Quais eram os interesses da burguesia com a formação das monarquias nacionais?

Perguntado por: Daniel Afonso Pinheiro Cardoso Freitas  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Os burgueses foram peças necessárias para a formação das monarquias nacionais por que era vantajoso para eles. Nas monarquias os reis viam a necessidade de aumentar o comércio, que era a função dos burgueses. No feudalismo havia cobrança de diversos impostos, todos baseados na agricultura.

Qual era o interesse da burguesia ao apoiar a centralização política nas mãos da monarquia nacionais?

O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. ... Com isso, formar-se-iam em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, nas quais os reis detinham grande parte do poder.

Quais os interesses da burguesia no fortalecimento do poder dos reis?

Quem defendia essa teoria era Bossuet. 3. Quais os interesses da burguesia ao apoiar o rei? ... R: o rei deveria ter um governo centralizado e mais autoritário para manter a ordem e a paz, pois o ser humano era cruel e violento como um lobo e sem regras rígidas a sociedade poderia entrar em colapso.

Por que a burguesia se uniu ao rei para criar o Estado nacional moderno absolutista?

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.

Quais as principais características da formação das monarquias nacionais?

Principais características das Monarquias Nacionais

As monarquias nacionais estabeleciam, como uma das primeiras medidas de sua criação, a existência de idiomas comuns, um sistema monetário unificado, impostos e sistemas métricos únicos definidos pelo rei e uma administração pública comum a todo o território.

História - Monarquias Nacionais - Definição e Fatores

28 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características das monarquias?

A monarquia é uma forma de governo na qual o monarca pode alcançar o trono por sucessão ou por eleição. Existem, atualmente, monarquias constitucionais e absolutas. ... Em uma monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca e, geralmente, é chefe de Estado, podendo ser também chefe de governo.

Como foram formadas as monarquias nacionais?

Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.

Por que os burgueses apoiaram o Estado absolutista?

Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios. ... Por isso, a burguesia via com bons olhos a ascensão de uma autoridade capaz de estabelecer tais padrões.

Porque o rei e a burguesia se aliaram?

Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente ...

Por que a burguesia comercial procurou a proteção do rei?

A vitalidade do comércio garantia o dinheiro para tudo isso e, caso não garantisse, era junto à burguesia que o rei buscava empréstimos para cobrir rombos financeiros ("o rei governava com o dinheiro da burguesia"). Do montante de recursos disponíveis, crescia o fluxo para o rei, reduzia-se a parte do papa.

Quais são os interesses da burguesia?

Os burgueses buscavam o enriquecimento e a mobilidade social, algo que era impossível dentro da sociedade feudal, onde o nascimento determinava o lugar de cada um.

Qual era o interesse da burguesia na centralização do poder?

A burguesia tinha grande interesse no estabelecimento de um poder forte e centralizado, que superasse o particularismo feudal, estabelecesse um padrão monetário e unificasse as leis e os impostos.

Quais os interesses da burguesia em auxiliar o rei na formação do Estado moderno?

A Formação dos Estados Modernos

A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.

Qual foi a importância da aliança entre a burguesia e os reis?

A aliança entre a burguesia e os reis foi fundamental para a formação das monarquias nacionais na Europa. Com a ajuda financeira da burguesia os reis montaram um exército e conseguiram impor o seu poder sobre os nobres.

O que o Estado absolutista apoiava?

O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa. ... Foi a centralização política das monarquias. Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca.

Qual foi a importância da burguesia?

Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.

Qual a importância da burguesia para o Estado moderno?

Motivada por seus interesses comerciais, a burguesia buscou a implantação de uma nova insti- tuição política - o Estado Moderno, que se caracterizava pela maior unidade do poder e, consequente- mente, pelos ordenamentos jurídicos centralizados, os quais possibilitavam oferecer maior segurança jurídica e garantias aos ...

Como foi o processo de formação dos Estados nacionais?

Foram constituídos a partir do processo de industrialização original e/ou clássica com mecanismo de divisão do espaço geográfico internacional, estabelecendo uma nova configuração política e espacial, tudo isso é fruto da burguesia e revolução industrial que contribuiu para proteger o mercado de um determinado ...

Como foi a formação dos estados nacionais europeus?

À medida que o sistema feudal se desenvolvia na Europa Medieval, os senhores feudais com vastos territórios e exército próprio eram os que, de fato, detinham o poder. Portanto, o povo começou a pagar impostos e jurar lealdade ao governo central, e não mais aos senhores feudais. ...

Como foi o surgimento dos Estados nacionais?

O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. ... Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é observamos seu surgimento também na Itália. O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo.

Quais as principais características das monarquias nacionais Brainly?

As monarquias nacionais centralizaram o poder político na figura de um rei. ... A autoridade monárquica se estendeu por todo um território definido por limites, traços culturais e linguísticos que perfilavam a formação de um Estado Nacional.

Quais os interesses da burguesia na unificação do Estado?

Contundo, não podemos deixar de frisar o papel da burguesia, que via na unificação e nas padronizações político-adminstrativas um meio eficaz para ampliar seus ganhos comerciais. A descentralização política, o pagamento de tributos feudais e a falta de uma unidade monetária limitavam imensamente os ganhos comerciais.

Quais interesses estavam envolvidos no processo de formação do Estado moderno?

O objetivo dos portugueses foi concretizado na prática colonizadora que ocasionou a ampliação de suas fronteiras, a obtenção de novos comércios, o descobrimento de locais com metais preciosos e a disseminação do catolicismo, resumindo perfeitamente as ambições que os Estados Nacionais Modernos possuíam.

Qual era o interesse dos burgueses em ter um Estado nacional unificado?

No máximo, essa explicação se presta a falar do interesse que a burguesia tinha em padronizar os impostos e as moedas nacionais. Assim, são poucas as vezes em que o impacto dessa aliança política é questionado de forma mais acurada.

Como se explica a centralização do poder?

Significado de Centralização

Política Sistema de governo em que as diversas atribuições do poder público e a decisão de todos os negócios importantes estão nas mãos do poder central. Ação que tende a reunir em um centro único as iniciativas e a autoridade: centralização administrativa.

Artigo anterior
Como se forma uma tendência?
Artigo seguinte
Como pedir equivalência de disciplinas?