Quais as vantagens de se utilizar o cruzamento entre as raças Holandesa e Gir Leiteiro na pecuária de leite?

Perguntado por: Nuno Hugo Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

No caso do cruzamento de vaca Gir com touro Holandês PO, as fêmeas F1 irão apresentar maior precocidade e maior aptidão leiteira (características típi- cas do Holandês) do que a Gir e também maior resistência a ectoparasitas, maior tolerância ao calor e maior rusticidade do que o Holandês, pois essas são ...

Quais as vantagens do cruzamento entre animais das raças Holandesa e Jersey?

Os autores concluem que o cruzamento entre Holandês e Jersey irá resultar em vacas adequadas para sistemas de pastagem, devido à elevada ingestão de pasto, com o benefício adicional de melhoria produção e eficiência alimentar, sendo consequência do vigor híbrido e da complementaridade entre as raças.

Quais são as vantagens de criar raças zebuínas leiteiras?

Raças zebuínas. De origem asiática, são animais rústicos que possuem resistência à altas temperaturas e que conseguem manter uma boa produção mesmo com o consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional. São muito resistentes aos endoparasitas e ectoparasitas tropicais.

Qual o objetivo do cruzamento de raças leiteiras?

O objetivo do cruzamento é obter um melhoramento genético rápido, reunindo em um só animal as boas características de duas ou mais raças, aproveitando-se a heterose ou vigor híbrido. A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais.

Quais são os cruzamentos usados para melhorar a produção de leite da Guzerá?

O cruzamento entre Touro Guzerá com vacas Holandesas ou Pardo-Suíças geram mestiças leiteiras com ótima produção, além de machos com boa capacidade de ganho de peso e acabamento. Outra importante característica das vacas Guzerá está relacionada aos ligamentos mamários mais fortes.

Cruzamentos entre as raças de LEITE.

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cruzamentos entre raças?

Os cruzamentos, de um modo geral, podem ser classificados em:
  • Estático: todos os produtos do sistema ou de uma determinada fase do sistema, machos e fêmeas, são destinados a recria e engorda. ...
  • Contínuo: as matrizes de reposição são retiradas do próprio sistema do cruzamento, que continua indefinidamente.

Qual o melhor cruzamento para gado de leite?

Na produção de leite no Brasil, predominam vacas mestiças de Holandês x Zebu, em seus vários graus de sangue, para aproveitar a capacidade produtiva, a precocidade e a mansidão do Holandês e a rusticidade das raças zebuínas, sendo que, no F1 HZ, aproveitam-se 100% da heterose ou vigor de híbrido.

Qual a importância dos cruzamentos em genética?

O cruzamento é sem dúvida uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade. Contudo, isso não elimina a necessidade, e muito menos diminui a importância da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente.

Quais são os impactos gerados pela bovinocultura de leite?

Observa-se, entretanto, que cada um desses fatores de produção na pecuária provoca impactos sobre o ambiente, tais como desmatamento e queimadas em pastagens e florestas, poluição por dejetos animais e agrotóxicos, erosão, degradação e compactação do solo e contaminação das águas.

O que é zebuínos?

Esses animais de dupla aptidão são fruto do cruzamento entre o Guzerá, Gir e Nelore. São explorados tanto para produção de carne, quanto para produção de leite (a partir de cruzamentos com raças leiteiras). Possuem como principais características a precocidade e conversão alimentar.

Quais são as principais diferenças entre as raças leiteiras taurinas e zebuínas?

Gosto de reparar em duas características bem marcantes que diferencia eles: as orelhas, o dorso e o pescoço deles. Os taurinos tem orelhas pequenas e mais em pé. Já os zebuínos tem orelhas bem pendulares e grandes. Os zebuínos tem cupim.

Qual a melhor raça para produção de leite?

Conheça as 5 melhores raças de bovinos para produção de leite no Brasil
  • Raça Holandesa. ...
  • Raça Girolando. ...
  • Raça Jersey. ...
  • Raça Pardo Suíço. ...
  • Raça Guzerá

Qual o preço de uma vaca Gir leiteiro?

Valor varia de 8 a 12 mil por cabeça.

Qual a melhor raça para cruzar com o Jersey?

No seu caso, as melhores opções estão entre as raças adaptadas, tais como Senepol e Caracu, para uso das fêmeas, e o Bonsmara, para se vender tanto machos como fêmeas.

Quais são as características morfológicas da Jersey?

Corpo: o corpo é em forma de triângulo, com um tórax estreito e costelas bem separadas; garupa é bem desenvolvida e horizontal, ventre volumoso; cascos pequenos e de coloração negra; úbere proporcional ao tamanho do animal, bem conformados, com boa irrigação sangüínea e com veias mamárias bem pronunciadas.

Qual o preço de uma vaca holandesa?

Atualmente, o valor de mercado tem uma média que varia entre R$ 4.500 e R$ 6.000.

Como a criação do gado leiteiro afeta o meio ambiente?

Resíduos. Uma exploração agrícola com 2,5 mil vacas leiteiras produz a mesma quantidade de resíduos que uma cidade de 411 mil pessoas. A cada minuto, toneladas de excremento são produzidas por animais criados para o abate.

Como se faz o cruzamento na genética?

Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.

O que é cruzamento teste genética?

O cruzamento teste é entendido como sendo o cruzamento entre um indivíduo (I) qualquer com outro em homozigose recessiva, para os genes envolvidos no controle do caráter em estudo. Tem sido de grande importância em estudos de ligação fatorial ou em estudos de identificação de genótipos.

Qual a importância da genética quantitativa?

A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes. ... Essa abordagem tem assegurado ganho genético contínuo em todas as características de produção em aves.

Quantos litros de leite uma vaca leiteira da por dia?

Mas, na média de produção de leite no Brasil, é cinco litros por vaca. Entretanto, há registros de vacas que chegam até 10 litros por dia, principalmente, em regime de semi-confinamento.

Qual é o melhor gado de leite?

Principais raças de vacas leiteiras utilizadas no Brasil
  1. 1 – Holandês. É a raça mais conhecida devido à sua capacidade de produzir grandes volumes de leite. ...
  2. 2 – Jersey. ...
  3. 3 – Pardo Suíço. ...
  4. 4 – Gir. ...
  5. 5 – Girolando. ...
  6. 6 – Guzerá ...
  7. 7 – Sindi.

O que fazer para aumentar a produção de leite das vacas?

Se você disse SIM, nas duas últimas perguntas, siga as nossas dicas:
  1. 1- Bem-estar animal e manejo adequado.
  2. 2- Suplementação em dia.
  3. 3- Dosagem ideal da ração.
  4. 4- Cuide da nutrição do gado para aumentar a produção.
  5. 5- Higiene nos currais e utensílios utilizados.
  6. 6- Diminua o tempo da ordenha.
  7. 7- Investimento em tecnologia.

Quais os tipos de cruzamentos que podemos utilizar dê exemplos?

Os cruzamentos podem ser do tipo:
  • Rotacionado: uso de apenas duas raças, segurando as fêmeas para reprodução, sendo estas acasaladas com animais da raça da mãe ou do pai (retrocruzamento);
  • Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate;

Pode cruzar cachorros de raças diferentes?

A fim de evitar equívocos, Carlos Alberto Muller lembra que o cruzamento entre raças diferentes, como cães, não configura hibridismo. Os cachorros resultantes são mestiços, mas são da mesma espécie.

Artigo anterior
Quem ganha aumento recebe dissídio?
Artigo seguinte
Qual o melhor horário para tomar vitaminas?