O que e nutricao capilar?

Perguntado por: Liliana Joana Henriques Carvalho  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

O que é nutrição capilar
A nutrição capilar consiste na reposição de lipídios (gorduras) que compõem o fio. Ela é indicada, principalmente, para pessoas que possuem algum tipo de química, tintura ou alisamento no cabelo. Algumas características dos fios podem indicar a necessidade de nutrir o cabelo. ... Cabelos ressecados.

Para que serve a nutrição do cabelo?

Já a nutrição é responsável por repor a oleosidade natural dos fios, etapa também conhecida por umectação. Entre os seus benefícios estão facilitar o desembaraçar, realçar a luminosidade, diminuir o frizz, promover maciez e, inclusive, deixar cachos mais definidos.

O que usar para nutrição capilar?

Na etapa de nutrição do cronograma capilar com receitas caseiras, você pode utilizar: qualquer óleo vegetal, como de amêndoas, de abacate, azeite de oliva, de coco, e etc, manteigas vegetais, como de cupuaçu, cacau, karitê, creme de leite, leite de coco, abacate, leite de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e nozes.

Quando devo fazer nutrição capilar?

De maneira geral, cabelos saudáveis podem ser nutridos uma vez a cada 15 dias, mas se você tem cabelos cacheados, crespos ou que sofram alguma alteração química com frequência, a nutrição capilar pode ser feita até duas vezes por semana.

Como fazer nutrição capilar caseiro?

Receitinha passo a passo:
  1. Misture 2 colheres da sua máscara queridinha com 1 colher de óleo vegetal;
  2. Então aplique a mistura nos cabelos, mecha por mecha, evitando sempre a raiz;
  3. Em seguida, deixe agir de 20 a 30 minutos e, depois, enxágue;
  4. Utilize um condicionador e finalize como de costume.

Hidratação, nutrição e reconstrução, qual a diferença?

41 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma boa nutrição nos cabelos?

Como fazer a nutrição capilar
  1. 1º passo: Lave os cabelos com shampoo.
  2. 2º passo: Aplique uma máscara de tratamento rica em óleos.
  3. 3º passo: Deixe agir por 20 minutos.
  4. 4º passo: Enxágue.
  5. 5º passo: Aplique o condicionador e enxágue novamente.
  6. 6º passo: Finalize como de costume.

O que usar na etapa de nutrição do cronograma capilar?

TURBINANDO A ETAPA DE NUTRIÇÃO
  1. Óleo de coco;
  2. Óleo de rícino;
  3. Outros óleos vegetais (abacate, girassol, jojoba, macadâmia, ojon, argan, murumuru, buriti, semente de uva, amêndoas etc);
  4. Manteiga de carité;
  5. Ampolas de óleos;
  6. Azeite de oliva.

Qual diferença entre nutrição e hidratação?

A nutrição nada mais é que a reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde da fibra capilar, pois compõem a estrutura do fio. Enquanto a hidratação irá repor a água e algumas vitaminas, a nutrição irá repor alguns nutrientes que vão deixar as madeixas mais revitalizadas.

O que é Hidratacao nutrição e reconstrucao?

Agora que você já sabe que a hidratação é responsável por repor a água dos fios, a nutrição fornece nutrientes para o crescimento e fortalecimento da fibra capilar, e a reconstrução cria uma película que sela e protege os fios danificados, ficou ainda mais fácil cuidar dos seu cabelo cacheado não é verdade?

Qual a diferença entre nutrição e umectação?

Uma coisa que pouca gente sabe é que a Umectação é uma forma de Nutrição. ... Na Umectação a gente não usa produtos prontos com carga de óleos como na Nutrição, mas sim usamos os óleos 100% vegetais (ou manteigas) puros direto no cabelo!

O que é nutrição e umectação?

