O que são polímeros de adição Cite 3 exemplos?

Perguntado por: Mateus Rúben de Figueiredo  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

O que são polímeros adição?

Polímeros (macromoléculas) de adição 1,4 são borrachas produzidas à partir de uma reação orgânica de adição em alcadienos, obrigatoriamente conjugados (apresentam uma ligação simples entre as duas ligações duplas).

O que são polímeros Cite três tipos?

Os polímeros podem ser naturais (como borracha, amido, celulose, lipídios e proteínas) ou sintéticos (de adição, de condensação ou de rearranjo). A palavra “polímero” vem do grego poly, que significa “muitas”, e meros, que é “partes”, ou seja, “muitas partes”.

O que são polímeros de exemplos?

Os polímeros sintéticos ou artificiais são fabricados em laboratório e, em geral, possuem ingredientes derivados de petróleo. Os exemplos mais conhecidos dessa opção são: poliestireno, polimetacrilato de metila (acrílico), polipropileno, polietileno e policloreto de vinila (PVC).

O que são os polímeros de adição e condensação?

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

Química Simples #71 - Polímeros de Adição (Reações Orgânicas)

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os polímeros de adição?

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

O que é polímeros condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero.

O que é um material polímero?

Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável.

Quantos e quais são os grupos de polímeros de exemplos?

Os polímeros naturais, ou biopolímeros, são aqueles sintetizados pelos organismos vivos. Exemplos mais comuns são a seda, celulose, lã e o próprio DNA. Já os polímeros sintéticos são produzidos, geralmente, de compostos orgânicos, renováveis ou não renováveis, em processos laboratoriais.

Quais os tipos de polímeros produzidos pelos seres humanos?

Nos biopolímeros produzidos pelos seres vivos – como, por exemplo, polissacarídeos, peptídios, DNA e RNA –, as unidades monoméricas são, respectivamente, açúcares, aminoácidos e nucleotídeos.

Quais são os tipos de polímeros Cite suas principais características?

Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.

Como os polímeros podem ser classificados?

Classificação quanto ao comportamento mecânico: Os polímeros podem ser classificados em: Plásticos (material sólido em temperatura ambiente), Elastômeros (material que em temperatura ambiente, com aplicação de deformação possui a característica de retornar ao seu estado original) ou Fibras (termoplásticos que possuem ...

Quais são as principais características dos polímeros?

Dentre as principais características dos polímeros estão suas propriedades mecânicas e químicas. Atualmente, os materiais poliméricos são produzidos de maneira a substituir os metais, apresentando grande resistência ao choque mecânico e à fadiga, além de terem densidade muito menor.

Quais as características dos polímeros de adição?

Esses compostos recebem esse nome porque eles são macromoléculas, ou moléculas gigantes, formados por meio de reações de polimerização em que se unem vários monômeros (moléculas). ... Isso significa que todo monômero usado na formação de polímeros de adição deve possuir obrigatoriamente ligações duplas entre carbonos.

Onde são usados os polímeros de adição?

É usado na fabricação de copos, xícaras, pratos, seringas, etc. Além disso, ao ser submetido a substâncias que originam gases, ele incha e produz o isopor. É usado principalmente na fabricação de tubos para encanamento, sapatos, plásticos, filmes de embalagens, etc.

O que é polímero e monômero?

Monômero: molécula constituída por um único mero. Polímero: macromolécula constituída por vários meros. Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia.

Quais são os 3 grupos de polímeros sintéticos?

Os polímeros sintéticos se tornaram um grupo tão vasto de compostos que passaram a ser divididos ou classificados em três grupos menores, que são: polímeros de adição, polímeros de condensação e polímeros de rearranjo.

Quais são os tipos de polietileno?

São 3 principais tipos de polietileno: PEBD (polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBDL (polietileno de baixa densidade linear). Veja mais sobre eles abaixo.

São exemplos de polímeros termoplásticos?

Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Polestireno (PS), Poliamidas (PA), Policloreto de Vinila (PVC), Policarbonato (PC), Polimetil (metacrilato) de Metila ou Acrílico (PMMA), Poliéster Saturado (PET), Acrilo Butadieno Estireno (ABS), Poliacetal (POM), Politetrafluoretileno ou Teflon® (PTFE), Poliestireno Expandido ou ...

Qual é a diferença entre plástico e polímero?

Se você tinha dúvidas sobre se o plástico é um polímero, provavelmente percebeu que a pergunta é um tanto quanto complexa. Mas, falando de forma mais clara, podemos dizer que o plástico é um polímero apropriado para a modelagem por ser fluido quando aquecido em estados quentes e só sólido em temperatura ambiente.

O que significa polimérico?

É o nome que se dá para moléculas compostas pelas ligações entre vários monomeros. Estas moléculas poliméricas ajudarão a criar produtos mais duráveis e também mais ecológicos.

Quais são os polímeros de condensação?

Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.

São exemplos de polímeros de condensação?

Os principais polímeros de condensação são: Poliéster: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e álcoois com a eliminação de água. Muito usado na fabricação de roupas. Poliamida: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e aminas com a eliminação de água.

Por que o Pet é um poliéster polímero de condensação?

Os poliésteres são polímeros de condensação, porque reagem monômeros diferentes com a eliminação de moléculas de água. Para a produção de um poliéster é imprescindível a reação entre um ácido e um álcool, ou um diácido e um diálcool ou ainda um poliácido e um poliálcool.

Quais são os polímeros biodegradáveis?

Entre os polímeros biodegradáveis, os que têm chamado mais atenção são os derivados de fontes renováveis, por conta do menor impacto ambiental que é causado em relação a sua origem.
...
Polímeros biodegradáveis
  • milho.
  • celulose.
  • batata.
  • cana de açúcar.

Artigo anterior
Qual a diferença entre álcool isopropílico e álcool comum?
Artigo seguinte
Como saber se fui aceita no Auxílio Brasil?