O que significa Velocidade de Hemossedimentação no exame de sangue?

Perguntado por: Ricardo Lisandro Ramos Torres  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.

Quando o VHS é preocupante?

Valores de VHS acima de 100mm/h geralmente indicam doença sistêmica grave, incluindo infecções crônicas, neoplasias e doenças autoimunes. Esses casos, entretanto, são clinicamente muito exuberantes, não requerendo o VHS para confirmação diagnóstica.

Qual o valor normal de Hemossedimentação?

Valores aumentados: doença inflamatória ativa (ex: artrite reumatóide), infecções crônicas, doença do colágeno, doença neoplásica. Valores de Referência: Normal: Zero a 25 mm 1ª hora.

O que acontece quando a Hemossedimentação está alta?

Quando se apresenta moderadamente elevada ocorre com inflamação, mas também em anemia, infecção, gravidez e idade avançada. A VHS muito elevada geralmente tem uma causa óbvia, como infecção grave, marcada por aumento de globulinas, polimialgia reumáticaou arterite temporal.

O que é Hemossedimentação baixo?

A redução do VHS indica alterações na forma das hemácias, policitemia – aumento das células do sangue -, hipoalbuminemia, insuficiência cardíaca congestiva, hiperviscosidade e hipofibrinogemia. O valor também aparece reduzido quando há retardo na realização do exame.

Exame de VHS (Velocidade de Hemossedimentação): o que é, para que serve? | Prof. Dr. Victor Proença

41 questões relacionadas encontradas

Quais doenças O VHS detecta?

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.

Qual o tratamento para Hemossedimentação?

O exame de Velocidade de Hemossedimentação (VHS) é realizado a partir da coleta de sangue venoso do paciente e tratamento laboratorial com anticoagulante (Citrato de Sódio, Ácido Etileno Diamino Tetracético) e posterior verificação do comportamento de separação dos eritrócitos no plasma.

Quando o exame VHS é considerado alto?

Antes de entendermos o que ele pode nos dizer, precisamos saber o que é considerado um VHS normal. Se você já fez esse exame, o laboratório geralmente marca como anormal qualquer resultado acima de 20 milímetros por hora.

Para que serve o exame Hemossedimentação?

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame utilizado como marcador de resposta inflamatória, sendo um teste simples e de baixo custo que tem sido realizado há mais de meio século. O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) mede a distância em que os eritrócitos caem durante 60 minutos em um tubo vertical.

Como ler o exame de VHS?

De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.

Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?

Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.

Qual exame mede a inflamação no corpo?

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Qual exame de sangue para saber se tem reumatismo?

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Quem tem fibromialgia têm VHS alto?

Fibromialgia não é considerada uma doença inflamatória, logo, não deve aumentar PCR ou VHS.

Qual câncer aumenta o VHS?

A VHS está geralmente elevada e pode atingir valores extremamente altos (> 100mm/h) em pacientes com câncer metastático. Em pacientes sem suspeita clínica, VHS na faixa de referência reduz a chance de metástases.

O que significa VHS alto e PCR normal?

O PCR apresentou-se aumentado em 90 % dos indivíduos que tiveram o VHS aumentado, o que pode significar um parâmetro mais representativo de um processo infeccioso ou inflamatório, por se tratar de um parâmetro mais sensível no tocante a uma lesão tecidual.

Qual o valor do exame de reumatismo?

Fator Reumatóide - R$20,00 - Labi Saúde.

Qual o exame que detecta infecção?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Qual a diferença entre PCR e VHS?

A PCR altera-se mais rapidamente e é mais sensível que a VHS, porém ambos são inespecíficos, sendo os dois exames de grande utilidade clínica quando solicitado de forma sábia e quando bem interpretado.

Como saber se o exame de sangue está normal?

O considerado normal é, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima). Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença.

O que é Hemossedimentação VHS 2mm?

É um exame sensível, mas pouco específico dos processos inflamatórios. Ainda é solicitado, mais por costume do que por sua real utilidade e vem sendo substituído por outros marcadores mais específicos de inflamação.

Como saber se o seu corpo está inflamado?

Alguns sintomas dessa inflamação incluem:
  1. dores no corpo.
  2. imunidade enfraquecida.
  3. fadiga crônica.
  4. insônia.
  5. alterações de humor.
  6. ansiedade.
  7. depressão.
  8. ganho de peso.

Como saber se algo está inflamado?

Para identificar a causa da inflamação o médico pode solicitar diversos exames, como hemograma completo, painel de coagulação, proteína C reativa, hemoglobina glicada, ferritina, VHS, colesterol total e fracionado, triglicerídeos ou enzimas hepáticas, por exemplo.

Artigo anterior
Quais as cores que combinam com cinza?
Artigo seguinte
Como usar guanidina sem estragar o cabelo?