Quais características permitiram o sucesso dos artrópodes?

Perguntado por: Manuel Pedro Soares  |  Última atualização: 2. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Uma característica importante dos artrópodes é a presença de exoesqueleto quitinoso, que, além de proteger o seu corpo, por ser impermeável, permitiu que os artrópodes pudessem conquistar os mais diversos ambientes.

Qual é a principal característica dos artrópodes que contribui para o seu sucesso evolutivo?

A presença desses apêndices articulados, corpo segmentado e exoesqueleto contribuíram para o sucesso do grupo. A presença de um exoesqueleto (esqueleto externo) de quitina é uma característica marcante nesses invertebrados.

Quais características fazem dos artrópodes organismos bem sucedidos no planeta?

Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina. O exoesqueleto desses animais funciona como ponto de fixação para músculos que promovem a movimentação dos apêndices e garante proteção contra perda excessiva de água e predadores.

Que adaptações evolutivas permitiram que os artrópodes fossem tão bem sucedidos?

Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodestêm parentesco evolutivo com os anelídeos.

Qual é a característica que define os artrópodes?

Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto. Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior.

Artrópodes - Brasil Escola

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as características mais importantes que distinguem os artrópodes?

As principais diferenças entre os grupos de artrópodes estão relacionadas com a divisão do corpo desses animais, o número de patas e a presença de antenas e asas. Os artrópodes são o grupo de animais mais numeroso do planeta.

Por que os artrópodes conseguiram atingir tamanha diversidade e abundância?

Essas estruturas especializaram-se não apenas na movimentação do corpo mas também no desempenho de muitas outras funções tais como alimentação (auxílio na captura e trituração dos alimentos), reprodução e na percepção de estímulos. Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes.

Qual o nome do processo que permite o crescimento dos artrópodes?

Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento.

Porque os artrópodes são considerados os dominadores do mundo?

Com mais de 1 milhão de espécies descritas, os artrópodes representam 80% do Reino Animal e, por isso, são os verdadeiros “donos” da Terra.

Quais adaptações ocorreram no corpo dos insetos para seu sucesso na vida terrestre?

Os insetos, assim como todos os artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso que garante proteção ao corpo do animal, apêndices articulados, musculatura desenvolvida e simetria bilateral. Além dessas características comuns, observa-se a presença de algumas importantes peculiaridades.

Qual o animal mais numeroso do mundo?

Os animais mais numerosos do mundo são os insetos. Insecta corresponde à classe dos artrópodes e compreende o maior grupo de criaturas no reino animal. Existem entre 23 e 32 ordens de insetos.

Quais são os 4 grupos de artrópodes?

Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!

Qual foi a principal função adaptativa do exoesqueleto dos artrópodes na conquista do ambiente terrestre?

O exoesqueleto dos aracnídeos (e demais artrópodes) evita a perda excessiva de água permitindo a grande irradiação adaptativa desses animais no ambiente terrestre.

Quais as vantagens evolutivas dos artrópodes?

Os artrópodes são animais que apresentam como uma de suas principais características a presença de um exoesqueleto quitinoso, uma estrutura importante para sua proteção, mas que impede o animal de crescer de maneira contínua (forma de crescimento observada na maioria dos animais).

Quais as características morfológicas observadas em todos os insetos no estágio adulto importantes para diferenciá los dos ácaros?

São facilmente distinguidos dos insetos (Figura 2) porque, de um modo geral, apresentam quatro pares de patas no estágio adulto e não apresentam antenas. Os ácaros são, de modo geral, pequenos e apresentam como característica principal a redução da segmentação.

Qual é o animal não tem pernas?

Platelmintos

São animais de corpo achatado, fino, mole e sem patas. Existem platelmintos de vida livre ou parasitas como a tênia e as planárias.

Por que o filo Arthropoda se tornou o mais diversificado do planeta?

A presença de um esqueleto externo, o exoesqueleto, permitiu com que os artrópodes conquistassem os mais diferentes ambientes.

Qual a importância dos artrópodes para a saúde?

Em Saúde Pública é dada maior importância aos vetores, isto é, aos artrópodos capazes de transmitir agentes infecciosos. O combate a esse grupo de artrópodos visa, fundamentalmente, a prevenir a trans- missão de doenças a eles relacionadas.

Qual é a classificação dos artrópodes?

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta.

Qual o grupo de invertebrados pode ser considerado evolutivamente mais próximo dos artrópodes?

Existe praticamente um consenso entre os pesquisadores de que os artrópodes seriam mais relacionados com um pequeno grupo de invertebrados, os Tardígrados, com os quais compartilhariam um ancestral comum e exclusivo, formando, portanto, um grupo monofilético.

Como se chama as transformações no corpo de alguns artrópodes?

Alguns artrópodes, como a maioria dos insetos, sofrem um processo chamado de metamorfose, onde ocorre uma transformação do seu corpo e do seu modo de vida.

Qual é a principal característica dos artrópodes que contribui para o seu sucesso evolutivo?

A presença desses apêndices articulados, corpo segmentado e exoesqueleto contribuíram para o sucesso do grupo. A presença de um exoesqueleto (esqueleto externo) de quitina é uma característica marcante nesses invertebrados.

Que adaptações evolutivas permitiram que os artrópodes fossem tão bem sucedidos?

Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodestêm parentesco evolutivo com os anelídeos.

Porque a muda é tão importante para o artrópode?

MUDA OU ECDISE

O exoesqueleto de quitina é uma estrutura de proteção externa (contra choques físicos e desidratação) presente nos insetos e demais artrópodes que confere sustentação aos músculos e órgãos.

Artigo anterior
Qual Operadora tem SMS ilimitado?
Artigo seguinte
Como Consultar processo no PJe TJMG?