Quais dias pode fazer cobrança?

Perguntado por: Jaime Baptista Figueiredo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

De acordo com a lei, as cobranças — de pessoa física ou jurídica — devem respeitar horários. De segunda a sexta, os credores só podem entrar em contato das 8 h da manhã às 20 h. Nos sábados, o contato para cobrança é permitido de 8 h às 14 h e, aos domingos, é proibido entrar em contato para cobrar dívidas.

É permitido fazer cobrança dia de sábado?

Não são permitidas as ligações de cobrança aos sábados, domingos ou feriados, conforme a Lei Estadual nº 7.868/18.

Qual o horário permitido por lei para fazer cobrança?

O Código de Defesa do Consumidor não especifica horários para cobrança por telefone, mas determina limitações em seu Art. 42, e por isso a maioria das empresas atua de 08:00 às 20:00 em dias de semana e até as 14:00 aos sábados.

Quantos dias de atraso posso receber cobrança?

Nos casos de clientes com 20 dias de atraso, seja ainda mais flexível e sutil, pois pode ser que o consumidor esteja passando por algum problema. Quando a empresa se posiciona de forma amigável, mantém-se o vínculo e o devedor se sente na obrigação de honrar seu débito.

Quando a cobrança é abusiva?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança abusiva é aquela em que ocorrem ameaças, constrangimento físico ou moralmente para pagar o valor.

Ligações de cobrança? Saiba o que fazer | Paz e Dinheiro

22 questões relacionadas encontradas

Como provar cobrança abusiva?

Para provar as ligações indevidas peça para a companhia telefônica a discriminação das ligações realizadas para o seu número. Caso não solucionem e continue sendo importunado, o consumidor pode entrar no Juizado Especial Cível contra a empresa, reclamando reparação por danos morais.

Onde reclamar cobrança abusiva?

O Procon e a Justiça são meios para solucionar tais problemas. Por outro lado, o consumidor deve honrar suas dívidas. Lembrando que o credor pode adotar outras medidas de cobrança, como a inclusão do nome do devedor no cadastro de proteção ao crédito – SPC, penhoras, entre outras ações.

Qual o prazo para cobrança de uma dívida?

De forma ampla, o prazo para prescrição de dívida é de 5 anos, porém o art. 205 do Código Civil lista que a prescrição acontece em 10 anos, “quando a lei não lhe haja fixado prazo menor”.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Qual horário permitido para ligar para clientes?

Pois é, agora elas estão proibidas. Sancionada ontem, pelo governador Luiz Fernando Pezão, a lei 7853 determina que as ligações de telemarketing só podem ser realizada de segunda a sexta, das 8h às 18h. Importunar o cliente fora do horário e em feriados ou fins de semana pode render multa.

Pode fazer cobrança em casa?

Nesse contexto, o Julgador esclareceu que a cobrança do devedor em sua residência, mesmo tratando-se de consumidor, não constitui por si só excesso, pois, no ordenamento jurídico, em regra, o pagamento se realiza no lugar do domicílio do devedor (art. 327 do Código Civil).

Pode haver cobrança aos domingos?

As cobranças por telefones estão proibidas nos domingos e feriados. Quem desrespeitar pode ser multado em até R$ 7,2 milhões. A Lei nº 431/13 vale desde a última quinta-feira em todo o Estado de São Paulo e tem como base o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O que uma empresa de cobrança não pode fazer?

Endividado também tem direitos; saiba o que empresas de cobrança não podem fazer
  • Direito de ser avisado sobre a dívida. ...
  • Não pode expor ao ridículo nem ameaçar o endividado. ...
  • Cobrança tem dia e hora para ser feita. ...
  • Empresas de cobrança não podem contatar terceiros. ...
  • Não podem ser cobrados juros abusivos.

Pode fazer cobrança por WhatsApp?

Cobrança pelo WhatsApp é legal; veja como reconhecer a autenticidade e evitar golpes. Cada vez é mais comum que cobranças de dívidas sejam feitas por WhatsApp em vez de ligações telefônicas. A prática não é ilegal.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança indevida?

Em caso de cobrança irregular, o CDC prevê, em seu artigo 42, que o consumidor terá direito à repetição do indébito em dobro, ou seja, o valor cobrado pelo fornecedor, que tenha sido pago pelo consumidor, deverá ser ressarcido duas vezes e com acréscimo de correção monetária e juros legais.

É crime fazer cobrança indevida?

O art. 71 do CDC considera crime utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Estou sendo cobrado por algo que já paguei?

Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.

Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?

Sim, elas podem.

Embora a legislação garanta a exclusão do título dos birôs de crédito, a dívida permanece ativa até que seja completamente quitada. De modo geral, o produto ou serviço prestado ainda pode ser cobrado pela empresa, seguindo todas as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Quando a dívida ñ caduca?

Uma dívida não caduca depois de 5 anos. Se isso fosse verdade, muitas pessoas deixariam de pagar suas contas para ter vantagem, não honrando seus acordos. As pessoas confundem com o fato que depois de 5 anos o credor retira o nome do devedor da sua lista de cobrança.

O que prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Como comprovar ligações de cobrança?

Primeiramente, ele deve entrar em contato com a empresa, anotando e guardando o número do protocolo do atendimento ou o e-mail enviado, e tudo mais que possa comprovar o fato.

O que é permitido na cobrança?

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

O que não deve ser feito para cobrar uma dívida?

O que não fazer na hora de cobrar uma dívida?
  1. Expor em mídias sociais. O credor não pode expor fotos do devedor em redes sociais, pois tal ação pode ser considerada criminosa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. ...
  2. Reter documentos. ...
  3. Enviar mensagem a terceiros. ...
  4. Inventar valores que não existem.

Como processar empresa de cobrança?

Se avisar a própria empresa sobre a cobrança indevida e não adiantar, o próximo passo é procurar entidades de defesa ao consumidor, como o Procon. Também é possível acionar a justiça por meio de ação judicial, se a situação for muito grave.

Pode ligar para cliente no feriado?

Fica vedada qualquer ligação de telemarketing aos sábados, domingos e feriados em qualquer horário. Além disso, a oferta de produtos, serviços ou telemarketing serão efetuadas mediante utilização pela empresa, de número telefônico que possa ser identificado pelo consumidor.

Artigo anterior
O que os chineses gostam de comer?
Artigo seguinte
O que significa pessoa britânica?