Quais as vantagens da utilização do gesso na construção civil?

Perguntado por: João Frederico Pinheiro Batista Vieira  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

VEJA OS BENEFÍCIOS QUE A PLACA DE GESSO PODE LEVAR PARA SUA OBRA
  • Isolamento acústico e térmico. ...
  • Obras limpas e sustentáveis. ...
  • Rapidez na instalação. ...
  • Resistência à umidade. ...
  • Ganho de área útil. ...
  • Divisão de ambientes. ...
  • Iluminação e forro.

Quais são as vantagens do gesso?

Além da economia de tempo na aplicação e espaço no armazenamento, o gesso é um material quase três vezes mais acessível do que a soma de cimento, areia e cal utilizados no reboco tradicional. Na segunda opção, o custo da mão de obra pode ser ainda maior em função da complexidade do serviço.

Quais as vantagens e desvantagens do forro de gesso?

Forro de Gesso Tradicional

Vantagens: ele ainda é mais barato que o gesso acartonado; porém é mais resistente à umidade e apropriado para ambientes menores. Desvantagens: é mais sensível aos efeitos da variação térmica, podendo estalar ou trincar com facilidade. O processo de instalação produz muita sujeira.

Quais os principais usos do gesso?

A maior aplicação e utilização do gesso é na área da construção civil, (revestimento de paredes, rebaixo para esconder lajes indesejadas e gesso acartonado para divisórias, chamadas de Drywall).

Quais são as vantagens de utilizar o gesso na escultura?

Vantagens do Uso do Gesso na Arte

O gesso apresenta diversas vantagens para os artistas que o utilizam como base para telas ou esculturas. Além de proporcionar uma superfície lisa e uniforme, o gesso é um material resistente e durável, que permite a aplicação de diferentes técnicas e materiais.

Vantagens e desvantagens do Gesso na Construção Civil 1/3

18 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do gesso?

Os principais benefícios da aplicação de gesso no solo são maior volume de solo explorado pelas raízes, fornecimento de cálcio e enxofre para as plantas, redução da atividade do alumínio em subsuperfície, maior absorção de água e nutrientes, aumento da produtividade.

Quais as principais características do gesso?

O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, formando um produto não hidráulico e rijo. A produção do gesso se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares.

Quais são os três tipos de gesso?

Tipos de gesso existentes no mercado
  • Gesso tradicional. É o mais barato e simples do mercado, sendo ideal para quem deseja economizar na construção ou na reforma. ...
  • Gesso acartonado. Está entre os mais utilizados para a instalação de forros e tetos. ...
  • Sancas. ...
  • Forros em placas. ...
  • Forro de drywall.

Porque colocar gesso na casa?

Uma das principais vantagens de utilizar o gesso em um ambiente é a possibilidade de embutir a iluminação, permitindo utilizar luz em qualquer lugar, sem a necessidade de quebrar a parede. Outra vantagem é a sua praticidade de instalação, cuja a montagem é rápida e prática.

Qual a diferença do gesso agrícola para o gesso de construção civil?

O Gesso Agrícola, consiste na rocha de gipsita moída, usada para a dessalinização de solos, já o gesso da construção, a rocha gipsita é adicionada ao clínquer (calcinação de uma mistura de componentes, que sai do forno a 80°C), na proporção de 3% a 5% em peso, usados para controlar o tempo de pega.

Quais as desvantagens do gesso?

Quais são as desvantagens do gesso convencional?
  • necessidade de lixar após a instalação;
  • produção de resíduos e poeira durante a instalação;
  • é preciso aguardar sua secagem por completo antes de pintar, a fim de evitar amarelamento;

Qual é a durabilidade do gesso?

Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade. Isso porque o gesso, que é obtido de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita, após a cristalização, ganha a solidez de uma pedra, tornando-se resistente a tremores, vibrações e choques.

O que é mais barato gesso ou PVC?

O forro de gesso é uma opção tradicional, duradoura e elegante, mas possui um custo maior e exige mão de obra especializada. O PVC, por outro lado, é um material mais econômico, de fácil instalação e não exige mão de obra especializada. Se a ideia é priorizar o preço, o PVC vale a pena.

