Quais as sequelas da icterícia?

Perguntado por: Teresa Neuza Magalhães de Leite  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Danos cerebrais por icterícia – patologia denominada kernicterus – trazem seqüelas como surdez e problemas motores, e podem inclusive levar à morte.

Quando a icterícia é considerada grave?

BRASÍLIA (16/11/14) – Condição comum em recém-nascidos, a icterícia neonatal prolongada por mais de 14 dias pode significar a atresia biliar. A doença, pouco conhecida, é responsável por 50% dos casos de transplante hepático em crianças e adolescentes.

Quais os males da icterícia?

“A icterícia é uma doença relativamente comum, leve e fácil de tratar. Mas, quando não é tratada corretamente pode causar convulsões e surdez”, alerta.

Qual a principal complicação da icterícia patológica?

A principal causa de icterícia patológica e de doença hemolítica neonatal é a incompatibilidade sanguínea materno-fetal, que cursará com redução de hematócrito, aumento dos níveis séricos de BT e reticulócitos >5%.

O que a icterícia pode causar no bebê?

A icterícia no bebê, também conhecida como icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia neonatal, acontece quando há aumento da concentração de bilirrubina no sangue do bebê, resultando em pele, olhos e mucosas mais amareladas.

ictericia Neonatal - Consequências

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a icterícia no Recém-nascido?

Geralmente a icterícia surge após as primeiras 24h de vida, pode aumentar até o 4. ° dia de vida e desaparece próximo ao 10. ° dia de vida. Nos recém-nascidos prematuros este processo pode ser mais intenso e mais prolongado.

O que acontece se o bebê ficar amarelo?

A icterícia acontece devido a alta concentração de bilirrubina no sangue – uma substância produzida durante o metabolismo das células vermelhas, que deixa a pele e os olhos amarelados.

Quais condições clínicas abaixo podem estar relacionadas a quadro de icterícia patológica *?

No entanto, alguns sinais podem ser observados. Recém-nascidos com a doença neurológica decorrente da hiperbilirrubinemia evoluem inicialmente com hipotonia, sucção débil e convulsões, progredindo em até 4 dias para hipertonia, opistótono, hipertermia e choro agudo.

O que é icterícia e quais as suas causas e as suas consequências?

Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.

Quanto tempo leva para curar a icterícia?

Quanto tempo leva para a icterícia desaparecer? Na grande maioria dos casos, entre sete e dez dias a icterícia neonatal regride espontaneamente sem qualquer tratamento. No entanto, existe a possibilidade de demorar um pouco mais. Consulte sempre o pediatra e tire todas as suas dúvidas.

Qual o nível de bilirrubina para fototerapia?

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

Qual o nível de bilirrubina normal?

Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.

Quais são as causas da icterícia?

Na prática, o fígado pode ficar com a capacidade comprometida de captar a bilirrubina e de processá-la em decorrência de hepatites causadas por vírus, por medicamentos, alcoolismo, de cirrose hepática, febre amarela e enfermidades genéticas raras, como na Síndrome de Crigler-Najjar e na Síndrome de Gilbert.

O que provoca a icterícia?

Icterícia é uma coloração amarela da pele e/ou olhos, causada por um aumento da bilirrubina na corrente sanguínea.

Como melhorar a icterícia?

No caso da icterícia patológica, o mais comum é a fototerapia. Super eficaz e simples, o tratamento fototerápico consiste em submeter o corpinho do bebê pelado a luzes fluorescentes, também chamado de “banho de luz”.

Como baixar a bilirrubina em bebês?

Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.

Como saber se a icterícia está aumentando?

Devido ao acúmulo da bilirrubina indireta no corpo ocorre o aparecimento da icterícia. Depois de aproximadamente 3 a 4 dias, a função de eliminação melhora e amadurece, e o fígado passa a eliminar rapidamente a substância, resolvendo a icterícia naturalmente.

Quanto tempo de banho de luz para icterícia?

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

Como a bilirrubina é eliminada?

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

Quando a fototerapia é indicada?

A fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.

Quando iniciar a fototerapia?

Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.

Quando usar fototerapia?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

Quais os graus de icterícia?

Icterícia no período neonatal
  • Icterícia de início tardio e de progressão lenta.
  • Pico entre terceiro e quinto dia no recém-nascido de termo e entre o quarto e sexto dia no prematuro.
  • Duração média de 7-10 dias no recém-nascido de termo e de 14 dias no prematuro.

Artigo anterior
Como se identifica um argumento?
Artigo seguinte
Como se diz terra em Tupi-guarani?