Quais doenças podem causar anemia ferropriva?

Perguntado por: Nádia Kelly Barros de Marques  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

7 principais causas de anemia
  • Carência de vitaminas. Para produzir adequadamente os glóbulos vermelhos do sangue, o organismo precisa de nutrientes essenciais. ...
  • Defeitos na medula óssea. ...
  • Hemorragias. ...
  • Doenças genéticas. ...
  • Doenças autoimunes. ...
  • Doenças crônicas. ...
  • Outras causas.

Qual é a causa da anemia?

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

O que pode causar anemia ferropriva?

A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum. As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Exames de sangue podem detectar baixos níveis de ferro.

Como identificar anemia ferropriva no hemograma?

O diagnóstico da anemia ferropriva é feito por meio do hemograma, em que se observa principalmente a quantidade de hemoglobina e os valores de RDW, VCM e HCM, que são índices presentes no hemograma, além da dosagem de ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina.

Quais são as complicações da anemia ferropriva?

Conseqüências: A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

As principais causas de deficiência de ferro no organismo (Anemia ferropriva)

27 questões relacionadas encontradas

Qual sintomas de anemia forte?

Sinais e sintomas da anemia
  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

O que é anemia e quais as suas consequências para o organismo?

A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas.

Quais os exames para diagnosticar anemia ferropriva?

Os principais exames encontrados para o diagnóstico da anemia ferropriva foram o hemograma, a dosagem de ferro sérico, de ferritina e de transferrina, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e saturação da transferrina.

Como ver a anemia no exame de sangue?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

O que caracteriza anemia ferropriva?

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias. Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.

Como a carência alimentar faz uma pessoa se tornar Anemica?

A anemia pode surgir devido a uma baixa produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea, uma destruição elevada dos glóbulos vermelhos pelo corpo ou devido a uma perda de glóbulos vermelhos através de hemorragias (sangramento).

O que é bom para curar anemia?

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:
  • Carnes vermelhas. ...
  • Vegetais escuros. ...
  • Beterraba. ...
  • Feijão preto. ...
  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  • Pão de cevada e pão integral.

Quando a anemia pode virar leucemia?

Anemia pode virar leucemia? Não, anemia não pode virar leucemia. Uma pessoa que sofre de anemia, mesmo que não tenha tratamento adequada, não vai desenvolver a doença. A maioria dos pacientes pensam que isso pode ocorrer, mas o que acontece é totalmente ao contrário.

Quais os tipos de anemia e suas causas?

Para investigar as causas, exames complementares são solicitados dependendo do tipo de anemia.
  • Anemia por deficiência de ferro. Este é o tipo mais comum de anemia e pode variar de intensidade. ...
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico. ...
  • Anemia aplástica. ...
  • Anemias hemolíticas. ...
  • Anemia das doenças crônicas.

Qual a taxa de hemoglobina é considerado anemia?

Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.

Quando uma pessoa é considerada com anemia?

Um indivíduo está com anemia quando: Mulheres: menor que 12g/dl. Homens: menor que 13g/d. Crianças de 6 a 60 meses: abaixo de 11,0 g/dl.

Qual o valor normal de hematócrito?

Os valores de referência do hematócrito variam de laboratório, mas geralmente o valor normal do hematócrito é: Mulher: entre 35 e 45%. No caso das mulheres grávidas, o valor de referência normalmente é entre 34 e 47%; Homem: entre 40 e 50%;

O que é o exame de ferro sérico?

O que é? A dosagem de ferro sérico é útil no diagnóstico diferencial de anemias, hemocromatose e hemossiderose. Encontra-se níveis baixos na anemia ferropriva, glomerulopatias, menstruação e fases iniciais de remissão da anemia perniciosa. Os exames do ferro não são pedidos de rotina.

Qual o exame de sangue que detecta infarto?

Eletrocardiograma (ECG ou EKG) - um teste que examina a atividade elétrica e o ritmo do coração; o diagnóstico de um ataque cardíaco pode ser feito pelas alterações observadas em um ECG.

Como pode ser realizado o diagnóstico diferencial das anemias?

Outros exames que eventualmente podem ser solicitados no diagnóstico diferencial das anemias são as sorologias para vírus associados com anemia, pesquisa de sangue oculto nas fezes e urina, ultrassonografia abdominal com doppler, entre outros.

Que tipo de anemia é mais grave?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

Porque anemia causa tontura?

A tontura e o mal-estar podem também ser um sintoma de anemia, que é quando há uma diminuição acentuada na quantidade de hemoglobina no sangue, o que faz com que exista uma redução da quantidade de oxigênio e nutrientes chegando aos diferentes tecidos do corpo.

O que é uma anemia profunda?

Quando estes valores estão realmente muito baixos, abaixo de 7 g/dl diz-se que a pessoa está com anemia profunda, que tem os mesmos sintomas como, desânimo, cansaço frequente, palidez e unhas fracas, mas muito mais presentes e fáceis de serem observados.

O que pode acontecer se não tratar a anemia?

O que pode ocorrer se o problema não for tratado? Uma piora do quadro geral do paciente, com cansaço progressivo e aos mínimos esforços, com déficit de oxigenação no organismo, causando danos diversos, desde problemas cardíacos até neurológicos.

Porque anemia da dor nas pernas?

Seus sintomas são os mesmos da anemia ferropriva, porém, quando se trata da carência de vitamina B12, acrescenta-se pele amarelada, irritabilidade e comprometimento dos nervos, o que causa formigamento nas pernas e nas mãos, câimbras, queimação nos membros, dificuldade de marcha e fraqueza muscular.

Artigo anterior
O que é drenagem profunda?
Artigo seguinte
O que é ar fresco?