Quais as sequelas do esvaziamento axilar?

Perguntado por: Guilherme Castro de Costa  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.

Como fica o braço depois do esvaziamento axilar?

Você poderá sentir um aperto na mama e axila após a cirurgia. Isso é normal, e diminuirá conforme você faz seus exercícios. Muitas mulheres sentem formigamento, dormência ou dor na parte posterior do braço e/ou na parede torácica. Isso ocorre porque a cirurgia pode irritar alguns nervos.

Quem fez esvaziamento axilar pode variar?

Antes e depois da cirurgia

A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.

Quem faz esvaziamento axilar pode trabalhar?

O cirurgia de esvaziamento axilar exige repouso em função das possíveis complicações que podem ocorrer no braço onde foi realizado o esvaziamento, bem como no local da cirurgia. Não é aconselhável a realização de atividades físicas ou esforços que envolvam este local.

Quem fez mastectomia tem direito a aposentadoria?

O paciente com câncer, segurado pela Previdência Social, tem direito à aposentadoria por invalidez? Sim, desde que fique comprovada sua permanente incapacidade para o trabalho.

Esvaziamento axilar - Quais cuidados preciso ter?

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os direitos da mulher que fez mastectomia?

Toda mulher com câncer de mama cujo seio foi retirado total (mastectomia) ou parcialmente tem o direito de realizar cirurgia plástica reparadora. A lei obriga o sistema único de saúde (SUS) e os planos de saúde particulares a realizarem a cirurgia.

Quem teve câncer de mama tem direito a aposentadoria?

O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do INSS.

Quem tem câncer de mama pode trabalhar?

Uma pergunta frequente de mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama costuma ser se podem continuar trabalhando. A resposta depende de cada paciente, conforme o tipo de tratamento e o estado de saúde da mulher, é possível, sim, se manter no emprego, pois doença grave não é motivo para demissão.

Quando voltar a trabalhar depois do câncer de mama?

No Brasil, uma nova pesquisa realizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) revela que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%.

Qual cuidado que deve ter depois de fazer uma retirada de nódulo da mama?

Para garantir uma recuperação mais rápida é ainda importante manter repouso, evitar esforços exagerados e não erguer os braços acima dos ombros durante 7 dias. Deve-se ainda ficar atenta a possíveis sinais de infecção, como vermelhidão, dor intensa, inchaço ou liberação de pus pelo local da incisão.

Qual a consequência da retirada dos linfonodos axilares?

O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.

Qual relação pode haver entre o câncer de mama e os linfonodos axilares?

A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares. Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases.

Quantos linfonodos há em cada axilas?

Os linfonodos axilares estão localizados na região axilar do membro superior. Eles são aproximadamente 20 a 30 nódulos separados (até 40 já foram relatados) com a função de drenar: vasos do membro superior.

Quais as orientações para a paciente após linfadenectomia axilar?

A paciente deve permanecer em repouso por cerca de 7 a 14 dias, isto é muito importante para evitar edema, sangramento (hematoma) ou acúmulo de líquido (seroma). Porém, a paciente não necessita ficar com o braço imóvel. Inclusive, a movimentação do braço ajuda a diminuir rigidez do ombro posteriormente.

Como desinchar braço com linfedema?

O tratamento do linfedema deve ser orientado pelo médico e pelo fisioterapeuta e pode ser feito com:
  1. Remédios: como gama benzopironas ou flavonóides, sob indicação e acompanhamento médico;
  2. Fisioterapia: é indicado realizar a drenagem linfática manual adaptada à realidade do corpo da pessoa.

Porque o braço inchado após esvaziamento axilar?

Provavelmente o que você possui é um linfedema secundário causado pelo esvaziamento axilar.

Quem fez tratamento de câncer pode ser demitido?

Demitir um empregado com câncer ou portador de qualquer outra doença grave é ato discriminatório. Este é o entendimento majoritário dos Tribunais trabalhistas, podendo a empresa ser condenada a reintegrar seu empregado e pagar indenização equivalente.

Quais são os direitos de quem tem câncer de mama?

Isenção do IPVA, ICMS e IPI, direito à isenção de imposto de renda na aposentadoria e a reconstrução da mama. No caso da isenção do IPVA, ICMS e IPI, por exemplo, é preciso que o paciente vá primeiramente ao Detran e solicite uma via de serviço para a junta médica.

Quem tá em tratamento de câncer pode trabalhar?

Com os desafios do tratamento pelo procedimento da quimioterapia, muitos pacientes com câncer ficam na dúvida se podem ou não continuar trabalhando normalmente. A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim.

Quem teve câncer de mama paga imposto de renda?

A Lei Federal nº 7.713/88 (art. 6º, XIV e XXI) é rigorosa, ela concede isenção de imposto de renda somente aos rendimentos de aposentadoria, pensão e reforma de alguns doentes, como é o caso de paciente com câncer (neoplasia maligna).

Quanto tempo leva para o câncer se espalhar?

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Qual tipo de câncer dá direito a aposentadoria?

Outro benefício previdenciário que a pessoa com neoplasia maligna tem direito é a Aposentadoria por Invalidez (ou Aposentadoria por Incapacidade Permanente).

Quando o câncer é considerado curado?

Quanto tempo após tratar um câncer para estar curado? Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.

Quem tem câncer e nunca contribuiu com INSS?

BPC/LOAS. Este é um benefício assistencial e pode ser requerido, inclusive, por quem nunca contribuiu para o INSS. O valor mensal dele é de 1 (um) salário mínimo. Via de regra, o Benefício de Prestação Continuada é voltado às pessoas idosas (a partir dos 65 anos), ou pessoa com deficiência (qualquer idade).

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Artigo anterior
Qual a lei do contrato temporário?
Artigo seguinte
O que é o Sistema lean?