Quais as regras gerais a serem observadas durante a vibração do concreto?

Perguntado por: Diego Gaspar Freitas Sá Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

-Não vibrar além do necessário, tempo em que desaparecem as bolhas de ar superficiais e a umidade na superfície é uniforme (não esquecer que excesso de vibração é, provavelmente, pior do que a falta de vibração). -Exercer a vibração durante intervalos de 5 a 30 segundos, conforme a consistência do concreto.

Quais cuidados devemos ter ao vibrar o concreto?

– A vibração do concreto deve ser feita imediatamente após o seu lançamento. – Evite a trepidação da moldura durante o adensamento, para não formar vazios e, assim, prejudicar a aderência do concreto. – Mantenha distância, de aproximadamente 10cm, das parede da fôrma para não forçá-las.

Como se dá a vibração do concreto?

A agulha deve ser cravada perpendicularmente à massa com espaçamentos de aproximadamente 40 cm, que geralmente é o raio de ação do vibrador. O tempo de vibração varia de acordo com a trabalhabilidade do concreto, podendo ficar entre 5 e 30 segundos em cada ponto.

Quais as regras gerais a serem consideradas para juntas frias de concretagem?

As juntas podem ser feitas na vertical ou inclinadas, preferencialmente a 45º. As juntas verticais sempre ocorrem em interrupções planejadas, existindo uma fôrma no local exato onde deve ocorrer a suspensão da concretagem. As interrupções planejadas devem ser coincidentes com as juntas de dilatação (NBR 6118:2007).

Para que serve a vibração no concreto?

A vibração do concreto, chamada também de adensamento, é um processo fundamental na obtenção de um concreto denso e compacto. Através dela, diminui-se o número de vazios e de bolhas de ar e também se obtém a melhor acomodação dos agregados graúdos.

VIBRAÇÃO CORRETA DO CONCRETO

38 questões relacionadas encontradas

Como vibrar um pilar?

“É importante fazer a vibração por etapas, a cada 50 cm de concreto mais ou menos”, recomenda Cheren. Durante o adensamento, é importante evitar a vibração da armadura, de forma que não se formem vazios ao seu redor, o que prejudicaria a aderência da armadura ao concreto.

Qual a mistura certa para fazer concreto?

Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

O que é junta fria e como Evitá-la?

As chamadas “juntas frias” são comuns em emendas de lajes, visto que o concreto novo não adere ao antigo. Para evitar essa falha, use o tecbond MF quartzolit para promover a aderência deste novo concreto ao antigo. para detectar áreas não aderidas ou deterioradas.

O que diz a NBR 14931?

A nova Norma NBR 14931 determina que deve-se fazer a cura em um concreto até que sua resistência atinja 15,0 MPa. A consideração é que o concreto, ao atingir esta resistência, já estará com seu grau de hidratação bem avançado e, portanto, a cura poderá ser interrompida.

O que fala a NBR 14931?

Esta Norma estabelece os requisitos gerais para a execução de estruturas de concreto. Em particular, esta Norma define requisitos detalhados para a execução de obras de concreto, cujos projetos foram elaborados de acordo com a NBR6118.

O que é a pega do concreto?

SIGNIFICADO DE PEGA

Implica na solidificação da pasta plástica de cimento. O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.

Como evitar a retração do concreto?

Para ao menos tentar minimizar esse transtorno, recomenda-se realizar um bom trabalho de cura (controle da evaporação) do concreto, evitar a adição excessiva de água durante o processo de mistura, evitar a concretagem em horários com temperatura elevada, utilizar substâncias inibidoras da evaporação e armações para ...

Quanto tempo o vibrador pode ficar no concreto?

O vibrador deverá ser mantido na posição durante o tempo necessário, o qual varia de 5 a 15 segundos para concretos com abatimentos de 75 mm a 25 mm. Considera-se 10 segundos, tempo suficiente para obter o adensamento da mistura.

Quais as maneiras mais usuais para a compactação do concreto?

Há várias formas de compactar o concreto. Duas delas são manuais: o adensamento por socamento e o apiloamento. Por isso, exigem experiência e não são tão eficientes. Ambas são recomendadas apenas em obras de pequeno porte e requerem o uso de barras de aço ou pedaços de madeira como soquetes estreitos.

Quais elementos são importantes durante e após a concretagem para uma maior durabilidade do concreto?

Consiste em realizar o controle do tempo, temperatura e condições de umidade após o lançamento do concreto nas fôrmas. A realização da cura é fundamental para a garantia da resistência desejada na estrutura, pois evita a ocorrência de fissuração plástica do concreto, uma vez que impede a perda precoce da umidade.

O que é a cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas.

O que é o Plano de concretagem?

O plano de concretagem é um conjunto de medidas a serem tomadas antes e durante o lançamento do concreto para assegurar a qualidade da peça a ser concretada.

Qual a norma que rege a execução das estruturas de concreto?

NBR 14931 - 2004 - Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento.

Como tratar emenda de laje?

A manta líquida é o produto mais fácil de aplicar. Você só vai precisar de um rolo para espalhar o líquido e, assim, garantir que ele preencha todos os cantos da laje. O ideal é reaplicar o produto quatro vezes, em um intervalo de 15 dias entre as execuções.

Como fazer junta de dilatação em laje?

Fazer uma lista dos materiais que serão necessários adquirir; Limpar bem o local, retirando qualquer resíduo; Observar se a junta está seca, sem sinais de umidade; Verificar se a solução que será aplicada é ideal para a realização de juntas de dilatação, neste caso um selante flexível, de poliuretano.

Qual a proporção de areia e pedra para um saco de cimento para fazer concreto?

1 - Traço do concreto

O traço nada mais é do que a receita do concreto, ou seja, as proporções de cada material que será utilizado na mistura. Os traços mais utilizados são o 1:2:3 ou 1:2:4, ou seja, uma porção de cimento, para duas porções de areia, para 3 (ou 4) porções de pedra britada.

Qual a proporção de cimento e areia?

Proporção:
  • 1 porção de cimento.
  • 06 porções de areia.

Como calcular quantidade de cimento areia e brita para concreto?

Exemplo
  1. Cimento = volume total x rendimento do cimento. Cimento = 3,06 x 5,94. Cimento = 18,17 sacos de 50kg.
  2. Areia média = volume total x rendimento da areia. Areia média = 3,06 x 0,538. Areia média = 1,65m³
  3. Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra. Pedra brita 1 = 3,06 x 0,84. Pedra brita 1 = 2,57m³

Artigo anterior
Quem tem alergia a níquel pode usar aparelho Ortodontico?
Artigo seguinte
Qual das lâmpadas tem mais eficiência a LED ou a incandescente?