Quais as vantagens e as limitações do método de superfície?

Perguntado por: Ivo Cristiano Costa de Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

As principais vantagens do método de superfície são: (1) - menor custo fixo e operacional; (2) - requer equipamentos simples; (3) - não sofre efeito de vento; (4) - menor consumo de energia quando comparado com aspersão; (5) - não interfere nos tratos culturais; (6) - permite a utilização de água com sólidos em ...

Quais as principais vantagens e limitações da irrigação por superfície?

Dentre as principais vantagens e limitações que caracterizam os sistemas de irrigação por superfície, destacam-se: Vantagens: - Apresentam, geralmente, o menor custo anual por unidade de área; - Potencialidade para minimizar o consumo de energia para irrigação; - Podem utilizar águas de baixa qualidade física e química ...

Quais as vantagens do método superficial?

Irrigação superficial

Favorece o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas; Permite a utilização de água com sólidos em suspensão; Promove a fixação do nitrogênio atmosférico; Não requer equipamentos sofisticados e mão de obra qualificada.

Quais as limitações apresentadas pelo sistema de irrigação localizada?

As principais limitações são: (1) - os custos de instalação e operação são mais elevados que os do método por superfície; (2) - pode sofrer influência das condições climáticas, como vento e umidade relativa; (3) - a irrigação com água salina, ou sujeita a precipitação de sedimentos, pode reduzir a vida útil do ...

Qual a desvantagem da irrigação localizada?

Alto custo inicial, devido à grande quantidade de tubulações; Bastante sensível ao entupimento dos orifícios de saída de água; Diminuição da profundidade das raízes, devido à constante disponibilidade de água, isso pode diminuir a estabilidade da planta.

O QUE É LIMITAÇÃO DA PESQUISA? Todo trabalho científico tem limitação. Veja exemplos.

34 questões relacionadas encontradas

O que pode limitar a irrigação?

A pouca disponibilidade ou o elevado custo da água e da energia a serem utilizadas na irrigação exige alta eficiência de aplicação, o que pode limitar o uso da irrigação por superfície. ... Quando a água do solo é retida com forças superiores às forças de extração, inicia-se o estado de escassez de água na planta.

Quais são as vantagens da irrigação?

Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação; Grande adaptação aos diferentes tipos de solo; Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio.

Como é o método de irrigação por superfície?

A irrigação por superfície é caracterizada pela aplicação de água diretamente sobre a superfície do solo da área a ser irrigada. ... No sistema de irrigação por inundação, a água é aplicada ao solo por meio de tabuleiros ou bacias, e as áreas são quase planas e limitadas por diques.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema de irrigação por gotejamento?

Diminui a evaporação da água e também a proliferação de ervas daninhas ao redor da plantação.
...
Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagens
  • Economiza a água. ...
  • Não deixa a água se acumular sobre o solo. ...
  • Não impede a execução de outros trabalhos. ...
  • Otimiza o uso de fertilizantes.

Qual a vantagem e a desvantagem da irrigação por microaspersão?

Menor desperdício, pois não haverá aplicação de água fora da área cultivada. Possibilidade de se irrigar de forma localizada e de não molhar a folhagem de hortaliças tutoradas. Desvantagens: Mais uso de mão de obra, caso o sistema não seja fixo.

Qual é a vantagem de irrigação por gotejamento?

O uso do sistema de irrigação por gotejamento reduz o risco de contaminação da parte vegetativa da planta. Situação que pode ocorrer em algumas culturas com o sistema de aspersão e sulcos. Permite o uso de águas salinas. Quando águas salinas secam ao sol sobre a folhagem, produz efeitos negativos na cultura.

Quais são as vantagens de um sistema portátil de irrigação por aspersão convencional?

Principais vantagens da irrigação por aspersão convencional:

->Não causa erosão do solo; ->Não há perdas de área cultivável; ->Não exige horário específico para aplicação; ->Não requer sistematização do terreno.

Quais as limitações da utilização da irrigação por aspersão?

Algumas limitações importantes ao uso da aspersão são: custos das instalações e de operação elevados, distribuição irregular da água por efeito do vento, favorece o desenvolvimento de algumas doenças das plantas, selamento da superfície de solos argilosos e impróprios para irrigação com águas salinas.

Quais os 4 fatores fundamentais da irrigação?

O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.

Quais os dois principais sistemas de irrigação por superfície qual a diferença entre eles?

É possível destacar os principais sistemas de cada um dos métodos: Aspersão – abriga os sistemas convencionais e os mecanizados. O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores para realizar a irrigação; o segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.

Como funciona o sistema de irrigação?

Nesse sistema, a água de um açude é puxada pela força de uma bomba e levada até um tanque, depois passa para outro tanque, onde se encontram os nutrientes para a fertirrigação. Após esse processo, a água é bombeada fortemente para os tubos de irrigação, mas chega lentamente à planta em forma de gotas.

O que é a irrigação do solo?

A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada.

Quais as vantagens da irrigação por microaspersão?

Mínima perda de água por evaporação; Menor gasto de energia; Menor desperdício, pois a aplicação é apenas dentro da área cultivada; Permite a irrigação de forma localizada, sem molhar a folhagem de culturas tutoradas (com crescimento guiado).

Quais são os diferentes tipos de irrigação?

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

Qual o melhor método de irrigação?

Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.

Quais os fatores que afetam o desempenho dos aspersores?

Vários fatores influenciam na decisão da escolha de um aspersor, dentre as quais podemos destacar: pressão de serviço, a vazão, alcance do jato, tamanho de gotas, ângulo de lançamento do jato de água, área a ser irrigada, etc.

Quais os principais impactos da irrigação?

A modificação do meio ambiente, a salinização do solo, a contaminação dos recursos hídricos, o consumo exagerado de água, os problemas de saúde pública são consideradas as questões mais importantes a serem analisadas nos estudos referentes aos impactos ambientais.

Que fatores devem ser considerados na escolha de um método de irrigação?

A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou localizada irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, ...

Artigo anterior
Como age o Cefaliv?
Artigo seguinte
Quem é o pilar mais fraco?