Quais DST podem ser transmitidas pela saliva?

Perguntado por: Frederico Hélder Batista Antunes Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

As DSTs mais comuns da boca são a herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Tenha em mente que também é possível contrair doenças como a Hepatite A, B e C, assim como outras infecções gastrointestinais.

É possível pegar DST pela boca?

Quais IST podem ser transmitidas pelo sexo oral? As infecções mais comumente associadas ao contato dos órgãos genitais com a boca são o HPV, a herpes e a gonorreia. São enfermidades que têm tratamento caso sejam diagnosticadas. Em última instância, o sexo oral desprotegido pode gerar até câncer de boca.

Qual DST pega pela saliva?

Sífilis. A sífilis é uma infecção que também pode ser transmitida pela saliva em pessoas que possuem pequenos ferimentos na boca.

Quais são as doenças relacionadas com a ação da saliva?

6 doenças transmitidas pela saliva
  • Mononucleose. Na maioria dos casos, essa infecção é assintomática, ou seja, não mostra qualquer sinal. ...
  • Caxumba. Causa inchaços no pescoço e perto das orelhas. ...
  • Candidíase (sapinho) ...
  • Herpes simples. ...
  • Catapora. ...
  • Gripe.

O que causa muita saliva na boca?

Causas do excesso de saliva

Inflamação oral devido à dentição em bebês. Infecções orais como amigdalite. Alguns medicamentos, incluindo tranquilizantes e anticonvulsivantes. Refluxo gastroesofágico.

5 Doenças Transmitidas pelo Beijo - Brasil Escola

21 questões relacionadas encontradas

Como identificar DST na boca?

Os sintomas que poderiam indicar uma DST oral incluem:
  1. Aftas na boca, que não necessariamente doem.
  2. Lesões similares a (feridas e herpes labial) ao redor da boca.
  3. Garganta avermelhada e dolorida, com dificuldades para engolir.
  4. Amigdalite.
  5. Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta.

É possível contrair uma DST através do beijo?

A infecção pode ser transmitida por contato direto com uma ferida durante os três primeiros estágios, através de sexo vaginal, anal ou oral – e, sim, também através do beijo.

Pode pegar HPV através do beijo?

Embora seja raro, o beijo de língua, contato com toalhas e roupas íntimas transmitem o vírus HPV se uma das pessoas tiver lesão ou verruga na boca.

É possível pegar o vírus do HPV fazendo sexo oral?

O contágio pode ocorrer no contato pele a pele, principalmente durante a relação sexual com penetração vaginal e/ou anal, mas também durante o sexo oral, assim como em qualquer contato com a região genital, inclusive com as mãos.

É possível pegar HPV sem transar?

Quanto às verrugas genitais do HPV, você não precisa ter feito sexo para pegar uma doença. O contato com a pele é suficiente para espalhar o vírus. Alguns tipos provocam verrugas genitais e são inofensivos, mas outros podem levar ao câncer cervical ou anal. As vacinas devem proteger contra alguns tipos mais perigosos.

Quais as formas de se contrair HPV?

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Como é a ferida da sífilis na boca?

Essa úlcera é indolor, mesmo na boca, e geralmente maior que uma afta. Enquanto você estiver com a úlcera você poderá transmitir a doença. Não tenha relações até o tratamento correto e o desaparecimento das lesões. O tratamento tem que ser realizado com o antibiótico correto e na dose correta.

Quanto tempo demora para aparecer DST na boca?

Os exames também tem tempos variáveis para positivar. Enquanto a sífilis se positiva em 3 semanas, o HIV pode demorar até 3 meses. O período de incubação da gonorreia e clamidia é de 2 a 5 dias.

Como saber se tenho alguma doença na boca?

Entre os sintomas, estão feridas na boca ou nos lábios, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, provoca ainda mau hálito, disfagia, caroço no pescoço e perda de peso.

Quanto tempo leva para uma DST se manifestar?

Após o contato desprotegido, a infecção pode levar algum tempo para se manifestar, que pode ser por volta de 5 a 30 dias, o que varia de acordo com cada micro-organismo.

Como começa sífilis na boca?

Sífilis primária: “Começa com uma lesão no local de entrada da bactéria. Pode ser na genitália, na boca ou no ânus”, relata Costa. Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.

Como é a ferida da sífilis?

É comum o paciente ter muitas manchas vermelhas pela pele, principalmente nas regiões genitais. Essas manchas não coçam e aparecem com frequência também nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente pode ter febre, mal-estar, fraqueza muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

Como saber se é afta ou sífilis?

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

Como se pega HPV e quais os sintomas?

A transmissão do HPV acontece a partir do contato íntimo sem camisinha com uma pessoa portadora do vírus, mesmo que essa pessoa não apresente sintomas visíveis, seja por sexo vaginal, oral ou anal.

É possível pegar HPV na depilação?

A cera quente, a espátula e o palitinho de depilação podem transmitir micoses, furunculose a até o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero.

Tem como pegar um DST sem ser pelo sexo?

Cinco situações em que é possível pegar uma DST sem fazer sexo
  1. Através do batom/ hidratante labial de outra pessoa. ...
  2. Através da barba de alguém. ...
  3. Ao depilar a virilha numa salão. ...
  4. Ao fazer bronzeamento artificial. ...
  5. Ao fazer uma tatuagem ou piercing.

É possível pegar DST por objetos?

Para que ocorra a transmissão é necessário o contato sexual, sem o uso do preservativo. Algumas DST's também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos cortantes, ou através do parto e gestação, através do contato entre a mãe infectada e o bebê.

Qual a DST mais fácil de pegar?

Algumas DST são mais contagiosas que outras. O risco de contaminação com uma única relação sexual vaginal é muito maior para doenças como hepatite B, gonorreia e clamídia do que para HIV, sífilis e HPV, por exemplo. O sexo oral é a forma com menor taxa de transmissão, porém ela não é isenta de riscos.

Tem como pegar IST sozinho?

Não. ISTs são doenças como qualquer outra, como um resfriado ou gripe. ISTs são passadas através do contato sexual sem proteção com alguém que tenha a infecção. Pegar uma IST não tem nada a ver com higiene ou limpeza, e fazer um teste de IST não é um reflexo do seu comportamento – é uma escolha saudável e responsável.

Pode se pegar HPV pelo sabonete?

Olá. Não há qualquer dúvida em relação a isso. O HPV é uma doença sexualmente transmissível, isto é, somente é transmitida através da relação sexual. Não é transmitido a a partir de fômites como toalhas, sabonete, piscina, banheira, vaso sanitário ou roupa íntima.

Artigo anterior
Qual a diferença entre avó materna e paterna?
Artigo seguinte
O que significa registro de passagem?