Quais as regras para se aposentar?

Perguntado por: Letícia Ariana de Machado  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

Para se aposentar por essa regra de transição, é preciso ter neste ano:
  • Mulheres: 57 anos de idade e seis meses e 30 anos de contribuição.
  • Homens: 62 anos de idade e seis meses e 35 anos de contribuição.

Qual é a regra atual para aposentadoria?

Com a reforma da Previdência, não é mais possível se aposentar exclusivamente por tempo de contribuição. A regra de transição estabelece idade mínima para os segurados, além do tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens.

Quem pode se aposentar pela lei antiga?

Antes era 60 anos de idade + 15 anos de contribuição. Com a Reforma, passou a ser 62 anos de idade + os mesmos 15 anos de contribuição. Se a mulher já completou 60 anos antes da Reforma, tudo bem, se aposenta com 60 anos, isso se já tiver os 15 anos de contribuição também.

Quem contribuiu por 3 anos tem direito a aposentadoria?

Em regra, é necessário ter, no mínimo, 15 anos de tempo de contribuição para conseguir se aposentar. Porém, como eu te disse, temos uma exceção. Antes de 1991, o requisito da carência era de 60 meses (5 anos). Tivemos uma alteração e esse requisito triplicou ao longo dos anos, chegando a 180 meses, como é até hoje.

Quem tem 25 anos de contribuição pode se aposentar?

Para os homens, os requisitos são ter 53 anos, 30 anos de contribuição ao RGPS + tempo adicional. Para as mulheres, as exigências são ter 48 anos, 25 anos de contribuição + tempo adicional. ... Mas, de acordo com as regras de transição, os contribuintes filiados ao RGPS até 16/12/98 têm direito ao benefício nesses moldes.

APOSENTADORIA EM 2021 | NOVAS REGRAS APÓS A REFORMA

23 questões relacionadas encontradas

Como aposentar aos 25 anos?

O requisito mais famoso para a Aposentadoria Especial é possuir 25 anos de atividade especial (insalubridade e periculosidade). Este é o tempo que vale para quase todo mundo, mas têm alguns agentes insalubres e situações que garantem uma Aposentadoria Especial por Insalubridade mais cedo.

Quem tem mais de 20 anos de contribuição pode se aposentar?

Para fazer a solicitação do benefício de aposentadoria por idade, o contribuinte deve ter realizado, pelo menos, 20 anos de contribuição se homem, e 15, se mulher. Ou seja, o solicitante precisa pagar ao INSS por 180 / 240 meses ou mais para ter direito de se aposentar por essa categoria.

Qual é o tempo mínimo de contribuição para se aposentar?

Regra da idade mínima progressiva

Para se aposentar por essa regra de transição, é preciso ter neste ano: Mulheres: 57 anos de idade e seis meses e 30 anos de contribuição. Homens: 62 anos de idade e seis meses e 35 anos de contribuição.

Para quem nunca contribuiu com quantos anos se aposenta?

Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar com 65 anos de idade.

Qual o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria proporcional?

Para ter direito à aposentadoria proporcional pelo INSS, o trabalhador precisa cumprir os seguintes requisitos legais: 30 anos de contribuição acrescido de um pedágio de 40% e 53 anos de idade, para o homem; 25 anos de contribuição acrescido de um pedágio de 40% e 48 anos de idade, para a mulher.

Quem tem 55 anos pode se aposentar?

Sim. Se a reforma for aprovada antes de completar as condições mínimas, o segurado irá se aposentar com as novas regras. Quem tem mais de 50 anos conseguirá fugir da idade mínima de 65 anos, mas vai ter que trabalhar um pouco mais para ter o benefício.

Quem começou a trabalhar antes de 1991?

Os trabalhadores que começaram a contribuir ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antes de julho de 1991 e perderam a qualidade de segurado --deixa de contribuir ao INSS por um determinado tempo-- podem se aposentar sem a necessidade de contribuir por muito tempo.

Como fica quem tem mais de 50 anos para se aposentar?

Sendo assim, muitas pessoas que estão com 50 anos de idade não sabem se podem ou não se aposentar, já que contribuíram por 30 anos. A atual regra exige um período de transição. Até 13 de novembro de 2019 era possível se aposentar por tempo de contribuição, sendo possível o trabalhador se aposentar pela idade mínima.

Quais são as novas regras para aposentadoria em 2022?

Ou seja, em 2022 as mulheres precisam ter a idade mínima de 61 anos e 6 meses para dar entrada no benefício. Para os homens não houve alteração: a idade mínima continua sendo de 65 anos. Além da idade, o tempo mínimo de contribuição nessa modalidade – tanto para homens quanto para mulheres – é de 15 anos.

Quais as novas regras do INSS para 2022?

Aposentadoria por idade pelo INSS

Em janeiro de 2021, a idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos. Agora, está em 61 anos e meio em 2022. Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido está em 15 anos.

Como fica a aposentadoria em 2022?

Dessa maneira, para as pessoas que já contribuíam para o INSS, abre-se a possibilidade de se aposentar por tempo de contribuição utilizando o critério de idade mínima. Enfim, em 2022, ficou assim: homem: 62 anos e 6 meses mais 35 anos de contribuição; mulher: 57 anos e 6 meses mais 30 anos de contribuição.

Como se aposentar sem nunca contribuir?

Não é possível se aposentar sem nunca ter pago o INSS exatamente pelo fato do caráter contributivo da Previdência Social. É preciso que a pessoa contribua para o regime previdenciário para ter direito a uma aposentadoria.

Quem nunca contribuiu com o INSS têm direito a algum benefício?

A boa notícia é que mesmo aqueles que nunca contribuíram no INSS têm direito a benefícios da Previdência Social. Um serviços é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei nº 8742/93 (LOAS).

Como se aposentar pelo CRAS?

tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família.

Tem 15 anos de contribuição?

Pela regra de transição, são exigidos 15 anos de contribuição para homem ou mulher. A regra estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023.

Quanto tempo um autônomo precisa contribuir para se aposentar 2021?

A carência para ter benefícios previdenciários varia conforme o tipo de pedido. Se for para receber uma aposentadoria, o mínimo é de 180 contribuições (15 anos). No caso de quem vai pedir um auxílio-doença, são exigidos 12 meses.

Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?

No caso do INSS, em regra, somente após 12 meses pagando é que você terá direito aos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. Mas cuidado! Em alguns casos não é necessário ter o número mínimo de 12 contribuições.

Quem tem 35 anos de contribuição e 55 anos de idade?

Para ter ideia, se você é homem, contribuiu por 35 anos e tem hoje 55 anos de idade, o fator previdenciário vai morder 25% da sua aposentadoria!

Quem tem 59 anos pode se aposentar?

A regra é 60 anos de idade + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir 62 anos de idade.

Quantos anos e 180 meses?

Tradicionalmente nós comentamos com nossos clientes que a aposentadoria acontece com 15 anos de contribuição, mas a lei previdenciária fala em 180 contribuições de carência, o que, no fim das contas é o equivalente a 15 anos de contribuição.

Artigo anterior
Quais são os 3 eixos do programa Bolsa Família?
Artigo seguinte
Quantas pessoas morrem por ano pelo cigarro no Brasil?