Quais as principais doenças do cafeeiro?

Perguntado por: Márcio Fonseca de Sousa  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Principais Doenças do Café: Diagnose e Controle!
  • Ferrugem do Cafeeiro (Hemileia vastatrix)
  • Cercosporiose (Cercospora coffeicola)
  • Manchas de Phoma (Phoma spp.)
  • Mancha de Ascochyta (Ascochyta spp)
  • Mancha Areolada (Pseudomonas syringae garcae)
  • Nematoide das galhas (Meloidogyne)

Quais são as principais pragas do cafeeiro?

  • Algumas pragas de importância econômicas que atacam as plantas de café
  • Broca-do-café - Hypothenemus hampei (Coleoptera: Scolitidae)
  • Bicho-mineiro - Perileucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae)
  • Ácaro vermelho - Oligonychus ilicis (Acari: Tetranychidae)
  • Cigarrinhas (Hemiptera: Cicadellidae)

Como acabar com a ferrugem do café?

O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.

Quais as causas e consequências do pião torto na planta de café?

A.1 - Pião torto

Quando algum desses problemas acontece na implantação da lavoura, a planta tem dificuldade de se estabelecer, gerando atrasos significa- tivos no crescimento, amarelecimento generalizado, murcha, desfolhamento e, muitas vezes, morte das plantas mais afetadas.

O que é afogamento do cafeeiro?

A sobremesa leva esse nome porque, quando fica pronta, o sorvete está afogado em uma piscina de café. Aproveite pra se refrescar com essa receita que junta duas delícias, sorvete e café! Ingredientes: 1 bola de sorvete (preferência de creme ou baunilha).

Principais doenças do cafeeiro

22 questões relacionadas encontradas

Qual a profundidade para plantar café?

O pé de café se desenvolve melhor em locais bem iluminados pela luz do sol e com temperaturas amenas. Já o solo deve ser úmido, bem drenado e fertilizado, para que a planta se desenvolva de forma adequada. O ideal é que o solo tenha profundidade mínima de 1 metro.

O que causa cercosporiose?

Ela é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola BerK. & Cooke, fungo necrotrófico, que invade as células e as matam, nutrindo-se das mesmas.

O que causa antracnose?

A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, uma das principais doenças das regiões tropicais do Brasil, incluindo o Cerrado Brasileiro e a região do MaToPiBa. No sul do Brasil, em safras chuvosas também tem se destacado como um grande desafio ao manejo.

O que é phoma no café?

A mancha de phoma do cafeeiro é uma doença fúngica que ocorre em vários países do mundo onde se cultiva café em áreas de altitudes mais elevadas. ... Independente da espécie envolvida, este fungo ataca folhas, flores, frutos e ramos do cafeeiro, produzindo lesões bem características.

Quais as causas da deficiência de fósforo na cultura do cafeeiro?

Causas: falta do elemento no solo ou na adubação, solos pobres em matéria orgânica, acidez ou Calagem em excesso, muitas chuvas ou muita seca e muito N na adubação. Nas folhas mais novas as nervuras secundárias ficam salientes - "costelas".

O que é ferrugem de café?

A ferrugem é considerada a doença mais grave e prejudicial na lavoura cafeeira. ... A ferrugem ataca, inicialmente, as folhas da saia do cafeeiro, evoluindo para o ápice da planta, em infecções generalizadas. Provoca queda precoce das folhas e secagem dos ramos, que, em consequência, não produzirão frutos no ano seguinte.

Qual o nome do agente causal da ferrugem do cafeeiro?

A ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo biotrófico Hemileia vastatrix, é o principal problema fitossanitário da cafeicultura, podendo ocasionar perdas da ordem de 35 a 50% da produção se não forem implantadas medidas de controle.

Qual o melhor fungicida para café?

