Quais complementos são objetos diretos?

Perguntado por: Vera Margarida Sousa Magalhães  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição.
...
Exemplos:
  • Ana vende livros. (livros = objeto direto)
  • O pai abraçou o filho. ...
  • Você conhece o José? (o José = objeto direto)
  • Convidei meus amigos para a festa.

Quais são os objetos diretos?

Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é complemento do objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

O que são objetos diretos exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Como se identifica o objeto direto?

Objeto direto

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

OBJETO DIRETO e OBJETO INDIRETO (Complementos Verbais) || Prof. Letícia

27 questões relacionadas encontradas

O que é objeto direto e objeto indireto exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Quais são os objetos diretos e indiretos?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto.

O que é um objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

O que vem depois do objeto direto?

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo.

O que é pronome de objeto direto?

O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração. ... Cabe, portanto, ao pronome oblíquo exercer a função de objeto da oração, complementando o verbo transitivo.

Quais são os tipos de complementos?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Como identificar um verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto. Para indicar quem está sofrendo a ação, o objeto direto faz duas perguntas: o quê? quem?

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Tem é um verbo transitivo direto?

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

Como classificar objeto indireto?

Objeto indireto (OI) é o complemento verbal que se liga ao verbo por meio de preposição. Esse tipo de complemento aparece com verbostransitivos indiretos (VTI) ou verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

O que é objeto direto e indireto em espanhol?

Conheça agora os pronomes complemento:
  1. 1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LO / LA. Para nosotros(as) – NOS. Para vosotros(as) – OS. ...
  2. 2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LE. Para nosotros(as) – NOS.

Como saber se o ME é objeto direto ou indireto?

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é verbo intransitivo direto?

Verbos que não precisam de complemento

As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.

Quais são os tipos de complementos verbais?

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

O que são os complementos?

Significado de Complemento

substantivo masculino O que é preciso juntar a uma coisa para fazê-la íntegra. Última operação que concluí alguma coisa; remate, acabamento. O que acrescenta uma coisa a outra; acessório. [Gramática] Palavra, expressão ou oração que completa o sentido de um termo oracional.

Como classificar complementos?

O complemento nominal pode ser substantivos, advérbios ou adjetivos. Já o complemento verbal pode ser um substantivo, um pronome ou palavras substantivadas. Outra diferença é a presença de preposição no complemento nominal.

Artigo anterior
Qual é o solvente?
Artigo seguinte
Como colocar um aplicativo na Play Store de graça?