Quais as variações linguísticas dentro de uma mesma língua?

Perguntado por: Nádia Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma. O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social.

Quais são os tipos de variações da língua?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

O que é variedade linguística e quais são elas?

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

O que é variações de língua?

A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

Como identificar uma variação linguística?

Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios!
...
As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:
  1. nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;
  2. no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;
  3. nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

Variação Linguística [Prof Noslen]

17 questões relacionadas encontradas

O que é variação geográfica exemplos?

Variações geográficas (diatópicas)

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

Qual dos fatores influenciam a variação linguística?

As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc.

O que é variação Social exemplos?

Variação social ou diastrática

É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.

O que é variação linguística PDF?

O que é a variação linguística? É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística.

O que é variação histórica exemplos?

Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.

O que é variação linguística é preconceito linguístico?

Quando apontamos uma variação linguística como erro, cometemos o que chamados de Preconceito Linguístico. A língua é dinâmica e está sujeita a inúmeras variações.

O que é variação linguística 7 ano?

Variação linguística é uma expressão empregada para denominar como os indivíduos que compartilham a mesma língua têm diferentes formas de utilizá-la.

O que é variação linguística para Labov?

Como afirmaria o próprio Labov (1972), concebendo a variação linguística como um fenômeno sistemático, e não aleatório, através da correlação entre fatores linguísticos e fatores sociais, poder-se-ia superar a barreira erguida pelos estruturalistas americanos de que a mudança linguística não poderia ser observada em ...

Como lidar com a variação linguística em sala de aula?

Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.

O que é variação cultural exemplos?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

O que é variedade linguística social?

Variação linguística social (diastrática)

As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais.

O que é uma variação geográfica?

Variação geográfica (diatópica)

Trata-se da variação linguística relacionada à localização geográfica: diferentes cidades, estados ou regiões podem ter particularidades que vão desde o sotaque e o léxico às construções sintáticas.

O que é dialeto e exemplos?

Os dialetos pertencem à categoria de variação diatópica, pois se referem às características do idioma – pronúncia (sotaque), vocabulário, gramática – em determinada região. Por exemplo, as palavras “aipim”, “mandioca” e “macaxeira” designam o mesmo alimento, porém o emprego delas varia conforme a região.

Qual a principal contribuição de Labov aos estudos linguísticos?

A grande contribuição das idéias labovianas é, sem dúvida, o avanço dos estudos sociolingüísticos. A importância de estudar a língua como objeto de construção social, considerando a singularidade do ser humano, tanto como a língua.

Quais os resultados gerais encontrados por Labov com base no trabalho realizado em Martha's Vineyard?

O estudo de Labov (2008 [1972]) sobre a centralização de /ay/ e /aw/ como marcador de identidade local realizado em Martha's Vineyard destaca que falantes com características sociais semelhantes diferem no grau de centralização na medida em que diferem em sua orientação (positiva ou negativa) para o local, Martha's ...

Qual a diferença entre variável e variante?

Lembre-se: variável corresponde a um aspecto ou categoria da língua que se encontra em variação; variantes são as formas individuais que “concorrem” em uma variável.

Qual é a importância do estudo da variação linguística?

A variação linguística se faz importante, porque de acordo com a sociolinguística, essas diferenças carregam a história de cada povo, cada comunidade. Nesse sentido, essa diversidade na escrita e na fala são um apanhado dos modos de vida dos nativos falantes da língua portuguesa.

Qual é a habilidade EF69LP55?

Habilidade: EF69LP55 - Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

O que pode explicar a diversidade linguística no Brasil?

As linguistas Mussalin e Bentes defendem que vários fatores são responsáveis pelas variantes linguísticas, como a idade do falante ou o ambiente que o falante costuma frequentar e passar mais tempo.

O que é o preconceito linguístico?

O preconceito linguístico é todo juízo de valor negativo sobre variedades linguísticas presentes no nosso idioma.

Artigo anterior
Quem é o autor da regra do jogo?
Artigo seguinte
Pode ficar perto do umidificador?