalmente, o juiz analisa os dados e dá a sentença.

Quais as 3 fases do Processo Penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

O que vem depois da audiência de instrução e julgamento?

Ao final da audiência de instrução e julgamento, vale lembrar que ainda pode ser requisitada a apresentação de alegações finais de forma oral, sendo mais uma chance do Advogado demonstrar seu conhecimento do caso. Passada esta fase, em regra, agora é só aguardar a sentença.

Quando o juiz poderá absolver o réu?

O mesmo diploma legal, em seu artigo 415, também prevê que o acusado pode ser sumariamente absolvido quando: 1) for provado que o fato não ocorreu; 2) houver prova de que o acusado não praticou o crime; 3) o fato não constituir infração penal; 4) for demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

O que é reunião do Tribunal do Júri?

Segundo BRASILEIRO (2016), reunião periódica é o período do ano em que o Tribunal do Júri se reúne para realizar as sessões de julgamento. Por sua vez, sessão de julgamento é o ato processual concentrado no qual ocorre o julgamento em si.

Como falar no Tribunal do Júri?

Excelentíssimo senhor doutor juiz presente da Vara do Tribunal do Júri, é uma honra, doutor, trabalhar sob a presidência de Vossa Excelência, a qual tenho grande admiração pessoal e profissional, sempre respeitador das garantias constitucionais das partes.

O que é o pregão do Júri?

Definido o corpo de jurados começa-se a instrução do processo no Júri. Começa o pregão onde o juiz solicita ao Oficial de Justiça realize a anúncio do processo citando o número e as partes conforme os autos. Após o Pregão temos a Chamada das testemunhas.

Como o juiz inicia um julgamento?

Antes mesmo de formar o tribunal, um juiz já começa a trabalhar. É de responsabilidade dele, ao receber a denúncia, instruir o processo, ouvir as testemunhas e colher as provas. Só após esse processo, o magistrado avalia se o caso deve, ou não, ser encaminhado ao tribunal do júri.

Como funciona um julgamento com júri popular?

O Tribunal do Júri é um tribunal formado por pessoas do povo, de acordo com suas consciências e senso de justiça. Totalmente diferente do que acontece no processo penal comum, em que o juiz de direito é responsável por essa decisão. Em um Júri Popular, só podem ser julgados crimes dolosos contra a vida.

O que acontece na segunda fase do júri?

Com a preclusão da decisão de pronúncia, ou seja, não cabendo mais recurso da decisão que submete o acusado a julgamento pelo plenário do Tribunal do Júri. A partir daí o Juiz intima o MP e o Defensor, para que no prazo de cinco dias apresentem o rol de testemunhas, até o máximo de cinco.

Quanto tempo depois da audiência de instrução e julgamento sai a sentença?

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

Qual testemunha é ouvida primeiro?

O CPC estabelece que primeiro serão ouvidos os peritos e assistentes técnicos, depois as partes (primeiro o autor, depois o réu) e, por último, as testemunhas — primeiro as do autor, depois as do réu (art. 456 do CPC). E vale lembrar que a parte que ainda não depôs não poderá ouvir o interrogatório da outra (art.

Quantas audiências tem um processo criminal?

a audiência de custódia, a audiência preliminar do juizado especial criminal e a audiência de instrução e julgamento.

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de "fase de cumprimento de sentença.".

Quais são as 5 fases do processo?

Conheça a dinâmica das 5 fases do processo judicial brasileiro
  1. Fase postulatória. Nossa jornada começa com a fase postulatória. ...
  2. Fase de contestação. Em seguida, temos a fase de contestação. ...
  3. Fase de instrução. A terceira das fases do processo judicial é a fase de instrução. ...
  4. Fase decisória. ...
  5. Fase recursal.

Quanto tempo demora um julgamento com Júri popular?

Julgamento dura mais de 10 horas | O TEMPO.

O que acontece depois do Tribunal do Júri?

Depois que os jurados dão o veredicto, o juiz, profere a sentença, declarando o réu inocente ou culpado, de acordo com a vontade popular, e aplica a lei penal ao caso.

Como saber se o processo está na fase final?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quando a pessoa vai a júri popular?

Quando é utilizado o Júri Popular? O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, que são os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Em outras palavras, são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.

Artigo anterior
Como colocar o sinal maior ou igual no Word?
Artigo seguinte
O que tomar para tosse Pós-cirurgia?