Umectação é quase a mesma coisa que nutrição: tratamento à base de óleos. Só que é feito de um jeito um pouco diferente. Invés de você colocar o óleo na máscara, você vai passar direto nos cabelos secos. ... Não precisa ensebar o cabelo, mas vai deixar de um jeito que óleo penetre nos fios.

Qual a ordem correta do cronograma capilar?

A ordem, via de regra, é nutrição, hidratação e reconstrução. Quem só tem os fios ressecados pode fazer apenas a hidratação seguidamente. Donas de cabelos com muita química se dão bem com o cronograma completo.

O que usar em cada fase do cronograma capilar?

Dentro de cada etapa do cronograma capilar, é importante usar pelo menos a máscara de tratamento com função de nutrição, hidratação e reconstrução. No entanto, vale a pena complementar os cuidados com outros produtos como shampoo, condicionador e creme de pentear que tenham a mesma função da máscara usada.

Pode hidratar e nutrir o cabelo no mesmo dia?

Mas você sabia que é possível juntar dois tratamentos em um ou mesmo fazê-los no mesmo dia? Muitas mulheres que amam tratar dos fios em casa, em algum momento podem ter essa dúvida. A gente responde: sim, é muito possível e dá super certo!

Quais os produtos certos para fazer o cronograma capilar?

Procure por produtos com: pantenol, glicerina, extratos vegetais (como aloe vera e babosa), vitaminas, colágeno, mel, sacarose ou proteínas hidrolisadas.

O que se usa na fase de hidratação no cronograma capilar?

Principais ativos para hidratação dos cabelos
  1. D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  2. Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  3. Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  4. Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios.

Como fazer cronograma capilar no cabelo?

A agenda funciona assim: você escolhe 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Não importa o tipo do seu cabelo - liso, ondulado, cacheado ou crespo - a quantidade de dias por semana pode ser a mesma.

O que fazer primeiro no cronograma capilar?

Sempre comece pela hidratação. O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

O que fazer primeiro reconstrução ou hidratação?

É importante que a reconstrução seja feita antes da nutrição ou da hidratação para garantir que sejam percebidos os resultados desses procedimentos.

Como deve ser o passo a passo do cronograma capilar?

Como falamos anteriormente, o passo a passo do cronograma capilar é formado por três etapas distintas: hidratação, nutrição e reconstrução.
...
Confira como o seu cabelo será beneficiado em cada passo a passo do cronograma capilar!
  1. 1 – Hidratação Capilar. ...
  2. 2 – Nutrição Capilar. ...
  3. 3 – Reconstrução Capilar.

Qual a diferença entre hidratação nutrição reconstrução e umectação?

Hoje, os mais eficientes e acessíveis são a hidratação - que já é antiga queridinha das mulheres -, a nutrição, que repõe nutrientes ao fio inteiro, a reconstrução, que é ideal para cabelos elásticos e que sofreram com processos químicos, e a umectação, que ganhou força recentemente e é perfeita para cabelos muito ...

Qual a diferença de pré Poo e umectação?

A umectação é feita com o óleo capilar aplicado por todo o cabelo. ... No pré-poo, no entanto, usa-se o óleo de cabelo - ou também cremes de pentear e de tratamento - para formar uma camada protetora no fio que vai manter a oleosidade natural que as madeixas precisam, geralmente retirada pelo shampoo.

Quantas vezes deve fazer umectação?

Normalmente o processo é feito a cada 10 dias, entretanto, se o seu cabelo é cacheado ou afro, você pode e deve fazer a umectação uma vez por semana já que esse tipo de fio tende a ressecar com mais facilidade.

Quais são os melhores oleos para fazer umectação?

Quais os melhores óleos para usar na umectação?
  • Óleo de argan. Não é nenhuma surpresa que esse seja um dos óleos dessa lista, já que é um dos mais populares quando falamos de tratamentos capilares. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de coco. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Óleo de rícino.

Artigo anterior
O que a peste negra fazia?
Artigo seguinte
O que fazer no inverno?