Pensando nisso, a BASF oferece o fungicida Cantus® que é eficiente no controle das principais doenças da cultura do café e confere uma melhor proteção para as plantas tratadas. A solução também contribui para uma maior produtividade na lavoura, pois auxilia na uniformidade da florada e na maior retenção dos frutos.

Como pode ser feita a redução do ataque da broca do café?

Controle cultural: A redução do ataque da broca pode ser obtida fazendo-se uma colheita bem feita e um repasse na lavoura, se necessário, para evitar a sobrevivência dessa praga e que passe para os frutos novos da próxima safra.

Quais são as pragas da cultura do milho?

Principais pragas do milho: Pragas da parte aérea
  • Lagarta-do-cartucho. A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma das principais pragas do milho, causando grandes perdas, e também encontradas na cultura do sorgo. ...
  • Lagarta-da-espiga do milho. ...
  • Broca-da-cana. ...
  • Percevejos. ...
  • Helicoverpa armigera.

Como controlar a broca do café?

Atualmente, estudos relatam que a maneira mais eficaz de manter a praga da broca do café sob baixa incidência é a utilização de manejo integrado de pragas (MIP), ou seja, estratégia de controle múltiplo que se fundamenta no monitoramento das populações para tomada de decisão adequada.

Como tratar Phoma no café?

Dentre as medidas preventivas de controle podemos citar a escolha da área para instalação de viveiros, optando pela escolha de locais bem drenados e protegidos contra ventos frios. Da mesma forma, para a escolha da área de plantio de café, deve-se evitar o plantio de café em áreas sujeitas a ventos fortes e frios.

O que é mancha aureolada?

A mancha aureolada é uma doença que tem se destacado na cafeicultura brasileira nos últimos anos. Ela é causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. Garcae e foi constatada pela primeira vez em 1955, na região de Garça, no Estado de São Paulo.

Para que serve Cantus?

Cantus® é um produto que apresenta mecanismo de ação atuando sobre todos os estágios de desenvolvimento e reprodução do fungo, como inibição da germinação dos esporos, desenvolvimento e penetração dos tubos germinativos, crescimento micelial e esporulação.

Como acabar com a antracnose?

Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.

Quais são os sintomas da antracnose?

Os sintomas típicos da antracnose nas folhas são lesões elípticas a circulares, com pequenos centros circulares de coloração palha a cinza. A infecção da panícula e dos grãos, auxilia na disseminação da doença para novas áreas, devido ao transporte do grão contaminados.

Quais são os principais sintomas da antracnose no feijoeiro comum como deve ser feito o controle dessa doença?

Os sintomas típicos da doença são lesões necróticas de coloração marrom-escura nas nervuras na face inferior da folha (Figura 1A). Estas lesões muitas vezes podem ser identificadas também na parte superior das folhas, com halo amarelado, assim como podem estender-se ao limbo foliar, dependendo da severidade.

Como identificar Cercospora?

Danos: Os sintomas característicos da doença são manchas foliares necróticas e coalescentes, e colapso das folhas, que caem no chão, mas não se destacam da coroa. Os sintomas ocorrem nas folhas mais velhas, sendo que as folhas centrais e mais jovens são menos atacadas ou podem aparecer livres de sintomas.

O que é Cercosporina?

A cercosporina é uma toxina que necessita de luz para ser ativada, a molécula absorve comprimentos de onda que variam de 400nm a 600nm, correspondendo do roxo ao amarelo do espectro visível e em período de escuro sua síntese é suprimida, bem como em temperaturas superiores a 30°C em especial para a espécie de fungo ...

Qual fungicida para Cercospora?

Conclui-se que os fungicidas propiconazole, difenoconazole, azoxystrobin e tebuconazole são eficientes no controle da cercosporiose do milho causada por Cercospora zeae-maydis e que a aplicação destes produtos garantem significativamente a produção de grãos.

Artigo anterior
Quanto de macarrão por pessoa?
Artigo seguinte
Quais são as cirurgias de alto risco?