Quais condutas serão realizadas em caso de acidentes com perfuro cortante e por quê?

Perguntado por: Marcos Marcos Barros Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Qual deve a conduta em caso de acidente com produto químico material biológico ou perfurocortante?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que deve ser feito nos casos de acidentes com material perfurocortante ou contato de sangue e outros fluídos corporais em mucosa ou pele não integra?

Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
  • Lavar a área contaminada com água e sabão.
  • Não espremer a área atingida.
  • Não esfregar.
  • Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
  • Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)

Quais os cuidados que deverão ser usados após acidente com um profissional acidentado com material Perfuro-cortante?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  • Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  • Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Como proceder após contaminação com material infectado?

A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.

Videoaula -29 Riscos Biológicos - Parte 4 – Acidentes com material biológico

30 questões relacionadas encontradas

Quais os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico?

Os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico incluem cuidados locais na área exposta, recomendações específicas para imunização contra tétano e, medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorológico para hepatite e HIV .

Quais os cuidados para prevenção de acidentes com Perfuro-cortantes?

Buscar trabalhar com a cultura de segurança; Minimizar riscos através do uso de um controle de engenharia no ambiente ou no próprio perfurocortante (uso de equipamentos com dispositivo de segurança; uso de recipientes de descarte adequados); Eliminar e reduzir o uso de agulhas e outros perfurocortantes, onde couber.

O que fazer para prevenir acidentes com materiais biológicos?

Como evitar os riscos biológicos em hospitais?
  1. evitar ter contato das mãos com o rosto;
  2. não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;
  3. usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Quais são os critérios para controle e contenção dos agentes biológicos?

Quanto aos critérios de classificação de risco dos agentes biológicos destacam-se a infectividade, a patogenicidade e a virulência dos agentes biológicos, bem como a disponibilidade de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, modo de transmissão, estabilidade do agente, origem do material potencialmente patogênico ...

Qual o método mais eficiente para eliminar os microrganismos antes de descartar um material biológico?

Todos os resíduos infecciosos devem ser coletados em sacos autoclaváveis. O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana.

Como se prevenir dos riscos químicos?

Os riscos químicos estão presentes em diferentes ambientes de trabalho e para garantir a proteção do trabalhador é preciso conhecimento e informação.
...
EPIs para Proteção Química
  1. Respiradores.
  2. Óculos de Proteção.
  3. Luvas de Segurança.
  4. Botas de PVC.
  5. Cremes de Proteção.
  6. Avental de PVC.

O que fazer em caso de acidente com material Perfuro-cortante?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Qual NR fala sobre materiais cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Como descartar resíduos Perfuro-cortantes segundo as normas de biossegurança da Anvisa?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

Qual conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?

Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.

Quando exposto a material biológico com presença de sangue e secreções qual conduta devo tomar?

Os acidentes em que profissionais de saúde se expõem a sangue e outros fluidos biológicos devem ser considerados emergência médica, havendo, portanto, necessidade de se priorizar o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.

O que é exposição com material biológico?

É a exposição a sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

O que determina a NR 32 em relação aos materiais Perfuro-cortantes?

objetos pérfuro-cortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. Descarte as agulhas e outros materiais pérfuro-cortantes, sem reencapar, den- tro da caixa apropriada, obedecendo ao limite de enchimento. o descarte seguro dos mesmos.

Qual NR fala sobre risco de corte?

NORMA REGULAMENTADORA 32 - NR 32.

O que a NR32 descreve sobre Perfuro-cortantes?

32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

Quanto à conduta após acidente com material perfurocortante durante o manuseio de material contaminado com sangue ou fluído orgânico Assinale a alternativa correta?

Quanto à conduta após acidente com material perfurocortante durante o manuseio de material contaminado com sangue ou fluido orgânico, assinale a alternativa correta. . Manter a calma é importante, pois o profissional tem cerca de quatro horas para agir.

Quais são os riscos químicos?

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

Quais os principais riscos químicos?

Os principais efeitos causados pelas substâncias químicas:

Efeitos asfixiantes: são causados, por exemplo, por gases como hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros causam dor de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma e até a morte.

Quais são os 3 tipos de medidas de controle dos riscos?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas: Eliminação do risco; Sinalização e Bloqueio do risco; Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Como descartar um material biológico?

Papéis contaminados, luvas, gaze, algodão e outros devem ser recolhidos em lixeiras com tampa e pedal, contendo saco de lixo específico para material infectante. Todo material biológico contaminado que ofereça risco à saúde, deverá ser autoclavado antes do descarte.

Artigo anterior
Como mover um texto em html?
Artigo seguinte
Como são os filhos de Nanã?