Quais as sequelas da microcefalia?

Perguntado por: Nuno Eduardo Sousa de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Algumas crianças com microcefalia podem apresentar outros problemas: Convulsões. Atraso no desenvolvimento, como problemas de fala, ou de outras fases de desenvolvimento (tais como sentar, permanecer em pé e andar) Deficiência intelectual (habilidade reduzida de aprender e exercer atividades do dia a dia)

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com microcefalia?

A microcefalia - doença até então pouco conhecida - tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.

Como é o cérebro de uma pessoa com microcefalia?

A microcefalia é um raro distúrbio neurológico no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça é menor do que o esperado. A microcefalia pode estar presente no nascimento ou pode ser adquirida nos primeiros anos de vida.

O que é microcefalia leve?

A microcefalia é uma condição neurológica caracterizada pelo tamanho diminuto da cabeça e do cérebro de um bebê, comparado aos valores de referência para sua idade e tamanho.

O que é microcefalia quais as possíveis causas e quais as consequências para o desenvolvimento da criança?

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade e isto pode ser causado por malformação durante a gestação provocada pelo uso de substâncias químicas ou por infecções por bactérias ou vírus, como o zika vírus, por exemplo.

34 questões relacionadas encontradas

O que é microcefalia E o que causa?

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

O que faz ter microcefalia?

Como citado anteriormente, a microcefalia pode ocorrer em decorrência de fatores genéticos ou externos. Os fatores externos desencadeantes dessa anormalidade são diversos, destacando-se a radiação, uso de drogas, consumo de álcool e doenças como rubéola, toxoplasmose, fenilcetonúria materna e desnutrição.

Quais são os graus de microcefalia?

As duas definições mais utilizadas são:
  • Circunferência occipitofrontal (COF) menor que 2 desvios-padrão abaixo da média ou menor que o percentil 3 (microcefalia leve).
  • Circunferência occipitofrontal (COF) menor que 3 desvios-padrão abaixo da média (microcefalia grave).

Quais são os tipos de microcefalia?

A microcefalia pode ser dividida em forma primária e secundária3. A primária é a expressão de um desenvolvimento cerebral anormal nos primeiros meses de gestação, por anomalias genéticas/cromossômicas ou ambientais.

Quais são os sintomas da microcefalia na gravidez?

Quais são os principais sintomas?
  • Dor de cabeça.
  • Vermelhidão nos olhos.
  • Febre baixa.
  • Manchas vermelhas que surgem no rosto e se espalham pelo corpo.
  • Coceira.
  • Mal-estar.
  • Dor e inchaço nas articulações.

Quanto tempo vive um anencéfalo?

Citando pesquisas e casos nacionais e internacionais, Lenise Garcia ressaltou que não se pode prever quanto tempo uma criança com anencefalia pode viver. Cerca de 1% vive por três meses, outras crianças podem chegar a dez meses e, algumas, podem viver até um ano e dois meses.

Quem tem microcefalia pode se aposentar?

Até o momento, o único benefício garantido pela Previdência Social em razão da microcefalia é o Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), no valor de um salário mínimo mensal, que é concedido à pessoa com deficiência, onde a renda por pessoa do grupo ...

Qual é o tamanho da cabeça de um bebê com microcefalia?

Devido a epidemia de Zika Vírus e microcefalia, o Ministério da Saúde mudou novamente, seguindo recomendação da OMS, o critério para considerar bebês com microcefalia. A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.

Quem tem microcefalia pode ter filhos?

Uma mãe que já teve Zika em algum momento da vida é capaz de ter um bebê com microcefalia? Leonardo Menezes: Não há um risco maior da criança nascer com microcefalia se a mãe já tiver contraído Zika no passado. Por exemplo, se uma mulher que teve a doença há um ano e engravidar hoje não terá problema maior.

O que pode ser feito para evitar a microcefalia?

Saiba como prevenir o zika e a microcefalia
  1. Cuide da limpeza da casa. ...
  2. Use telas de proteção nas janelas. ...
  3. Dê preferência a roupas claras e de mangas compridas. ...
  4. Aplique o repelente diariamente. ...
  5. Mantenha uma gestação saudável e não descuide do pré-natal.

Quando a cabeça para de crescer?

Por volta dos três anos de idade, o cérebro da criança tem 80% do tamanho adulto. Por volta dos sete anos de idade, o cérebro da criança tem 90% do tamanho adulto.

Qual é a diferença entre microcefalia e anencefalia?

Anencefalia e microcefalia

Na primeira, o cérebro nem mesmo consegue ser formado adequadamente. Já na segunda, o cérebro é formado, porém é menor. Enquanto o anencéfalo não pode sobreviver após o nascimento, o bebê microcefálico será capaz de viver fora do útero, com algumas limitações.

Qual a chance do bebê nascer com microcefalia?

Nem toda grávida com zika dá a luz a bebês com microcefalia – ou outros problemas congênitos, como surdez e cegueira. De fato, só entre 6 a 12% dos bebês de mães que têm o vírus nascem com malformações.

Como identificar a microcefalia na ultrassom?

O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança.

Qual é o CID da microcefalia?

CID10 - Q02 - Microcefalia.

Qual o perímetro cefálico normal?

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Quais fatores ambientais causam microcefalia?

Entre os fatores externos ou ambientais que podem desencadear a doença, podemos citar a hipóxia perinatal (diminuição do oxigênio fornecido para o feto), exposição do feto à radiação, uso de drogas, consumo de álcool, desnutrição intrauterina e doenças como fenilcetonúria materna, rubéola, infecção por citomegalovírus, ...

Quais são as causas da macrocefalia?

A macrocefalia é o termo técnico para cabeça grande. A macrocefalia pode ser normal ou causada por distúrbios genéticos ou outros. O diagnóstico é feito antes do nascimento por meio de exames de ultrassom de rotina ou após o nascimento ao medir a circunferência da cabeça.

Quando se preocupar com o tamanho da cabeça do bebê?

Quando medimos o perímetro cefálico, consideramos normal que ele desvie 2 DP para mais ou 2 DP para menos. Quando uma criança tem o perímetro cefálico abaixo do “menos 2 DP”, denominamos esta condição como “microcefalia” e, quando ela tem o perímetro cefálico acima do “mais 2 DP”, chamamos de “macrocrania”.

Como saber se o tamanho da cabeça do bebê está normal?

O perímetro cefálico ideal para bebês de cada fase é relativo ao tempo de gravidez. O desenvolvimento se dá lentamente e as medidas mudam conforme as semanas de gestação que a mulher está. Porém após o nascimento, sabe-se que o parâmetro para ser considerado “normal” é um perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm.

Artigo anterior
O que é Draping?
Artigo seguinte
O que engorda mais o açaí ou o sorvete?