Quais as vertentes da metafísica e o que elas estudam?

Perguntado por: Rebeca Sousa de Miranda  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

Um ramo central da metafísica é a ontologia, a investigação sobre as categorias básicas do ser e como elas se relacionam umas com as outras. Outro ramo central da metafísica é a cosmologia, o estudo da totalidade de todos os fenômenos no universo.

Quais são as principais vertentes da metafísica?

São elas: Ontologia: é a ciência do ser enquanto ser. ... Teologia: é a ciência que estuda a existência de Deus. A metafísica é tida pelos filósofos cristãos como teologia natural, ou seja, o estudo sobre Deus baseado na razão e sem o auxílio da revelação que Deus teria feito de si mesmo nas escrituras.

O que é metafísica E o que ela estuda?

O que é metafísica? A metafísica é mais que uma área de estudo da filosofia, ela é um sistema filosófico. Busca a compreensão do mundo por meio de certas vias, como a ontológica ou a teológica, mas ela sempre busca uma compreensão da realidade suprassensível.

Quais são as três áreas de estudos da metafísica?

Quais são as vertentes da metafísica?
  • Ontologia: é a ciência do ser enquanto ser. A palavra vem de onto (ser) e logos (estudo). ...
  • Teologia: é a ciência que estuda a existência de Deus. ...
  • Gnosiologia: é o ramo da filosofia que estuda como a inteligência conhece as coisas.

Como se divide a metafísica?

Na época medieval, mais especificamente na tradição escolástica a metafísica se divide em dois campos, a “metafísica geral” e a “metafísica especial”.

Qual o Seu Maior Desejo Lei Quântica do Pensamento Positivo REALIZE TUDO!

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 causas da metafísica?

As quatro causas
  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

Quais são os princípios da metafísica?

Os primeiros princípios da Metafísica descrevem justamente os princípios lógicos da identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Essas relações servem para garantir a realidade do mundo. Dados esses três princípios lógicos, Aristóteles fundamentou o que foi chamado de Etiologia, isto é, o estudo da Causa.

Quais são as principais características da metafísica?

A metafísica, no âmbito do pensamento filosófico, pode ser considerada como uma espécie de busca por verdades e conceitos absolutos, a-históricos, atemporais e universais.

Quais são os três princípios da metafísica em Aristóteles?

A Metafísica de Aristóteles

Identidade: Uma proposição é sempre ela mesma. Não contradição: Uma proposição só pode ser falsa ou verdadeira, não ambas. Terceiro excluído: Não existe terceira hipótese para uma proposição, apenas falsa ou verdadeira.

Quais são os tipos de metafísica?

Desse modo, no âmbito da chamada metafísica especial teríamos as seguintes subdivisões: a teologia racional, que trata do Ser divino e de suas relações com os demais seres; a cosmologia racional, que trata dos princípios fundamentais da constituição do cosmos (a natureza da matéria, do vácuo, etc.); e a psicologia ...

Quem estuda a metafísica?

O que estuda a Metafísica

Metafísica é uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc.).

Como podemos definir a metafísica?

Termo: Meta Física

Quantidade estimada de bens ou serviços a serem entregues, obtidos ou prestados por ação, de forma regionalizada, no exercício financeiro.

Quem foi o criador da metafísica?

ARISTÓTELES filósofo grego (383-322 a.C.), discípulo de Platão, foi o criador da Metafísica, da Lógica, da Política e de outras ciências que fizeram parte da Filosofia até a Filosofia moderna.

Como Aristóteles definiu a metafísica?

Assim, para Aristóteles a metafísica é a ciência mais elevada, suprema, pois ir às causas das causas terá que se chegar numa causa incausada necessariamente, que só pode ser admitida pela existência de um Deus supremo, que pensa e contempla a si mesmo. E a admiração, fonte do filosofar, é uma atitude metafísica.

Qual o sinônimo de metafísica?

[Figurado] Transcendente; subtil ; abstracto ; obscuro.

Quais os objetos da metafísica segundo Aristóteles?

Substância, forma, matéria, ato e potência.

Qual a origem da metafísica?

A Metafísica é um campo bem antigo da Filosofia, surgiu lá na Grécia Antiga quando um camarada chamado Aristóteles decidiu investigar a essência do mundo. Embora essa ideia não fosse nada inédita para época, pois os filósofos pré-socráticos já buscavam explicações a respeito do mundo.

Qual é a teoria das 4 causas para Aristóteles?

De modo geral, a doutrina de Aristóteles contempla os seguintes quatro tipos de causas: as materiais (relativas ao que algo é feito), as formais (relativas ao que algo é), as eficientes/motoras (relativas ao que ou quem o produziu), e as finais (relativas à finalidade, télos, ou para quê; ou seja, àquilo que algo visa ...

O que é a metafísica moderna?

Podemos caracterizar a metafísica na modernidade como uma metafísica do sujeito ou, mais precisamente, a filosofia moderna como uma filo- sofia do sujeito. A afirmação do homem como sujei- to caracteriza uma nova fase filosófica, o que sig- nifica também a descoberta do sensível.

Quais idéias levaram o fim da metafísica?

No período contemporâneo dois fatores influenciaram o “fim da metafísica”: de um lado a absolutização da razão cientifica onde houve um avanço tecnicista. Por outro lado à reação para uma não absolutização da razão, onde a pretensão não é mais um saber unificado, mas um saber dominado pela razão.

Qual é a diferença entre metafísica e ontologia?

A diferença ontológica consiste no fato de significar que o ser não é o ente, logo, ele não pode ser pensado do mesmo modo que pensamos os entes. A metafísica nunca pensou na diferença entre ser e ente, acabando por pensar o ser como se ele fosse um ente possível.

Como se pronuncia metafísica?

Qual é a pronúncia de 'metafísica' em Português?
  1. metafísica {f. } /mɛtafiːsɪt͡sa/
  2. metafísico {m. } /mɛtafiːsɪt͡sɔ/
  3. metafísico {adj. m. } /mɛtafiːsɪt͡sɔ/
  4. naturalismo metafísico {m. } /naturalɪsmɔ mɛtafiːsɪt͡sɔ/

Artigo anterior
Qual mais resistente Courvin ou Corino?
Artigo seguinte
O que caracteriza um ambiente de trabalho insalubre?