Como funciona o sistema de dessalinização?

Perguntado por: Gustavo Márcio de Loureiro  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, conseguem retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.

Como funciona o processo de dessalinização da água?

Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso. As partículas sólidas ficarão retidas no reservatório, enquanto a água evaporada, já sem os sais minerais, será captada por um sistema que a resfriará e fará com que ela volte ao estado líquido.

Quais são os processos da dessalinização?

A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa. Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável.

Como é feita a dessalinização da água do mar para consumo humano?

A dessalinização da água pode ser realizada por meio de dois métodos convencionais: a destilação térmica ou a osmose reversa.

Como funciona o processo de dessalinização da água por osmose reversa?

Para dessalinização da água, a pressão necessária gira em torno de 30 atm (atmosferas, medida de pressão) na temperatura relativa de 25 C. Desta forma se provoca a osmose reversa, que é a passagem do solvente (ou seja a água), de um meio mais concentrado (mais salino) para um mais diluído (menos salino).

Entenda como a água do mar pode virar água potável

25 questões relacionadas encontradas

Como é feita a dessalinização da água do mar em Israel?

O processo, conhecido como osmose reversa, é engenhoso. A água do Mediterrâneo passa por membranas que retêm os sais. O líquido que atravessa as barreiras vira água potável, e o que fica retido é bombeado de volta ao mar. Seu ponto fraco é o alto consumo de energia, que responde por até 50% dos custos de operação.

É possível transformar a água do mar em água potável?

É possível transformar a água do mar em água potável? Sim, é possível e por diversos meios. ... Outras técnicas aplicadas são as que usam membranas semipermeáveis para separar o sal da água. Entre essas, as principais são a osmose reversa e a eletrodiálise.

Porque a dessalinização não é viável?

A dessalinização envolve a remoção do sal da água do mar e sua filtragem para produzir água potável de qualidade. No entanto, o processo consome muita energia e os combustíveis fósseis comumente usados ​​contribuem para o aquecimento global, e a salmoura tóxica que produz polui os ecossistemas costeiros.

Como é retirado o sal da água do mar?

A técnica mais comum por lá é a dessalinização térmica, na qual a água salgada é armazenada em tanques aquecidos. Quando evapora, acumula-se na parte superior do reservatório e, ao se condensar, transforma-se em água pura, sem os sais (ver infográfico).

Quais são as duas principais formas de dessalinização Como elas ocorrem?

Processos de Dessalinização
  • Evaporação ou Vaporização: a água salgada é colocada num grande tanque e por meio da incidência solar, a água evapora e o sal fica retido no fundo.
  • Destilação: esse processo ocorre através do aquecimento e transformação da água em vapor.

O que é o processo de osmose reversa?

Na osmose reversa, a água não tratada, como a água salgada, flui através de uma membrana semipermeável e filtros de carbono. O sistema funciona usando uma bomba de alta pressão para aumentar a pressão e forçar a água através da membrana semipermeável, deixando para trás os sais dissolvidos.

Quanto custa a dessalinização da água do mar?

Já são cerca de 250 sistemas em operação. Com custo unitário de cerca de R$ 150 mil, os sistemas tratam a água salobra retirada de poços separando a água potável da água salgada.

Onde sai o sal?

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

Porque a água do mar não pode ser tratada?

A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.

Quais os pontos negativos e positivos da dessalinização?

A produção da água salobra tóxica e o alto consumo de energia são alguns dos principais pontos negativos da dessalinização. O descarte da água salobra tóxica não é apenas custoso, como também está associado a impactos ambientais negativos.

Quais são as vantagens e desvantagens do processo de dessalinização?

Pensando nisso, levantamos algumas vantagens e desvantagens da dessalinização da água do mar.
...
Vantagens
  • Pode utilizar energias alternativas, como a solar;
  • Garante maior acessibilidade à água adequada para o consumo humano;
  • É uma alternativa para a continuidade do crescimento populacional e do desenvolvimento industrial.

O que podemos fazer para tornar a água potável?

Ferva a água

Caso suspeite que sua água não está potável, primeiramente, filtre-a com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Então, ferva a água por cerca de 3 minutos para eliminar qualquer contaminação. Segundo o Ministério da Saúde, a fervura da água é o método preferencial para tornar a água potável.

Quais as formas de se obter água potável?

As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.

Qual é a mistura da água do mar?

Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo. ... Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito.

Como Israel consegue água?

A usina de dessalinização de Sorek se ergue em um terreno arenoso a cerca de 15 quilômetros ao sul de Tel Aviv. Considerada a maior usina do seu tipo no mundo, ela produz 40 bilhões de galões de água potável por ano, o suficiente para cerca de um sexto da população de cerca de oito milhões de Israel.

Qual o país que bebe água do mar?

Os oceanos já garantem água potável de Riad, na Arábia Saudita, a Barcelona, na Espanha. A água que vem do mar é a salvação de imensas regiões áridas no Oriente Médio e na África. A Arábia Saudita construiu as maiores usinas de dessalinização do mundo para garantir os 250 litros diários de água que seus moradores usam.

Como é a água em Israel?

A região árida de Israel sofreu historicamente com a escassez de água, mas agora alcançou segurança hídrica. Embora o uso de dessalinização em Israel seja bem conhecido, não é tão conhecido que o país também revolucionou seu sistema de reciclagem de água para fornecer 25% de sua água.

Como é extraído o sal de cozinha?

O cloreto de sódio é obtido pela evaporação da água de oceanos. É extraído em minas por meio de técnicas de mineração. É extraído em depósitos subterrâneos profundos por meio da dissolução em água (dissolve-se o sal presente no depósito) e posterior bombeamento.

Como é que se forma o sal?

A química descreve que sal é todo produto resultante da reação entre um ácido e uma base, que, quando dissolvidos em água liberam um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. O sal que consumimos, o cloreto de sódio (NaCl), é produto da reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

Para que serve o sal na Bíblia?

O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade. O "sal" tornou-se um símbolo da "sabedoria bíblica", que justamente era a arte de "dar sabor e fertilizar" a criação.

Artigo anterior
Onde fica a vértebra C5 e C6?
Artigo seguinte
O que fazer quando o ar condicionado desarma?