O que é escultura cinética?

Perguntado por: Joaquim Gaspar Valente Vieira Cunha  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

A arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.

O que são as esculturas Cineticas?

Uma escultura cinética é a obra feita a partir da energia do movimento. Para tanto, a sua criação deve apresentar elementos que indiquem mobilidade e dinamismo.

Como é feita a arte cinética?

A Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente ou escola artística do século XX que tem a característica principal a utilização de recursos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar a impressão de movimento.

O que é arte cinética exemplo?

Um dos maiores exemplos da arte cinética está o pintor e escultor estadunidense Alexander Calder (1898-1976), muito conhecido por seus “Móbiles” (desenho em quatro dimensões). ... Os objetos são um tipo de escultura com peças que se movimentam, seja pela ação dos ventos ou por motores de energia.

O que é cinética na dança?

Segundo o dicionário, cinética é o ramo da física que trata da ação das forças na mudança de movimento dos corpos.

Escultura Cinética

38 questões relacionadas encontradas

O que é um Agamografo?

AGAMOGRAFO Arte cinética - Movimento rompe com a condição estática da arte. Segundo o dicionário, cinética é o ramo da física que trata da ação das forças na mudança de movimento dos corpos. A palavra tem origem no grego kinétós, que significa móvel ou o que pode ser movido.

Que é um móbile?

A origem latina do termo (mobile) remete à idéia de “móbil”, movimento. Nas artes visuais, a noção é empregada para nomear esculturas, muitas vezes abstratas, compostas de materiais leves, suspensos no espaço por meio de fios. As peças, movimentadas pelo ar (vento), se caracterizam pelo equilíbrio, leveza e harmonia.

O que a arte cinética ou cinetismo representa?

A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.

O que foi a arte cinética no Brasil?

A arte cinética no Brasil despontou como uma expressão artística na década de 1960 e contou com artistas emblemáticas do circuito nacional, como Ivan Serpa, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Lygia Clark. No entanto, Abraham Palatnik foi o seu grande precursor.

O que é arte cinética e o que marcou seu surgimento?

A arte cinética (ou cinetismo) é uma expressão artística inovadora que surgiu na França a partir da famosa exposição “O Movimento”, em 1955. Explorando a ilusão de ótica e hipnotizando os seus espectadores, o cinetismo é caracterizado por produzir dinamismo às obras ou, pelo menos, causar essa sensação de movimento.

Quem criou arte cinética?

A arte cinética de Alexander Calder.

O que é a arte do grafite?

O grafite é uma das principais formas de manifestação da arte urbana. Muito presente nas vias públicas, os desenhos são feitos à mão, e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo.

Quem criou a arte cinética?

Um dos pioneiros e maiores expoentes da arte cinética é Alexander Calder, que se formou em engenharia mecânica antes de virar artista plástico. Suas principais obras dentro do cinetismo são os móbiles, com placas e fios de metal que se movimentam de acordo com o vento.

Quais as características das obras de Alexander Calder?

Usou objetos do dia-a-dia muito inesperados e desinteressantes para os seus móbiles, como as latas de café, latas de sardinha, caixas de fósforo e pedaços de vidro colorido. Os seus materiais preferidos eram a madeira, experimentos obras utilizando metal também, pintados de forma impressionante nas cores primárias.

Como as cores atuam na arte cinética?

A interação cromática produz sensações fisiológicas na visão do observador. As formas geométricas não criam a ilusão tridimensional de uma perspectiva clássica, nem surgem a partir de um olhar estático, a sensação do movimento aparece à medida em que o observador se desloca diante das obras.

Qual artista brasileiro que foi o pioneiro da arte cinética no Brasil?

Misto de artista e inventor, Abraham Palatnik foi consagrado por iniciar no país um movimento de integração entre arte e tecnologia.

Qual a diferença entre arte cinética e op art?

A diferença básica entre ambos é que na Kinetic Art, os processos ópticos são baseados na percepção do movimento real ou aparente da obra, que pode ser plana, bi ou tridimensional, enquanto que, na Op Art, há apenas movimentos virtuais, utilizando-se objetos planos e formas geométricas.

Qual foi a base das criações da arte cinética?

A Arte Cinética causa impacto por se tratar de uma criação que está em movimento, que rompe com a ideia de escultura e pintura, pois conta com o auxilio de inventividades e outras questões mecânicas, além da imagem, para colocar a obra em movimento.

O que é arte em movimento?

Ela nada mais é que um tipo de animação extremamente trabalhosa, onde os objetos são fotografados quadro a quadro, ou seja, entre uma foto e outra, muda-se levemente a posição dos objetos. Quando o filme é rodado, tem-se a impressão de que os objetos estão se movimentando.

Quando surgiu o móbile?

Como surgiram os dispositivos Mobile? Em busca de uma comunicação mais rápida e eficiente Engenheiros tiveram a ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar comunicação entre dispositivos sem fio. A primeira ligação de um telefone mobile para um fixo foi em abril de 1973.

Quem utilizou pela primeira vez o termo arte concreta?

Em 1930, o artista plástico holandês Theo van Doesburg publicou, no primeiro e único número da revista Art Concret, em abril de 1930, o que viria a ser o manifesto de uma corrente estética denomina "arte concreta": "Declaramos: 1. A arte é universal. 2.

O que é a arte do grafite no hip hop?

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. ... O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop.

Como surgiu a arte do grafite?

Origem do Grafite

Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Artigo anterior
Qual é a segunda maior palavra do Mundo?
Artigo seguinte
O que é ciclo lisogênico de um bacteriófago?