Quais as principais formas de aquisição da propriedade?

Perguntado por: Gustavo Pinto Machado  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção. Tais formas de aquisição serão abordadas nos itens seguintes.

Quais as formas de aquisição de propriedade?

A aquisição da propriedade imobiliária poderá ocorrer através de Usucapião, Registro do Título e pela Acessão. A Usucapião, ou prescrição aquisitiva, é uma forma originária de aquisição da propriedade imobiliária, que se dá pela posse prolongada no tempo e outros requisitos legais.

Quais são as formas de aquisição?

Tradicionalmente são estudadas as duas formas conhecidas para se adquirir a propriedade, a originária e a derivada. A aquisição originária decorre de um fato jurídico que permite a aquisição da propriedade sem qualquer ônus ou gravame.

São quatro os modos de aquisição da propriedade imóvel?

No Código Civil, são enumerados quatro modos de aquisição de propriedade imobiliária: sucessão, usucapião, acessão e transcrição. ... Cancelado o registro, poderá o proprietário reivindicar o imóvel, desde que demonstre que o tenha adquirido de boa-fé.

São formas de aquisição da propriedade exceto?

São formas de aquisição da propriedade imóvel, exceto:

a usucapião.

Direito Civil - Aula #220 - Aquisição da Propriedade (É isso!)

22 questões relacionadas encontradas

É modalidade de aquisição da propriedade de bens imóveis exceto?

a) O registro confere presunção absoluta de domínio. b) O registro é necessário para aquisição de bens móveis e imóveis. ... É modalidade de aquisição da propriedade por acessão a imóvel, exceto: a) Abandono de álveo.

Quais são as formas de perda da propriedade?

1. Modos de perda de propriedade
  • 1.1 Alienação. A alienação é o negócio jurídico onde o proprietário transfere (gratuita ou onerosamente) a outro o seu direito sobre coisa imóvel ou móvel. ...
  • 1.2 Renúncia. Sobre a renúncia dizemos que trata-se de um negócio jurídico unilateral. ...
  • 1.3 Abandono. ...
  • 1.4 Perecimento. ...
  • 1.5 Desapropriação.

Quanto aos modos de aquisição da propriedade imóvel assinale a opção correta?

Em relação à aquisição da propriedade imóvel, assinale a alternativa correta. Adquire-se propriedade por avulsão em decorrência de acréscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das águas desta.

São modos de aquisição originária da posse?

Os modos de aquisição da posse são classificados em originárias, que se trata da apreensão da coisa, exercício do direito e disposição da coisa ou do direito, e em derivados, que são a tradição e sucessão na posse. ... Ter o exercício do direito propriamente dito é quando pode-se usar esse direito.

Quais são os tipos de acessão?

São quatro os tipos de acessão natural: a formação de ilhas; a aluvião; a avulsão; e o abandono de álveo.

O que é aquisição no direito civil?

1.204. Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A aquisição pode classificar-se em originária ou derivada.  adquire-se o direito em sua plenitude.

O que é direito de aquisição?

“Direitos reais de aquisição são aqueles em que é conferida ao seu titular a possibilidade de pelo seu exercício vir a adquirir um direito real sobre determinada coisa” (MENEZES LEITÃO, Luís Manuel Teles de.

Qual a definição e formas de aquisição e perda de propriedade?

São modos aquisitivos e extintivos da propriedade mobiliária: a ocupação, a especificação, a confusão, a comistão, a adjunção, o usucapião, a tradição e a sucessão hereditária; são considerados modos originários de aquisição e perda: a ocupação e o usucapião, porque neles não há qualquer ato volitivo de ...

Quais são as formas de aquisição da propriedade móvel?

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção.

O que é aquisição originária da posse?

Por aquisição originária, entende-se aquela em que o agente possui contato direito com a coisa, não guardando vínculo com o antigo proprietário e/ou gravames que eventualmente estejam registrados ou averbados na transcrição/matrícula do imóvel (Ex: legitimação fundiária, aluvião, avulsão, dentre outros).

Quais são as formas elencadas quanto a de aquisição da propriedade imóvel?

A aquisição da propriedade se classifica em virtude de diversos critérios. ... Comuns a ambos é a aquisição pela sucessão, usucapião e acessão. Destas formas elencadas, verificamos que, na prática, a grande maioria dos bens imóveis adquirem-se, por ato inter vivos, pelo registro, ao passo em que os móveis pela tradição.

Quanto ao usucapião assinale a opção correta?

Quanto à usucapião, assinale a opção correta. Caso uma pessoa exerça com ânimo de dono a posse mansa, pacífica e ininterrupta do imóvel há 11 anos, adquirirá a sua propriedade por meio da usucapião extraordinária.

Quanto à aquisição e perda da propriedade é correto afirmar?

Quanto à aquisição e perda da propriedade, é correto afirmar: A enquanto não se promover, por meio de ação própria, a decretação de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel.

Quando ocorre a perda da propriedade?

“No Código Civil de 2002, perde-se a propriedade voluntariamente por alienação, abandono e renúncia (art. ... A outro giro, perde-se a propriedade involuntariamente, pelo perecimento e desapropriação (art. 1.275, IV e V, do CC).

São causas de perda de propriedade exceto?

São causas de perda da posse da coisa, exceto:

Tradição e abandono. Perda e ausência de defesa da posse esbulhada. Destruição da coisa e constituto possessório.

Como causa de perda de propriedade de bem móvel?

Como causa de perda de propriedade de bem móvel, o abandono pode ser presumido, desde que presente a intenção do proprietário; como causa de perda de propriedade de imóvel, será o abandono absolutamente presumido ante o inadimplemento de ônus fiscais, depois de cessados os atos de posse.

Pode ser objeto de hipoteca exceto?

Bem imóvel dado em anticrese não pode ser objeto de hipoteca, exceto em favor do credor anticrético. Por ser vinculada à propriedade do imóvel, a propriedade superficiária não pode ser autonomamente objeto de direitos reais de garantia, ao contrário da hipoteca.

Quais as modalidades de usucapião de imóveis?

As modalidades da usucapião de imóveis são as seguintes: Ordinário; Extraordinário; Especial Rural; Especial Urbano; Especial Familiar; Coletivo; e bens móveis: Ordinário e Extraordinário.

Quais as formas de aquisição e perda da posse?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

O que é conceito de propriedade?

A propriedade é um fenômeno histórico que remonta as origens da humanidade. A condição de proprietário é inerente ao homem, que precisa possuir ao menos os objetos essenciais a sua subsistência. ... O conceito jurídico de propriedade é, portanto, o conceito de propriedade instituída.

Artigo anterior
Como ignorar uma pessoa que te fez mal?
Artigo seguinte
Quando a pessoa não consegue andar?