Quantas horas o funcionário pode trabalhar direto sem intervalo?

Perguntado por: Miriam Renata Lopes Ferreira Antunes  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

Guia Trabalhista Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Pode trabalhar 8 horas seguidas sem descanso?

71 da CLT: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Pode trabalhar 7 horas seguidos?

As escalas de trabalho, independentemente de qual delas, não pode ultrapassar 6 dias corridos de trabalho. Dessa forma, uma escala em que o trabalhador labora por mais de 7 dias consecutivos já configura uma infração trabalhista.

Quantas horas trabalhadas por dia sem intervalo?

O chamado intervalo intrajornada, período destinado ao repouso e à alimentação, não é computado na jornada de trabalho. De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

Quantas horas ininterruptas pode trabalhar?

O que diz a CLT sobre o turno ininterrupto de revezamento? Conforme o artigo 7º inciso XIV, da Constituição Federal de 1988, as jornadas de turnos ininterruptos devem durar 6 horas diárias e 36 horas semanais, com intervalo de apenas 15 minutos, a cada 6 horas trabalhadas, pela jornada reduzida.

Pode trabalhar sem o intervalo para o almoço?

38 questões relacionadas encontradas

Pode trabalhar 7 horas seguidas sem intervalo?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Pode trabalhar 6 horas direto sem intervalo?

O artigo 71 da CLT garante que os trabalhadores tenham direito a um intervalo durante a jornada de trabalho. Nesse caso, quem trabalha até seis horas terá direito a 15 minutos de intervalo. Se for necessária alguma mudança nesse período, é preciso que ela seja negociada com o sindicato.

Quantas horas seguidas um empregado pode trabalhar?

A jornada de trabalho é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. Isso está definido no Direito do Trabalho. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.

Pode trabalhar 9 horas por dia sem intervalo?

A Constituição estabelece que o limite seja de 8 horas diárias e 44 horas semanais, mas há exceções (veja abaixo) e casos em que acordos ou convenções coletivas se sobrepõem à lei. E talvez por isso o assunto sempre gere tantas dúvidas. A jornada de trabalho é de 8 horas, o intervalo de descanso não entra nesta conta.

Pode trabalhar 10 horas por dia CLT?

Já na CLT a jornada máxima é de 10 horas por dia (08 horas normais e 02 horas suplementar) e 56 horas semanais (44 horas normais e 12 horas suplementares).

Quantas horas o funcionário pode ficar sem almoçar?

Veja: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

É legal trabalhar 8 horas seguidas?

Ainda que a lei determine o limite máximo de 8 horas diárias normais de trabalho, é permitido pelo artigo 59 da CLT fazer um acréscimo de até duas horas extras por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Quem trabalha 8 horas em pé tem direito a sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de café?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos.

Quem trabalha em padaria tem direito a uma hora de almoço?

Art. 8º O trabalho será entremeado por um intervalo de trinta minutos no mínimo, para refeição e descanso. Art. 9º Qualquer que seja o horario adotado, assegurar-se-á aos empregados compreendidos por êste decreto um repouso diario numa inferior a nove horas consecutivas.

Quando a empresa é obrigada a dar almoço?

71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Pode trabalhar 12 horas sem intervalo?

A resposta é sim! O Funcionário que trabalha na jornada de 12×36 tem direito ao intervalo de pelo menos 1h, chamado de intervalo intrajornada, conforme explicamos em outro artigo! Isso porque há o trabalho de mais de 6 horas, dando direito ao funcionário de fazer uma pausa para descanso e alimentação.

É permitido trabalhar 11h por dia?

É permitido trabalhar 10h por dia? Sim, mas desde que esse número corresponda à soma das horas contratuais e de horas extras. Essa é a única situação em que isso se torna possível. Afinal, segundo a lei a jornada contratual – aquela englobada pelo salário fixo – pode ser de até 8 horas diárias e 44 horas semanais.

É permitido trabalhar das 8 às 18?

É correto trabalhar das 8 às 18? Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.

Pode trabalhar 10 horas seguidas?

A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a quantas horas de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas. Essa duração é definida entre a empresa e o colaborador ou sindicato, respeitando apenas a norma de duração estabelecida pela reforma trabalhista.

Pode trabalhar 12 horas seguidas todos os dias?

A CLT prevê que o limite de oito horas diárias de trabalho pode ser extrapolado diante de necessidade imperiosa ou para conclusão de serviços inadiáveis e que “o trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei não fixe expressamente outro limite”.

Quem trabalha 6 horas tem direito a 1 hora de almoço?

De acordo com o que está previsto na CLT, o horário de almoço para quem tem jornada de trabalho com duração de mais de 6 horas deve ser de, no mínimo, 1 hora e no máximo de 2 horas. Para quem trabalha 6 horas ou menos por dia, a pausa para refeições estabelecida pela CLT é de 15 minutos.

Quanto tempo de café o funcionário tem direito?

Um trabalhador com jornada das 8h às 12h tem direito a um intervalo de 15 minutos. Para um colaborador cuja jornada se estende das 8h às 18h, o intervalo a ser concedido é de 1 hora. Um trabalhador com expediente das 10h às 22h tem direito a um intervalo intrajornada de 2 horas.

O que diz a CLT sobre intervalo para lanche?

71 da CLT: Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso ou alimentação, ou qual será, no mínimo, 1 (uma) hora e salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder 2 (duas) horas.

Artigo anterior
Quantas repetições de agachamento devo fazer?
Artigo seguinte
Como consultar todas as notas fiscais emitidas no meu CPF?