Quais as teorias da aprendizagem que identificam o aluno com um papel ativo?

Perguntado por: Mia Teresa Branco Ramos Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Quais são os tipos de teorias da aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual é o papel do aluno na teoria de Vygotsky?

Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).

Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?

Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.

Quanto ao papel da aprendizagem Piaget afirma que?

Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.

PRINCIPAIS TEORIAS DE APRENDIZAGEM: um resumo das teorias que são utilizadas

44 questões relacionadas encontradas

O quê Piaget fala sobre a aprendizagem?

Jean Piaget

Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.

O que Jean Piaget fala sobre aprendizagem?

O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. ... Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.

Quais são as teorias do desenvolvimento?

São eles: Hereditariedade: consiste em genes repassados pelos pais, que determinam o desenvolvimento de cada um. Dependendo das experiências e do ambiente, eles podem, ou não, se manifestar. Crescimento orgânico: a maturidade física dá ao adolescente/adulto possibilidades que ele não tinha quando criança.

O que é a teoria do desenvolvimento e quais suas principais correntes?

Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo. Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento.

Quais são as teorias do desenvolvimento infantil?

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

Qual o papel do aluno para Piaget?

O aluno, portanto, é visto como um sujeito ativo na sua aprendizagem, e Piaget denomina o processo interno em que as estruturas da criança e as situações pedagógicas com as quais eles lidam de “equilibração”, processo ativo e interno que permite o desenvolvimento da aprendizagem.

Qual a importância da relação professor-aluno?

Um bom relacionamento entre professor e aluno, gera uma melhor aprendizagem, tornando-se um intercessor por meio de componentes motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do ato de aprender.

Qual é a relação entre professor e aluno?

Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.

Quais os principais conceitos de aprendizagem?

Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.

Qual a importância das teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

O que é a teoria do desenvolvimento?

A teoria do desenvolvimento humano combina antigas idéias da economia ecológica, desenvolvimento sustentável, economia do bem-estar e economia feminista. ... O papel do capital individual dentro dentro dessa ecologia e a adaptação do indivíduo para viver bem dentro dela é o foco principal dessas teorias.

Qual é o conceito de desenvolvimento?

Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

Para que serve a teoria do desenvolvimento?

A Psicologia do desenvolvimento tem como finalidade observar, descrever e explicar as principais mudanças vividas pela criança durante seu desenvolvimento.

Quais são os teóricos do desenvolvimento humano?

Neste artigo, propõe-se apresentar as concepções de quatro autores fundamentais - Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon -, que influenciaram decisivamente as compreensões do humano ao longo do século XX.

Quais são as principais teorias da psicologia?

Nesse texto vamos mostrar algumas das abordagens que são mais utilizadas na psicologia, confira abaixo!
  • Terapia Cognitivo Comportamental. ...
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

Quais são as cinco perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano?

Serão apresentadas cinco teorias ou modelos no âmbito do desenvolvimento humano. Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.

Como a criança aprende Segundo Jean Piaget?

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa é a ideia base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Como o pensamento de Piaget influenciou o processo Ensino-aprendizagem?

Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado.

O que diz a teoria de Piaget?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Qual a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

Artigo anterior
Quais são as características do assédio moral?
Artigo seguinte
Qual o prejuízo da Nubank?