Quais as vias de administração intramuscular?
Perguntado por: Miguel Guerreiro Freitas | Última atualização: 7. April 2025Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)
Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.
Quais são as vias intramuscular?
Via intramuscular (IM) é aquela que possibilita a injeção de um composto diretamente no tecido muscular. Para tanto, são utilizadas técnicas específicas, além de seringas e agulhas de diferentes calibres e comprimentos. Outros pontos a se considerar são: Volume de medicamento a ser injetado.
Quais os 3 locais de administração da intramuscular?
Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).
Quais os tipos de injeção intramuscular?
A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.
Quais são os tipos de vias de administração?
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
Administração de Medicação Intramuscular
Qual a via de administração mais lenta?
retal: método utilizado quando o paciente apresenta vômitos, se encontra inconsciente ou não consegue deglutir. A absorção é feita pela mucosa retal, sendo bem mais lenta. Em geral, os medicamentos administrados por esta via são em forma de supositórios.
Qual é o ângulo da via intramuscular?
O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.
Qual é a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Qual a seringa para intramuscular?
Seringa de 5ml: pode ser usada para aplicação de medicamentos por via intramuscular; Seringa de 10ml: serve para aplicação de soluções endovenosas; Seringa de 20ml: indicada para aplicação de medicação por via endovenosa; Seringa de 60ml: usada para aplicação de soluções de grande volume e dieta enteral.
Quantos ml pode ser aplicado intramuscular?
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
O que é via parenteral intramuscular?
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
Porque não pode massagear o local da injeção?
O local da injeção não deve ser massageado porque fazer isso pode aumentar a taxa de absorção.
Porque o bisel tem que ser lateralizado?
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Onde é a via intradérmica?
Escolher o local de aplicação, preferencialmente no antebraço 3 a 4 dedos da fossa anticubital e 5 dedos acima do punho, que não seja pigmentado ou tenha muitos pelos.
Onde fica a via parenteral?
A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.
Onde é aplicada a injeção subcutânea?
A injeção subcutânea é uma técnica na qual um remédio é administrado, com uma agulha, na camada adiposa que fica por baixo da pele, ou seja, na gordura corporal, principalmente da região abdominal.
Onde aplicar injeção no glúteo?
A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.
Qual a posição do bisel na injeção intramuscular?
Para Via Intramuscular
Bisel LATERALIZADO, no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º, Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário da fibra muscular, aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Onde é o vento glúteo?
Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças (HOCHSTETTER, 1954).
Qual a via que não têm absorção?
Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.
Qual é a via de administração mais rápida?
Injeção Intramuscular
Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).
O que acontece se aplicar injeção subcutânea no músculo?
Não haverá grandes malefícios, posto que o medicamento, mesmo quando injetado corretamente no subcutâneo, só exercerá seu efeito uma vez que seja absorvido e ganhe acesso à corrente sanguínea.
Quem nasce em abril e que signo?
Quais as cores das velas?