Quais as teorias cognitivas da motivação?

Perguntado por: Cláudia Viviane Branco  |  Última atualização: 31. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

As teorias cognitivas da motivação apresentadas, como o próprio nome diz, consideram as cognições (crenças, representações, idéias, pensamentos, metas) como o fator central dos processos motivacionais, determinando não apenas os aspectos comportamentais, no sentido de aproximação ou evitação de certas tarefas ou ...

Quais são as principais teorias da motivação?

Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.

Quais são as principais ideias das teorias cognitivas?

Podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivas é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, ...

Quais são as teorias clássicas de motivação?

Para um melhor esclarecimento deste enfoque, serão discutidas três teorias da motivação: Teoria X e Teoria Y de McGregor (1960); Teoria da Expectativa de Victor H. Vroom (1997); e Teoria da Fixação de Objetivos de Edwin Locke (1960).

Qual é a teoria cognitiva?

Teoria Cognitiva da Aprendizagem

As chamadas operações cognitivas – pensar, raciocinar, tomar decisões – são valorizadas, e não somente os resultados ou a mudança de comportamento, como propõe a Teoria Comportamental (Behaviourism).

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC: quais os seus benefícios

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 estruturas cognitivas?

Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

Qual a teoria cognitiva de Piaget?

A teoria de Piaget não é uma teoria de aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Não enfatiza o conceito de aprendizagem mas menciona o termo "aumento do conhecimento", analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

O que é a teoria da motivação?

O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e seus objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. Por exemplo, um profissional de vendas pode ter o objetivo de vender uma determinada quantidade de seu produto dentro de um mês.

Quais são as duas teorias motivacionais?

A Teoria de Herzberg e a Teoria de Maslow podem ser confundidas quando o assunto é motivação e desenvolvimento humano. Contudo, esses conceitos são bem diferentes.

Quais são os três tipos de motivação?

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Quem criou as teorias cognitivas?

A Teoria Cognitiva de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo humano elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget.

Quais são os três esquemas cognitivos de acordo com Piaget?

Esquemas podem ser pensados simplesmente como conceitos ou categorias. Piaget identificou três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. O conhecimento físico é o conhecimento das propriedades dos objetos e é deric\vado das ações sobre os objetos.

Quais são os conceitos do Cognitivismo?

A corrente cognitivista enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvido na cognição e procura regularidades nesse processo mental.

Quem criou a teoria da motivação?

A Pirâmide de Maslow é uma teoria criada pelo psicólogo Abraham Maslow que foi publicada em 1943 em seu livro “A Teoria da Motivação Humana”. Essa teoria pressupõe que as ações humanas nascem de uma motivação inata, para atender às nossas necessidades e são ordenadas de maneira hierárquica.

Quais as principais teorias de motivação e de liderança?

As teorias citadas serão teoria das necessidades, de Maslow; teoria da motivação/higiene, de Herzberg; teoria das necessidades secundárias, de McClelland; teoria da expectativa; e teoria da equidade.

Qual a base principal da motivação?

A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.

Qual das teorias da motivação foi trabalhada pelo Maslow?

A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, conhecida como Pirâmide de Maslow, tem como base o princípio de que as fontes da motivação dos seres humanos e seus níveis de satisfação, podem ser referenciados em uma relação de hierarquia direcionada, a partir da representação das necessidades humanas.

O que é a teoria da motivação de Maslow?

É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.

O que explica as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg?

Em resumo, as pesquisas do psicólogo Abraham Maslow focam em diferentes aspectos das necessidades humanas. Para ele, os seres humanos se motivam a partir dessas demandas, procurando satisfazê-las. Já a teoria de Frederick Herzberg observou o comportamento e motivação humana em relação ao ambiente de trabalho.

Como se divide a motivação?

Um desses fatores é a motivação, definida como o conjunto de forças que ativam o comportamento. Essas forças podem ser de natureza biológica, emocional, social, cognitiva, dentre outras. Apesar da origem, a motivação pode também ser dividida em duas categorias: motivação intrínseca e motivação extrínseca.

O que diz a teoria de Herzberg?

Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito. Basicamente, os fatores higiênicos são tudo o que está relacionado a empresa.

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

Qual o nome da teoria de Vygotsky?

Os estudos de Vygotsky sobre desenvolvimento intelectual

Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Nessa interação, o indivíduo não só internaliza as formas culturais que recebe do seu meio, como também intervém e as transforma.

Quais são os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo para Piaget?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:
  1. Sensório-motor: de 0 a 2 anos. ...
  2. Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
  3. Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
  4. Operatório formal: a partir dos 12 anos.

Quais são as 4 fases de Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor.

Artigo anterior
O que significa 82 h no pneu?
Artigo seguinte
Qual é a responsabilidade penal?