Quais as vantagens e desvantagens da esterilização por óxido de etileno?
Perguntado por: Tiago Mauro Figueiredo | Última atualização: 29. April 2022Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)
- Eficácia e eficiência do método;
- Aplicação do processo em materiais sensíveis ao calor;
- Preservação das características do produto;
- Aumento da vida útil de materiais e equipamentos hospitalares;
- Segurança;
- Controle de qualidade na esterilização;
Quais as vantagens e desvantagens da esterilização?
Vantagens: Rapidez, eficiência, baixa temperatura. Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.
Quais são as vantagens de esterilizar com óxido de etileno qual é o mecanismo de ação desse agente?
Métodos químicos de esterilização
Óxido de Etileno (ETO): é um gás vastamente utilizado na esterilização de materiais laboratoriais e hospitalares de uso único por causa do seu bom custo/benefício. Sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução.
Quais as indicações para a utilização da esterilização por óxido de etileno e suas desvantagens?
Para que a esterilização de materiais hospitalares por óxido de etileno seja feita, é preciso que haja a presença de vapor de água. Além disso, é necessário considerar alguns parâmetros, como tempo de exposição, temperatura, umidade relativa, concentração do gás e aeração.
Quais as vantagens e desvantagens do uso de Eto?
- Grande poder de penetração e difusibilidade – para artigos estreitos, longos, delicados e porosos.
- Solúvel em água.
- Eficácia em baixas temperaturas – para artigos termossensíveis.
- Compatível que a maioria dos polímeros plásticos.
O que é esterilização por Óxido de Etileno (ETO)? | Bioxxi
Quais as desvantagens do óxido de etileno?
A substância é altamente tóxica e irritante para olhos, nariz, garganta e pele. Equipamentos termossensíveis podem ser submetidos a esse método sem qualquer tipo de prejuízo.
O que é esterilização por Eto?
Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.
Como é feita a esterilização com óxido de etileno?
A esterilização em óxido de etileno é feita em uma autoclave específica, também chamada de câmara de óxido de etileno. Os materiais a serem esterilizados vão nesta câmara e o tipo de ciclo depende da classificação do material.
É proibida a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno?
É proibido a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno (ETO). Os artigos esterilizados por vapor à baixa temperatura e formaldeído gasoso não necessitam de limpeza prévia. Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para a saúde.
Quais são os tipos de esterilização?
Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).
Qual o mecanismo de ação do óxido de etileno?
A tecnologia de esterilização por Óxido de Etileno é destinada aos materiais termossensíveis utilizados na assistência à saúde. O mecanismo de ação desta tecnologia é a alquilação de proteínas, ácidos nucleicos, peptídeos, aminoácidos e enzimas das células microbianas.
Qual é a ação esperada para o óxido de etileno?
O óxido de etileno reage com a parte sulfídrica da proteína do sítio ativo no núcleo do microrganismo, impedindo assim sua reprodução.
Como é o processo de funcionamento de uma autoclave?
A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
Quais as vantagens e desvantagens da autoclave?
A autoclave apresenta as seguintes vantagens: - Custo operacional relativamente baixo; - Não emite efluentes gasosos e o efluente líquido é estéril; - Manutenção relativamente fácil e barata.
Quais as desvantagens de uma esterilização química?
Em processo de desinfecção ou esterilização possui desvantagens, pois tem baixo poder de penetração, distribuição não uniforme e alta toxicidade que restringem o seu uso.
Qual a importância da desinfecção e esterilização?
A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e ...
O que é o glutaraldeído?
Glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente efetivo contra esporos.
Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para a saúde?
92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde. Art. 93 É obrigatório a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.
São características do óxido de etileno?
O óxido de etileno é um gás a temperatura ambiente, incolor e com odor adocicado. É inflamável e explosivo e a sua combustão incompleta libera monóxido de carbono.
Como é feita a esterilização de materiais Odontologicos?
Na Odontologia, o processo de esterilização indicado é por meio da autoclave. Atente-se sempre para as recomendações de uso do manual do equipamento fornecido pelo fabricante.
Quais as etapas do procedimento de materiais na CME?
- Recepção dos materiais. Neste processo é realizado a conferência e o registro de entrada de todos os materiais recebidos para o processamento.
- Limpeza. ...
- Preparo do material e embalagem. ...
- Esterilização. ...
- Distribuição.
Como é realizada a esterilização por radiação?
A radiação ionizante age nos micro-organismos quebrando suas cadeias moleculares e induzindo reações dos fragmentos com o oxigênio atmosférico ou compostos oxigenados, matando os micro-organismos ou inviabilizando sua reprodução.
Como ocorre a esterilização por filtração?
Esterilização por filtração Básico
A filtração envolve a remoção de células de microrganismos de soluções líquidas ou de gases através do atravessamento de membranas filtrantes.
Como esterilizar materiais termossensíveis?
A esterilização de materiais feita por radiação ionizante utiliza baixas temperaturas em seu processo. Ela é indicada para materiais termossensíveis, que não suportam altas temperaturas. O processamento com essa técnica engloba a alteração da composição molecular das células a partir da modificação do DNA.
Como é feita a esterilização feminina?
Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.
Quais são as redes WAN?
Qual é o nome o processador de textos do Google?