Quais as principais macromoléculas?

Perguntado por: Maria Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

As quatro classes principais de macromoléculas
  • Carboidratos. Os carboidratos são compostos orgânicos que incluem açucares, amidos, glicogênio e celulose. ...
  • Lipídios. Os lipídios são biomoléculas que incluem gorduras, óleos, fosfolipídios e esteroides. ...
  • Proteínas. ...
  • Ácidos nucleicos.

Quais as principais macromoléculas presentes nas células?

Carboidratos, ácidos nucleicos e proteínas são geralmente encontrados na natureza como polímeros longos.

Quais as principais funções das macromoléculas?

Fornecer a estrutura celular, enviar sinais químicos, acelerar reações químicas, etc.

O que são macromoléculas e quais suas funções?

As macromoléculas, também conhecidas como sólidos covalentes ou sólidos de rede covalente, são estruturas de massa molar bastante elevada e imprecisa, além de serem formadas por uma grande e indeterminada quantidade de átomos que se ligam covalentemente formando retículos tridimensionais.

Quais as cinco macromoléculas da vida?

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

As macromoléculas dos seres vivos

36 questões relacionadas encontradas

O que são moléculas da vida?

As moléculas que intervêm na estrutura e no funcionamento da célula viva, designam-se por moléculas biológicas ou biomoléculas ou ainda, por moléculas da vida. Agrupam-se habitualmente em quatro classes: glúcidos, prótidos, lípidos e nucleótidos.

Qual é a base molecular da vida?

Substâncias orgânicas são todas aquelas que apresentam carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. A vida na Terra baseia-se essencialmente no elemento carbono que está presente em longas moléculas orgânicas formadas por inúmeros átomos.

Quais são os 4 tipos de macromoléculas?

As quatro classes principais de macromoléculas
  • Carboidratos. Os carboidratos são compostos orgânicos que incluem açucares, amidos, glicogênio e celulose. ...
  • Lipídios. Os lipídios são biomoléculas que incluem gorduras, óleos, fosfolipídios e esteroides. ...
  • Proteínas. ...
  • Ácidos nucleicos.

O que é polimerizada?

Polimerização é o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de moléculas menores, os monômeros.

O que são moléculas Cite três exemplos?

Substâncias simples

De acordo com a quantidade de átomos de um mesmo elemento químico, a molécula ainda pode ser classificada em: Monoatômicas (um átomo): hélio (He) e neon (Ne); Diatômicas (dois átomos): gás hidrogênio (H2) e gás flúor (F2); Triatômicas (três átomos): gás ozônio (O3).

Quais são as principais funções dos carboidratos?

Os carboidratos são macromoléculas importantes para os seres vivos e apresentam, entre outras funções, a função energética e estrutural, além de funcionarem como reserva.

Quais são as principais funções das proteínas?

As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.

Qual a principal função dos lipídios?

→ Transporte de vitaminas lipossolúveis: Os lipídios transportam vitaminas que são solúveis em gordura, tais como a A, D, E e K. → Isolante térmico e físico: Os lipídios garantem proteção contra as baixas temperaturas e contra choques mecânicos.

O que são macromoléculas celulares?

Grupo bastante vasto de moléculas cuja principal função está relacionada a estoque energético, componente estrutural das membranas celulares e sinalização celular.

Quais os principais polímeros das células?

As células são constituídas, basicamente, por três ti- pos de polímeros: ácidos nucleicos – formados pelos nucleotídeos (monômero); proteínas – constituídas pelos aminoácidos; e carboidratos ou polissacarídeos – cujos monômeros são os açúcares ou monossacarídeos.

Quais macromoléculas encontradas na membrana plasmática?

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.

Como funciona a polimerização?

A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.

Como é o processo de polimerização?

Polimerização em etapas

Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.

É polinização?

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.

Quais são os tipos de moléculas?

Tipos de moléculas

Moléculas discretas: são as moléculas formadas por um número pequeno ou restrito de átomos. Estão presentes no estado gasoso e também no estado condensado; Molécula gigante: são as moléculas formadas por aglomerado de átomos ou íons.

Quais são as macromoléculas orgânicas?

As quatro classes principais de moléculas orgânicas que constituem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono (carboidratos), os lipídeos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas.

O que é Micromoleculas?

9 - MICROMOLÉCULAS São moléculas de peso molecular entre 100 e 1000 e contém até trinta ou mais átomos de carbono. Normalmente são encontradas livres em solução, onde algumas delas formam um conjunto de intermediárias a partir das quais as macromoléculas são formadas.

Quais são as bases moleculares?

No DNA, temos quatro bases nitrogenadas básicas: Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C). Em cada lado do corrimão, onde temos uma Guanina, sempre teremos do outro lado uma Citosina ligada, e onde houver uma Timina, haverá uma Adenina oposta a ela.

Qual é a base molecular da hereditariedade?

Os ácidos nucleicos são as moléculas responsáveis pela hereditariedade. Os seres vivos apresentam dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).

Quais são as bases moleculares da evolução?

Existem três formas principais pelas quais uma mudança, a nível molecular, pode gerar adaptação: mutação, seleção natural e deriva genética.

Artigo anterior
Quais as ferramentas utilizadas no processo de gestão de competências?
Artigo seguinte
Como calcular a quantidade de oxigênio em um cilindro?