O que significa o termo Alara?

Perguntado por: Rebeca Vanessa Martins Pinto  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado.

Quais os três princípios de Alara?

Os três princípios mais importantes para ajudar a manter as doses “tão baixas quanto razoavelmente possível” são: tempo, distância e proteção.

Quem criou o princípio Alara?

Quem criou o princípio Alara? Para balancear riscos e benefícios do uso de radiação nos diagnósticos, a Comissão Internacional de Proteção contra a Radiação (ICRP) apresentou o princípio ALARA em 1977.

O que precisa ser analisado para o fundamento do Alara?

Para a implementação do Princípio ALARA deve-se promover um estudo pregressivo detalhado com a finalidade de se identificarem todas as variáveis ambientais de cariz qualitativo e quantitativo, como por exemplo: análise das doses ambientais, fontes geradoras, geometria dos espaços, quantidade de trabalhadores e ...

Quais são os três princípios básicos de proteção radiológica?

Os 3 princípios fundamentais da radioproteção são justificação, otimização e limitação.

Você conhece A L A R A?

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 princípios da radioproteção?

Utilize sempre o monitor individual durante a jornada de trabalho. Mantenha as portas do local fechadas durante exames. Utilize proteção adequada para os pacientes, sempre que possível. Evite a presença desnecessárias de pessoas dentro da sala de exames.

Qual é o principal objetivo da proteção radiológica?

O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações.

Quando foi criado o alara?

Em 1975, foram aceitos as unidades relacionadas à radiação que é a radioatividade. Alara (As Low as Reasonably Achievable) é um acrônimo para a frase: “Tão baixo quanto razoavelmente exequível.” E o principal princípio de segurança, que possui o objetivo de minimizar as doses dos pacientes e trabalhadores.

Quais são os tipos de proteção radiológica?

Os principais são:
  • Avental de chumbo ou plumbífero. A vestimenta plumbifera é uma espécie de manta de chumbo que cobre a região torácica e abdominal dos pacientes e operadores durante a realização de exames radiográficos. ...
  • Óculos plumbíferos. ...
  • Protetores de gônadas. ...
  • Protetores de tireóide.

O que significa a sigla IOE na radiologia?

Indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) são profissionais que sofrem exposição por decorrência de seu trabalho, devido a utilização de radioisótopos instáveis, os profissionais das técnicas radiológicas (PTR) que trabalham com Medicina Nuclear (MN) são considerados IOE.

Qual principal objetivo da alara?

O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado.

Qual o objetivo do princípio Alara na radiologia?

O princípio ALARA (“As Low As Reasonably Achievable”, em tradução livre, “tão baixo quanto razoavelmente exequível”) é um conceito de segurança em procedimentos com emissão de radiação, com o objetivo de minimizar as doses de exposição de pacientes e de trabalhadores, empregando, para tal, todos os métodos razoáveis ...

Qual a importância das normas de proteção radiológica?

A importância da proteção radiológica

De uma forma de outra, o ponto de partida para essa questão é o fato que a interação da matéria com a radiação pode afetar as células, chegando até mesmo a causar danos em sua estrutura, como mutações genéticas, e, dependendo do caso, ocasionar a morte celular.

Como evitar a contaminação por radiação?

Recomendações
  1. Manter cópia do Plano de Proteção Radiológica da instalação disponível, com fácil acesso. ...
  2. Planeje previamente todo o trabalho que envolva o uso de fontes emissoras de radiação ionizante. ...
  3. Sinalize e controle o acesso às fontes emissoras de radiação ionizante. ...
  4. Minimize o tempo de exposição à fonte de radiação.

Qual é o conceito de Radioproteção?

A radioproteção, ou proteção radiológica, é o conjunto de medidas que têm como objetivo proteger tanto as pessoas quanto o meio ambiente dos efeitos adversos provocados pela exposição à radiação.

O que é EPI e EPC na radiologia?

EPI e EPC em proteção radiológica são itens de uso obrigatório, pois são para proteção tanto de pacientes em casos específicos de exposições, quanto de indivíduos ocupacionalmente expostos, os IOE (s), durante os procedimentos radiológicos.

Qual é a diferença entre irradiação e contaminação?

DIFERENÇA ENTRE CONTAMINAÇÃO E IRRADIAÇÃO

A contaminação é a presença de um material indesejável (radioativo ou não) em determinado local. A irradiação é a exposição de um objeto ou de um corpo à radiação.

Quais são os pilares da proteção radiológica?

A radioproteção é baseada em três pilares fundamentais: justificação, otimização e limitação.

Qual a validade do plano de proteção radiológica?

O que é? A cada 5 anos, o supervisor de proteção radiológica deve requisitar a renovação de sua certificação. A Norma 7.01 estabelece os conceitos e requisitos da “Certificação da Qualificação de Superiores de Proteção Radiológica”, inclusive a renovação.

O que é a otimização na radiologia?

O princípio da otimização estabelece que todas as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis (ALARA). O último princípio impõe que as doses individuais de trabalhadores e de indivíduos do público não devem exceder os limites anuais de doses estabelecidos pela CNEN(24).

Qual a função de um dosímetro?

É um equipamento ou dispositivo utilizado em dosimetria, para a medição dessas grandezas radiológicas.

O que é mSv em radiologia?

Por ano, a dose média de radiação natural é de 2,4 mSv (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação).

Quais são os profissionais responsáveis pela proteção radiológica?

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

Artigo anterior
Quantas faltas reprovam 2021 estadual?
Artigo seguinte
Como editar as cores de uma imagem?