Quais elementos influenciam na contração do músculo liso?

Perguntado por: Renata Maia de Correia  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

Sistema Nervoso Autônomo: Neurônios pós-sinápticos do sistema nervoso autônomo regulam a contração do músculo liso; no trato gastrointestinal, o componente do SNA - plexo mioentérico - é a principal fonte de estímulo nervoso para as camadas musculares.

O que estimula o músculo liso?

As células do músculo liso podem também reagir a estímulos vindos de células vizinhas ou a hormonios (vasodilatadores ou vasoconstritores). Nestas células, os canais de cálcio induzem contração.

Quais as etapas de contração do músculo liso?

O mecanismo de contração do músculo liso é uma modificação do mecanismo dos filamentos deslizantes. No início da contração, os filamentos de miosina aparecem e os de actina são puxados em direção e por entre eles. O deslizamento dos filamentos de actina aproxima os corpos densos levando ao encurtamento da célula.

O que permite a contração do músculo?

→ Mecanismo de contração muscular

Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra. A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular.

Quais os três elementos necessários para que ocorra a contração muscular?

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos:
  • Estímulo do sistema nervoso;
  • As proteínas contráteis, actina e miosina;
  • Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Contração do músculo liso - Fisiologia Humana

41 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 principais músculos do corpo humano?

Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”.

Quais são os três tipos de ação muscular?

Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica.

Qual o sistema responsável por sua contração?

O sistema muscular é formado por músculos, estruturas compostas por tecidos musculares. A principal característica desses tecidos é a capacidade de contração, que pode ser voluntária ou involuntária dependendo do tipo em questão.

Quais são as principais proteínas responsáveis pela contração muscular?

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

O que é a ativação muscular?

A ativação muscular é uma abordagem que permite avaliar e corrigir desequilíbrios musculares, diminuir a instabilidade articular e limitações na amplitude articular.

Como ocorre o processo de contração do músculo liso?

O mecanismo de contração da fibra muscular lisa se dá através de deslizamentos dos miofilamentos. Sem túbulos T e com o retículo sarcoplasmático (RS) extremamente reduzido, essas fibras têm as numerosas vesículas de pinocitose desempenhando um papel importante na entrada e saída do íon cálcio.

Como ocorre a contração muscular no músculo liso e como se dá a regulação da contração pelos íons cálcio?

Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular. Assim que cessa o estímulo, o cálcio é rebombeado para o interior do retículo sarcoplasmático e cessa a contração muscular.

Como ocorre o relaxamento do músculo liso?

A vasodilatação (i. e., o relaxamento do músculo liso vascular) ocorre com a desfosforilação da cadeia leve de miosina. A desfosforilação é potencializada quando a guanilil ciclase (discutida adiante) é ativada no interior da célula muscular lisa.

Quem controla a musculatura lisa?

A inervação da musculatura lisa é extremamente complexa. Ela ocorre sob a influência do sistema nervoso visceral e funciona autonomamente ao mesmo tempo. Além disso, ela é regulada por: neurotransmissores -> ex.: norepinefrina, acetilcolina.

Qual parte do sistema nervoso controla o tecido muscular liso?

O controle nervoso dessas fibras é feito pelo sistema nervoso autônomo e é involuntário, sincronizado e lento.

Qual é a fonte de energia para a contração muscular?

Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.

Qual a função da proteína actina?

Na divisão celular, o sistema actina-miosina possibilita a contração do citoplasma, o que leva à separação das células filhas. Além disso, essas proteínas são responsáveis pela formação do citoesqueleto, ou seja, conferem forma a todas as células do organismo.

Qual a função da miosina?

O conceito atual de miosina é o de uma proteína capaz de promover a hidrólise de ATP, executar movimento de vesículas ou outro tipo de carga em filamentos fixos de actina ou provocar a translocação de filamentos de actina. Atualmente são descritas várias classes na superfamília das miosinas.

Quem controla o músculo?

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

Qual o sistema que controla e coordena os movimentos musculares?

O sistema nervoso somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as atividades que estão sob controle consciente.

Como funciona o sistema muscular?

O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.

Quais os 3 tipos de músculos e suas características?

Tipos de músculos

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.

O que é contração Concentrica Excentrica e isométrica?

Contração isotônica dividida ainda em: contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.

O que é contração concêntrica e excêntrica?

Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps).

Artigo anterior
Como cancelar admissão no e social?
Artigo seguinte
Qual o nome de Nossa Senhora na Umbanda?