O que é eletroterapia na fisioterapia?

Perguntado por: Carolina Fabiana Monteiro Machado  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

A Eletroterapia ou "eletricidade médica" como já foi designada consiste no uso de correntes elétricas para o tratamento de pacientes. Embora seu desenvolvimento tenha se aperfeiçoado mais apenas nas últimas décadas, já na Antiguidade seu uso era empregado.

Qual o objetivo da eletroterapia na fisioterapia?

Durante uma sessão de fisioterapia é comum o uso de, pelo menos, um equipamento de eletroterapia para ajudar no controle da dor, espasmo, melhorar a irrigação sanguínea, acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.

Como funciona a eletroterapia?

Como funciona a eletroterapia? Basicamente, a eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com dois objetivos: para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular.

Quais os recursos da eletroterapia?

A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele.

Quais os benefícios da eletroterapia?

Os benefícios da eletroterapia para a saúde são os de controlar dores, fortalecer os músculos, prevenir o atrofiamento, diminuir espasmos musculares e edemas e auxiliar na cicatrização.

TENS na Fisioterapia [Parte 1] - Aula Completa

37 questões relacionadas encontradas

Quem pode usar eletroterapia?

Ela pode ser usada nas mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas, respiratórias e ginecológicas, sejam elas adultas ou pediátricas. Além de todas essas vantagens, a eletroterapia traz uma série de benefícios que auxiliam muito no processo de reabilitação.

Qual o objetivo do Fes?

A corrente FES, por sua vez, tem aplicação ligeiramente diferente. Muito embora exija a fixação de eletrodos sobre o local a ser tratado, o protocolo tem um objetivo bem diferente: provocar contrações musculares e, a partir do estímulo, tratar e reabilitar lesões musculoesqueléticas.

Quais recursos de eletroterapia são mais utilizados no tratamento da acne?

COnsiderações Finais: Os tratamentos eletroterapêuticos mais recomendados pelos seus resultados satisfatórios são: microcorrente, iontoforese, LED, radiofrequência, microagulhamento e os cosméticos podem ser associados. Palavras-chave: Propionibacterium acnes, Cutibacterium acnes, acne vulgaris.

Quais são os tipos de correntes utilizadas na estética?

Principais aparelhos de eletroterapia para o rosto
  1. Luz pulsada. É um tipo de aparelho semelhante ao laser, que emite feixes de luz, que atuam diretamente nos melanócitos, tornando a pele mais clara e com uma cor uniforme. ...
  2. Radiofrequência. ...
  3. Corrente galvânica. ...
  4. Carboxiterapia.

O que é Burst eletroterapia?

A eletroestimulação de baixa frequência (burst) propicia contração muscular, causando a ativação dos mecanismos de liberação dos opioides endógenos e também aumenta o fluxo sanguíneo arterial para a área estimulada gerando uma maior analgesia.

Como a eletroterapia age na dor?

Simplificadamente, podemos dizer que a eletroterapia faz uso de impulsos elétricos a fim de prejudicar a transmissão dos sinais de dor para o cérebro. Para isso, músculos e tecidos são estimulados (por meio de aparelhos) a produzir endorfina.

O que é para que serve os eletrodos?

Os Eletrodos são materiais popularmente conhecidos por pólos condutores e seu objetivo é realizar uma conexão entre metais e suas ligas, principal, transferindo assim os elétrons de um meio para outro.

Como funciona TENS?

A TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica por meio de um dispositivo elétrico, com capacidade para controlar a intensidade dos estímulos. São fixados pequenos eletrodos na pele do paciente, na região dolorida, para que a corrente elétrica consiga atingir os músculos.

Qual é a importância da fisioterapia?

O tratamento fisioterapêutico possui um papel importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio da prevenção e da reabilitação física. Ele atua na promoção da saúde, ajuda a diminuir as dores crônicas e agudas em todo o corpo, além de restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções.

Quais os efeitos fisiológicos da crioterapia?

Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da ...

Para que serve a corrente russa na fisioterapia?

A corrente russa é um aparelho de eletroestimulação que promove uma contração dos músculos promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo muito utilizado na fisioterapia no tratamento de pessoas que não conseguem contrair o músculo de forma efetiva, como no caso das pessoas que tiveram AVC ou que ...

O que é corrente na estética?

A micro corrente nada mais é do que uma eletroestimulação que utiliza correntes de baixa frequência. ... O objetivo desta técnica é promover a revitalização cutânea, com o objetivo de melhorar a flacidez muscular.

O que a corrente Excitomotora faz e para quais tratamentos de estética corporal ela é indicada?

Essa é uma corrente contínua e constante de baixa frequência, muito usada na estética para tratamento de acne, estrias, olheiras, ionização facial e corporal, rugas e linhas de expressão.

Quais são as correntes Despolarizadas?

Corrente Despolarizada

Seu uso vai desde o controle da espasticidade até os programas de fortalecimento muscular relacionado à estimulação mioelétrica; esta forma de pulso é muito superior à corrente farádica que usualmente é utilizada na área de estética para programas de fortalecimento muscular.

São antibacterianos tópicos utilizados no tratamento da acne?

Os antibióticos tópicos mais usados são o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico. O peróxido de benzoíla é um dos antibióticos tópicos mais prescritos, pois, além da sua atividade contra o Propionibacterium acnes, ele também acaba com os cravos, inibindo os comedões.

Quais os graus de acne o esteticista pode tratar?

O profissional de estética somente deve manipular a pele com Acne grau I (comedoniana), sendo que os demais graus II,III e IV devem ser tratados pelo médico dermatologista, que orientará quanto ao procedimento a seguir que poderá incluir antibióticos sistêmicos ou tópicos, agentes queratolíticos, sabões, ...

Qual a corrente usada na Eletrolipolise?

A eletrolipólise é uma técnica que utiliza a corrente elétrica despolarizada de baixa ou média frequência para auxiliar na redução de gordura localizada. A técnica serve para combater gordura localizada e celulite e utiliza uma frequência entre 1 e 4.000Hz.

O que é Rise no Fes?

Rise (Rampa de Subida de Pulso - Regula a velocidade de contração; Decay (Rampa de Descida do Pulso) - O tempo de descida regula a velocidade com que a contração diminui, ou seja, o tempo desde a contração máxima até o relaxamento muscular.

São características do Fes?

O FES gera uma corrente elétrica de baixa frequência, alternada ou bifásica, pulsada, simétrica com pulsos na forma retangular, sendo considerada, portanto, despolarizada. ... Já em uma frequência mais baixa (30 a 50 Hz) são selecionadas em geral as fibras tônicas ou vermelhas do tipo I.

Quais os efeitos fisiológicos da eletroestimulação com o Fes?

A estimulação elétrica no músculo tem efeitos imediatos, como a contração muscular e as alterações musculares. A longo prazo há o fortalecimento muscular e mudanças estruturais nas fibras musculares 4.

Artigo anterior
Coisas que rimam com exibir?
Artigo seguinte
Quantos tipos de empreendedorismo existem?