Quais as regras para receber o 13 salário?

Perguntado por: Juliana Alice de Lima  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

O 13º é uma gratificação anual e é pago de acordo com o tempo de serviço. Se um funcionário trabalhou por doze meses, ele deve receber a cota integral. Para quem prestou serviços na empresa por menos tempo, a quantia deverá ser proporcional ao período de registro.

Quais as regras para o pagamento do décimo terceiro?

Principais regras do décimo terceiro que a empresa precisa se atentar
  • Realizar o pagamento da primeira parcela entre 1º de fevereiro a 30 de novembro;
  • Realizar o pagamento da segunda parcela até 20 de dezembro;
  • Se atentar aos acréscimos para o cálculo – horas extras e adicionais (insalubridade e periculosidade);

Quem tem direito ao 13o salário 2021?

Têm direito ao 13º salário as pessoas que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão em 2021. Quem recebeu benefícios temporários (ou seja, aqueles em que há previsão de interrupção dos pagamentos ainda neste ano) também deve receber um valor proporcional do 13º.

Como ter direito a 13 salário?

Todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação. Os trabalhadores que possuem, por exemplo, menos de um ano na empresa, têm direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados por mais de 15 dias.

Quem trabalhou 4 meses recebe quanto de décimo terceiro?

Para fazer o cálculo do décimo terceiro proporcional, divida o seu salário bruto de novembro por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou. A primeira parcela do 13º salário equivale à metade desse valor.

13º SALÁRIO - Tudo que você precisa saber (sem enrolação)

23 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito ao décimo terceiro 2020?

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício.

Quando vai sair o 13º em 2021?

Se o trabalhador não optou por receber o adiantamento do 13º nas férias, as empresas devem pagar pelo menos metade do 13º salário entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro de 2021 - a data-limite cai em uma terça-feira . A outra metade deve ser paga, no máximo, até 20 de dezembro.

Quando cai Décimo Terceiro 2021?

Quando vou receber? As empresas devem pagar a primeira parcela do décimo terceiro até o dia 30 de novembro de 2021. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. É importante lembrar que o trabalhador que não completou 12 meses de vínculo com a empresa ainda assim tem direito ao décimo terceiro salário.

Quando vai ser pago o 13º em 2021?

Caso decida adiantar o 13º salário do INSS o governo deve realizar o pagamento a partir de maio. Nos últimos dois anos (2020 e 2021) a antecipação do abono extra foi anunciada pelo governo em março e o depósito ocorreu na folha de pagamento dos benefícios de maio (1ª parcela) e junho (2ª parcela).

Quando vai sair a primeira parcela do décimo terceiro de 2022?

No entanto, em 2022, a primeira parcela do abono voltará a ser paga apenas em agosto, sem antecipação. Sendo assim, a primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do valor e será paga com o benefício de agosto, e a segunda parte do abono será paga com o benefício de novembro.

Qual a data limite para pagamento da primeira parcela do 13o?

De acordo com a legislação, a primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro (ou até o último dia útil de novembro). Já o pagamento da segunda parcela deve acontecer até o dia 20 de dezembro.

Quando vai sair a primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados?

Com isso, os segurados deverão ter o pagamento no calendário normal, com a primeira parcela do 13º salário paga de 25 de agosto a 8 de setembro, e a segunda parcela, de 24 de novembro a 7 de dezembro.

Quem não tem direito a décimo terceiro?

Quem tem direito ao 13º? Todo trabalhador que tenha carteira assinada, que tenha no mínimo 15 dias trabalhados no mês. São eles: trabalhadores rurais, urbanos, avulsos, domésticos e até mesmo aposentados e pensionistas do INSS tem direito ao décimo terceiro.

Quem tem direito ao décimo terceiro?

Quem paga o décimo terceiro? No caso dos trabalhadores de carteira assinada o pagamento é realizado pelo empregador, conforme determina a Lei º 4.090/1962. Já os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS recebem a gratificação pela Previdência Social.

Quanto devo receber por 5 anos de trabalho?

Ou seja, se você tiver 5 anos de trabalho na empresa, terá direito a mais 15 dias de aviso prévio – ou seja, mais metade de um salário. Em casos em que o aviso prévio é indenizado, você deve receber o pagamento total até 10 dias corridos após a data do desligamento.

Pode atrasar a primeira parcela do décimo terceiro?

O atraso no pagamento pode resultar em penalidades e até multas. Os empregados que não receberem ao menos a primeira parcela do décimo terceiro até o prazo limite precisam procurar as Superintendências de Trabalho ou as Gerências de Trabalho para efetuar a reclamação.

O que acontece se atrasar a primeira parcela do décimo terceiro?

Empresas que não pagam ou atrasam o décimo terceiro para seus funcionários levam multa de R$ 170 por pessoa. O prazo para pagar a primeira parcela termina dia 30 de novembro. Após essa data, as empresas serão multadas por atraso.

O que acontece se a empresa não pagar o décimo terceiro?

Pelcerman explica que o não pagamento da gratificação natalina é considerado infração, conforme disposto na Lei 4.090/62, que poderá resultar em multa de cerca de R$ 170 por trabalhador contratado pela empresa inadimplente em favor do Ministério do Trabalho.

Pode pagar o décimo terceiro em uma única parcela?

Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deveria ter sido feito até o dia 30 de novembro. O pagamento feito em uma única parcela apenas em dezembro é ilegal.

O que acontece se a empresa não pagar o 13º até o dia 30 de novembro?

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. O não-pagamento é considerado uma infração, que pode resultar em penalidades.

Qual o prazo para pagar a 2 parcela do décimo terceiro?

Por lei, a primeira parcela ou a cota integral do 13º deve ser paga até o último dia útil de novembro. Já o vencimento da segunda parcela acontece até 20 de dezembro. Quanto devo receber de 13º? O 13º é equivalente a um salário mensal, mas proporcional ao tempo em que se trabalhou durante o ano.

Onde denunciar o atraso do décimo terceiro?

"Não havendo pagamento do 13º e nenhuma justificativa para isso, o empregado pode tomar algumas medidas como fazer denúncia, procurando o sindicato ou o Ministério Público do Trabalho ou, em última hipótese, entrar com uma rescisão indireta na Justiça do Trabalho", diz Guimarães.

Quanto devo receber por 3 anos de trabalho?

Nessa soma dos meses trabalhados, você deve incluir o seu período de aviso prévio indenizado ou trabalhado. Por exemplo, se você trabalhou até o dia 31 de janeiro e seu período de aviso prévio foi de 39 dias (30 dias + 9 dias por três anos de trabalho), você receberá o 13º salário proporcional a dois meses de trabalho.

Quanto dá o acerto de 3 anos de trabalho?

Por exemplo, um trabalhador que ficou três anos na mesma empresa receberá uma indenização de aviso prévio proporcional a um período de 39 dias. Para fazer o cálculo de quanto você receberá de aviso prévio adicional, multiplique a quantidade total de dias pelo valor do salário e divida esse número por 30.

Artigo anterior
O que acontece se não comermos sal na comida?
Artigo seguinte
Quem tem pressão alta pode tomar cravo da índia?