Quais as principais intervenções do enfermeiro frente ao protocolo para TEP?

Perguntado por: Juliana Henriques de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Nos estudos experimentais(16-18), quase-experimental(19) predominaram intervenções de enfermagem físicas e mecânicas para prevenção do TEV: terapia com meias elásticas compressivas, elevação dos MMII (membros inferiores), exercícios de amplitude de movimento para os MMII e eletroestimulação.

O que o enfermeiro deve observar em um paciente com TEP infartos pulmonares internado?

O exame físico deve ser cuidadoso em pacientes com queixas de dor em membros inferiores e naqueles acamados de alto risco. Diante dos exames pode-se observar os dados clínicos específicos, mas isso não elimina o real quadro da doença devido os sinais e sintomas não se manifestarem claramente.

O que o enfermeiro a deve recomendar durante a assistência ao paciente com suspeita de trombose?

- Orientar o paciente quanto às complicações da doença; - Atentar aos sinais e sintomas das doenças e condições associadas à TVP; - Prover conforto e bem estar ao paciente. Detecção do quadro infeccioso relacionado à TVP e observância da evolução do estado clínico do paciente.

Quais os cuidados de enfermagem para paciente com trombose?

Conclusão: o Enfermeiro intervém na prevenção de TVP através da realização de ensinos sobre mobilização precoce, de exercícios respiratórios profundos e de estimulação da tosse, de massagem dos membros inferiores, da aplicação de meias de compressão e da administração de terapia anti trombótica.

Quais as medidas preventivas que podem ser tomadas relacionadas a embolia pulmonar?

Como Prevenir a Embolia Pulmonar

Deve-se controlar os fatores de risco, praticar exercícios físicos e interromper o tabagismo. Deve-se evitar a imobilidade, ou seja, não ficar sentado ou parado na mesma posição por muitas horas seguidas, especialmente em casos com um ou mais fatores de risco mencionados acima.

A atuação do enfermeiro emergencista frente ao protocolo de dor torácica.

40 questões relacionadas encontradas

Quais as medidas preventivas para diminuir o risco de tep?

Evite o excesso de peso - pessoas obesas têm duas vezes mais risco de tromboembolismo venoso. Quanto maior o peso, maior o risco. Evite a imobilidade - faça atividade física regularmente e evite ficar imóvel por longos períodos, seja sentado, agachado ou com as pernas cruzadas.

Como controlar embolia pulmonar?

O tratamento inicial da embolia pulmonar inclui a administração de oxigênio e de heparina, por via intravenosa, um medicamento de ação rápida que evita o aumento dos coágulos já existentes e a formação de novos coágulos.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

O que é IAM e cuidados de enfermagem?

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma das principais causas de morte e internações hospitalares no mundo. O objetivo deste artigo foi identificar a importância e os principais cuidados de enfermagem ao paciente com IAM no serviço de Urgência e Emergência hospitalar.

Qual o repouso para quem tem trombose?

No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.

Qual é a conduta esperada para quando suspeitar de trombose coronária?

O que fazer se você suspeitar de um trombose coronária? Quando você sofre uma trombose aguda, a coisa mais importante é ir a um hospital o mais rápido possível. Chame 061 e espere pela ambulância. É importante não dirigir, porque o seu estado pode ser agravado no caminho.

Qual a principal precaução da terapia anticoagulante na tromboembolia?

Sugere-se cautela se a droga for utilizada em pacientes com história de insuficiência coronariana, dispepsia ou insuficiência renal. A dose recomendada para o tratamento de TEV com dabigatrana, após 5 dias de uso de anticoagulação parenteral ou s.c., é 150 mg a cada 12 h.

São cuidados destinados ao paciente com risco de TEV tromboembolismo venoso?

Medidas como manter-se bem hidratado, e movimentar-se com frequência também ajudam na prevenção de TEV, seja durante uma viagem de avião, no hospital ou após uma cirurgia. Fale com seu médico. Com base em um simples questionário, ele consegue determinar com precisão o seu risco e recomendar a prevenção necessária.

Quais condutas médicas os casos de TEP?

Abordagem Terapêutica – TEP
  • Pacientes de médio e alto risco: Nestes casos, o tratamento tem como base duas estratégias terapêuticas complementares: a anticoagulação e a trombólise, sendo esta última indicada nos casos graves com instabilidade hemodinâmica e/ou disfunção do VD grave.
  • Anticoagulação Parenteral:

Quais os cuidados de enfermagem no pneumotórax?

Cuidados de Enfermagem com Pacientes em Pneumotórax
  1. Aspiração quando necessário;
  2. Posição de fowler com pernas e pés mais baixos que o resto do corpo;
  3. Observar sinais sudorese, náuseas e vômitos;
  4. Oxigenação (administração de O2 a 100% por meio de máscara facial);
  5. Controle de sinais vitais;

Quais os cuidados de enfermagem com paciente com edema agudo de pulmão?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  1. Manutenção de seu conforto, colocando-o em posição elevada para diminuir o retorno venoso e propiciar uma máxima expansão pulmonar;
  2. Monitorização dos sinais vitais; administração de oxigenoterapia e de medicações (opiáceos, diuréticos e digitálicos);

Quais os principais cuidados com paciente IAM?

O paciente com IAM deve receber um tratamento clínico, com terapia trombolítica ou a angioplastia percutânea de emergência. Essas terapias ajudam a aliviar a dor e reduzir a lesão permanente do músculo do miocárdio.

Quais os cuidados de enfermagem devem ser elaborados frente a um paciente com IAM?

(2020), durante o infarto agudo na sala de emergência os principais cuidados de enfermagem são; monitorizarão cardíaca contínua com oximetria de pulso, repouso absoluto no leito, acesso venoso, ofertar oxigênio por meio de cateter nasal de 2 a 4 litros por minuto, realizar o ECG e solicitar exame de marcadores de lesão ...

Qual a definição do IAM?

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

Quais são os cuidados do paciente?

Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
  1. Higienização das mãos. ...
  2. Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ...
  3. Prevenção de quedas de pacientes. ...
  4. Cuidado com as lesões de pressão. ...
  5. Cirurgia efetiva. ...
  6. Comunicação efetiva e transparente.

Quais os cuidados do paciente?

Não se esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cuidar do doente. Retire anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem transmitir doenças. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o local em que o paciente dorme. Mantenha roupas de cama limpas e troque-as regularmente.

O que é o cuidado?

substantivo masculino Demonstração de atenção; em que há cautela, prudência: cuidado ao atravessar esta rua! Aplicação e capricho ao realizar algo; zelo, esmero: trabalhava com cuidado. Atenção maior em relação a; preocupação: ele necessita de cuidados.

Quanto tempo demora para curar a embolia pulmonar?

Depende da causa. O tempo mínimo de tratamento da embolia pulmonar previsto é de 6 meses e o de trombose venosa de membro inferior é de 3 meses.

Quais as chances de sobreviver a uma embolia pulmonar?

O poder de morte da embolia pulmonar (21,9%) é maior do que o de outras doenças mais conhecidas, como o infarto agudo do miocárdio (com 12,8% de taxa de mortalidade), a tuberculose pulmonar (6,9%) e o mal de Alzheimer (18,8%).

O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.

Artigo anterior
Como funciona a pensão quando cada um fica com um filho?
Artigo seguinte
O que é guarda de fato de menor?