Quais autores falam sobre alfabetização e letramento?

Perguntado por: Raúl Faria Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
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dentre os principais autores Soares, Batista (2005); Tfouni (2010); Feil (1987); Cambi (1999); Melo apud Marrou (1971); Soares, Galvão, 2004; Santos (2018); Cagliari (2001); Ferreira (1995); Aquino (2017); Moser (2008). Palavras chave: Alfabetização. Letramento. Ensino fundamental.

Qual o pensador que trata na disciplina sobre alfabetização e letramento?

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois teóricos muito abordados em qualquer curso de alfabetização estruturado, bem como na faculdade de pedagogia ou licenciaturas. Eles elaboraram teorias no campo da neurociência, biologia e psicologia, mas que se adequam à educação perfeitamente.

O que Paulo Freire diz sobre alfabetização e letramento?

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

O que os autores falam sobre alfabetização?

Segundo Soares (2006, p. 15): "Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita [...]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas".

O que Magda Soares fala sobre alfabetização e letramento na educação infantil?

Magda Soares diz que letramento é o processo contínuo da alfabetização, é a pratica de ler e escrever. Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado.

Alfabetização e Letramento

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O que diz Vigotski sobre a alfabetização?

O conceito de desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky é fundamental para a alfabetização de adultos porque deixa claro que a aquisição da escrita não se processa espontaneamente em ambientes culturais. Há necessidade da intervenção intencional, sistematizada, do profissional alfabetizador, em ambiente escolar.

Qual a teoria de aprendizagem de Vygotsky?

1 → O que diz a teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.

Como se dá a aprendizagem Segundo Vygotsky?

A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.

Qual a teoria de Magda Soares?

Magda Soares aborda a teoria da Psicogênese da língua escrita, desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986), apresentando evidências de todos os estágios que compõem essa teoria através de exemplos produzidos por alunos em processo de alfabetização.

Em que consiste o processo de alfabetização Magda Soares?

Sintetizando com outras palavras o mesmo termo, a escritora define: “A alfabetização – faceta linguística da aprendizagem inicial da língua escrita – focaliza, basicamente, a conversão da cadeia sonora da fala em escrita.” (SOARES, 2016: 38).

Qual a importância da alfabetização e letramento na educação infantil?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Qual livro de Paulo Freire fala sobre alfabetização?

"Educação como Prática de Liberdade" (1967)

"Fala sobre um método de alfabetização de adultos, mas para isso, Freire faz um passeio pelo passado e conta de suas experiências. O livro me impactou porque, logo no início, coloca para reflexão a importância da compreensão em torno do que é existir.

Como alfabetizar Paulo Freire?

A partir do início do mês de abril de 2021, ofereceremos o curso 'Como Alfabetizar com Paulo Freire' – Edição 2021. Serão 16 videoaulas, divididas em 2 módulos de 8 videoaulas cada. Como alfabetizar estabelecendo o necessário diálogo, amoroso, sensível, entre saber popular e saber científico?

O que Emília Ferreiro defende?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Quem é Magda Soares qual a sua importância para o mundo da alfabetização e letramento?

Professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1990 Magda fundou nessa instituição o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), do qual continua sendo pesquisadora atuante e diretora emérita.

O que é letramento para Emília Ferreiro?

A palavra letramento é tradução de literacy. Em sua origem, ela significa alfabetização e muito mais. ... Mas é muito importante compreender que a expressão computer literacy não designa a habilidade de usar a língua escrita por meio de um computador.

O que é linguagem Magda Soares?

Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental.

Quais são as três grandes concepções de alfabetização?

O bê-á-bá dos métodos de Alfabetização
  • MÉTODO ALFABÉTICO OU SOLETRAÇÃO. COMO É: É considerado o mais antigo dos métodos. ...
  • MÉTODO FÔNICO OU FONÉTICO. COMO É: Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. ...
  • MÉTODO SILÁBICO. ...
  • PALAVRAÇÃO. ...
  • SENTENCIAÇÃO. ...
  • MÉTODO GLOBAL.

O que defende Ana Teberosky?

Ana Teberosky - Acreditar que o aluno pode aprender é a melhor atitude de um professor para chegar a um resultado positivo em termos de alfabetização. A grande vantagem de trabalhar com os pequenos é ter a evolução natural a seu favor.

Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?

É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.

Como se dá a aprendizagem na concepção de Vygotsky a partir da perspectiva Histórico-cultural da educação?

As atividades mediadas pelo professor provoca uma série de transformações no aluno. Essas transformações ocorrem segundo Vigotski, em virtude da reconstrução por parte do educando da atividade externa, que passa ocorrer internamente, por meio de signos, da relação com o outro e com o meio.

Como se dá o processo de aprendizagem?

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

Quais são as principais teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual é para Vygotsky o elemento chave do desenvolvimento e da aprendizagem?

A linguagem é um signo mediador por excelência por isso Vygotsky a confere um papel de destaque no processo de pensamento. Sendo esta uma capacidade exclusiva da humanidade. Através da fala podemos organizar as atividades práticas e das funções psicológicas.

Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?

Para Vygotsky, há dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos - representações mentais que substituem objetos do mundo real. Segundo ele, o desenvolvimento dessas representações se dá sobretudo pelas interações, que levam ao aprendizado.

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