O que é mais barato parede de gesso ou alvenaria?

Em geral a parede de Drywall é mais barata do que a parede de alvenaria, a construção com Drywall é mais rápida e prática, enquanto a alvenaria requer mais tempo para construção e mais tempo com mão de obra. O valor também pode variar conforme localização, tipo de projeto e especificações dos materiais.

Pode molhar parede de gesso?

O gesso é um tipo de sal que interage muito facilmente com a água. Por isso, usar apenas o material em área externa é certeza de ter problema. O contato com a umidade ou a água diretamente provoca amarelamento do gesso, queda das placas ou ainda danos no formato da peça.

Porque colocar forro de gesso?

Prático e versátil, o forro de gesso é uma das opções de cobertura mais utilizadas em projetos arquitetônicos e de decoração, para rebaixar teto, disfarçar vigas, imperfeições, e embutir iluminação especial. Além disso, promove efeito estético permitindo a criação de formas e desenhos.

O que segura o gesso no teto?

As placas são unidas e fixadas no teto com arame galvanizado. A massa de gesso é usada para fazer o acabamento da junção entre as placas e no contato com a parede na finalização da instalação.

É bom colocar gesso no teto?

Além de conferir aspecto visual elegante, os forros de gesso escondem imperfeições, disfarçam vigas e permitem iluminação diferenciada bem como permitem a passagem de tubulação de ar, água, eletricidade e ar condicionado, entre outros benefícios.

Pode colocar gesso em casa sem laje?

Mito – O forro de gesso não precisa ter uma proteção de laje para sua colocação, ele pode ser colocado diretamente abaixo de qualquer tipo de telhado. Ainda ele possui a vantagem se ocorrer alguma goteira devido a quebras de telhas, o problema é rapidamente perceptível no forro, e pode ser arrumado rapidamente.

Qual é a diferença entre drywall e gesso?

Sim, drywall e gesso acartonado são sinônimos. O nome em português foi adotado no Brasil por causa do revestimento em papel-cartão do material. O material pode ser usado tanto para paredes, forros, divisórias e também como revestimento tanto em áreas internas quanto externas.

Qual a diferença entre gesso e gesso acartonado?

O gesso acartonado evita problemas de trincas e amarelamento, é fácil de montar e apresenta melhor função para instalações elétricas e hidráulicas. O sistema pode ser utilizado em ambientes de qualquer porte, ao contrário das placas de gesso comum, que são recomendadas apenas para ambientes pequenos.

É bom colocar gesso no banheiro?

Uma dúvida comum é: todos os tipos de gesso podem ser usados em áreas úmidas (banheiro, cozinha, entre outras?) A resposta é não. Como trata-se de ambientes que correm o risco de mofar ou amarelar, recomenda-se o uso de placas de gesso acartonado verde, conhecido como RU.

Qual a temperatura máxima que o gesso aguenta?

A placa de gesso não deve, nunca, ser exposta à temperaturas superiores a 51 °C por longos períodos de tempo, por exemplo, não podem ser instaladas próximas a fogões que emitam calor, iluminação elétrica, aparelhos de aquecimento elétrico ou outras unidades de aquecimento ou condutoras de calor.

Qual o melhor gesso acartonado ou comum?

Pela maior resistência mecânica em relação ao convencional, no gesso acartonado evitam-se os problemas de trinca e, devido ao papel cartão que o reveste e isola, evita-se o problema de amarelamento. O uso do gesso acartonado proporciona ganho de área útil por ter espessura fina.

Qual a diferença do gesso tipo 2 e 3?

– Tipo II (Classe II): com baixa resistência e alta expansão, este é um tipo de gesso bastante comum. Basicamente, ele é indicado para procedimentos não odontológicos. – Tipo III: praticamente sem indicação de uso. Possui baixa resistência e grande expansão.

Artigo anterior
O que fazer no Vale do Capão?
Artigo seguinte
O que conhecer em madrid em 4 dias?