Quais as partes de uma Pteridófita?

Perguntado por: Mafalda Marques de Nascimento  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

O corpo das pteridófitas já pode ser dividido em raiz, caule e folhas. No caule, estão presentes os vasos condutores que nutrem todo o organismo. O caule pode ser subcutâneo e crescer abaixo do solo, ou, ainda, paralelo à sua superfície, sendo, assim, chamado de rizoma.

O que tem na pteridófitas?

Pteridófitas atuais estão agrupadas em dois filos: Lycopodiophyta e Monilophyta. Diferem-se das briófitas por serem vasculares, apresentarem raiz, caule e folhas e possuírem a fase esporofítica como dominante. Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.

Como identificar uma Pteridófita?

As pteridófitas são plantas vasculares sem sementes. As samambaias, avencas, cavalinhas e licopódios compõem o grupo das pteridófitas. As pteridófitas habitam principalmente ambientes úmidos e sombreados. Os filos Lycopodiophyta e Monilophyta agrupam os representantes atuais de pteridófitas.

O que é uma planta pteridófitas?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Como são classificadas as pteridófitas?

→ Classificação das pteridófitas

Segundo os autores Ray Evert e Susan Eichhorn, podemos classificar as plantas vasculares sem sementes atuais em dois filos: Lycopodiophyta e Monilophyta. No filo Lycopodiophyta, temos os licopódios e as selaginelas. No filo Monilophyta, temos as samambaias e as cavalinhas.

BOTÂNICA - PLANTA PTERIDÓFITA

44 questões relacionadas encontradas

Como são chamadas as estruturas reprodutivas das pteridófitas?

As pteridófitas não apresentam flores ou sementes, sendo que as folhas, que são divididas em folíolos, apresentam função reprodutiva. Na parte inferior dos folíolos, encontram-se distribuídos esporângios, os soros. Cada esporângio é uma estrutura fechada onde células-mãe sofrem meiose e originam esporos.

Quais são as características das plantas pteridófitas?

Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber).

Qual é a diferença entre briófitas e Pteridófita?

As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez para toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.

Como vivem as pteridófitas?

Plantas pteridófitas são aquelas plantas que não têm semente. Isso acontece devido ao fato de serem traqueófitas e seu gametófito crescer sem ligação ao esporófito. Como exemplos de plantas pteridófitas você deve conhecer as samambaias e avencas, que geralmente são usadas como ornamentação.

Qual é a reprodução das pteridófitas?

O ciclo reprodutivo das pteridófitas, assim como o de outras plantas, apresenta uma fase haploide e outra diploide. As pteridófitas são plantas vasculares sem flores, sementes ou frutos. Como exemplo de pteridófitas, podemos citar as samambaias e avencas, vegetais bastante utilizados para ornamentação.

Quantas pteridófitas existem?

As pteridófitas constituem as plantas vasculares sem sementes, sendo atualmente classificadas em cinco classes – Lycopodiopsida, Psilotopsida, Equisetopsida, Marattiopsida e Polypodiopsida. As pteridófitas estão representadas por cerca de 10.500 espécies em todo mundo, sendo que a maioria ocorre nos trópicos.

Qual a planta que não tem flor e nem fruto?

Pteridófitas ou plantas vasculares sem sementes: possuem os chamados vasos condutores. As plantas desse grupo têm raízes, caule e folhas, e não apresentam sementes, flores e frutos. São exemplos de pteridófitas as samambaias e avencas.

Por que as pteridófitas são maiores que as briófitas?

Uma implicação importante dessa característica é o tamanho que essas plantas podem alcançar – geralmente, pteridófitas são muito maiores do que as briófitas, uma vez que podem levar eficientemente recursos da raiz para outras partes do vegetal, não sendo a distância entre elas um impeditivo imediato para o seu ...

O que é o Protalo?

Gametófito, mais ou menos independente, formado a partir da germinação do esporo e que ocorre em plantas não produtoras de sementes (musgos, fetos e equisetíneas). O protalo desenvolve órgãos reprodutores masculinos, os anterídios, e femininos, os arquegónios.

Qual é a função da samambaia?

Qual a função da samambaia? A samambaia é um umidificador natural e exerce um papel importante nas áreas internas e externas em que fica exposta. Isso porque, a planta quando libera umidade ela remove poluentes como benzeno, xileno e formaldeído contribuindo com a melhora na qualidade do ar.

O que é pteridófitas briófitas?

Briófitas e Pteridófitas fazem parte do grupo das criptógamas, plantas que não possuem sementes. As criptógamas participam do Reino Vegetal. Este Reino tem como características serem pluricelulares, eucariontes e autotróficos (realizam fotossíntese).

O que uma Briófita é uma Pteridófita têm em comum?

De modo geral, briófitas e pteridófitas compartilham várias semelhanças, como o porte mais reduzido (elas não costumam crescer tanto) e a ausência de flores, frutos e sementes. Essa última característica, inclusive, faz com que elas sejam classificadas como plantas criptogramas.

Qual é a classe da samambaia?

Os fetos e samambaias têm tradicionalmente sido agrupados na classe Filices.

Quem são as Traqueófitas?

Conjunto de várias plantas que contêm sistema vascular. Exemplos são as samambaias e as espécies que contêm sementes. Conjunto de várias plantas que contêm sistema vascular.

O que são os pontinhos marrons da samambaia?

Nesses pequenos pontos marrons nas folhas da samambaia, são produzidos os esporos.

Qual é o nome do gameta feminino das briófitas?

O gameta feminino das briófitas é denominado oosfera, enquanto o gameta masculino recebe o nome de anterozoide. Alternativa “a”. A fase do ciclo de vida das briófitas indicada pelo número 1 é a de esporófito, ou seja, a fase produtora de esporos.

Qual é a importância do vento na reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Os esporos geralmente são levados pelo vento e são germinados ao encontrar um substrato em condições favoráveis (ambientes úmidos) e assim formam o prótalo.

Em que período surgiram as pteridófitas?

A parede celular das plantas é completa com lignina e compostos fenólicos e fundamentais para o revestimento dos vasos. Acredita-se que a pteridófitas tenha surgido a 460 milhões de anos.

Qual é a importância econômica das pteridófitas?

A principal importância econômica das Pteridófitas plantas, principalmente orquídeas e outras samambaias. Muitas espécies vêm sendo usadas na medicina, cerca de 220 espécies e, destas, aproximadamente 60 espécies são usadas no Brasil, entre elas, Dicranopteris pectinata (Willd.)

Artigo anterior
Em qual EP Luffy perde sua tripulação?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre fisioterapia aquática e hidroterapia?